IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA SOBRE ENSINO
Silvia Regina Lomberti Melhorança 1   (autor)   melhoranca@aol.com
Natalina Laura de Araújo 3   (autor)   natalina@cpd.ufmt.br
Mauricéa Nunes 2   (orientador)   mauricea@terra.com.br
1. Pós-Graduanda do Mestrado em Educação do Instituto de Educação – IE/UFMT
2. Prof.a do Programa de Pós-Graduação em Educação
3. Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências Naturais- GPECIN
INTRODUÇÃO:
O Conselho Nacional de Educação, em abril de 2001, apresentou um conjunto de propostas e diretrizes para a formação inicial de professores da educação básica, em cursos de nível superior. Em atenção à necessária reforma nos cursos de formação, exigida pela educação contemporânea, estabeleceu princípios norteadores para execução desta tarefa, dentre os quais o da simetria invertida que afirma que “(...) o professor aprende a profissão no lugar similar àquele em que vai atuar (...)”. O entendimento deste fato evidencia que sua experiência como aluno é constitutiva do papel que exercerá futuramente e, por conseguinte, a necessidade que o professor tem, durante o seu processo de formação, de vivenciar atitudes e modelos que, futuramente, serão facilitados aos seus alunos através de sua prática pedagógica. Daí a necessidade de se conhecer a natureza do enfoque e dos modelos construtores de seus saberes docentes em formação. Partindo deste pressuposto, a presente pesquisa busca investigar que concepções têm os discentes do curso de pedagogia, de duas instituições de ensino superior do município de Cuiabá-MT, acerca do ensino. Considerando-se que este seja um dos eixos centrais de sua prática pedagógica procurou-se investigar se os modelos tradicionais, que focalizam o ensino no professor, ainda estão presentes em sua formação.
METODOLOGIA:
A pesquisa transcorreu de julho a outubro de 2003, em duas instituições de ensino superior e recorreu à abordagem qualitativa interpretativa, isto significa dizer que, os fundamentos do discurso científico, centram-se nas percepções dos entrevistados. A coleta de dados foi realizada através de um questionário constituído por questões abertas, através das quais buscou-se analisar as concepções dos alunos acerca do ensino, segundo as discussões propostas por diversos autores dentre os quais: Paulo Freire, Dermeval Saviani e Edgar Morin. A população alvo foi formada por 63 discentes do terceiro ano dos cursos de Pedagogia da UFMT e da UNIRONDON.
RESULTADOS:
Os resultados revelaram que a maioria dos discentes têm percepções semelhantes sobre ensino. Suas respostas foram categorizadas e comparadas com pesquisas mais recentes na área. 46% dos entrevistados considerou ensino como transmissão de conhecimentos. Para 12,6% dos discentes ensino é a troca de experiências entre professores e alunos e 5% acredita que seja o ato de facilitar ou descobrir a aprendizagem.
CONCLUSÕES:
Os discentes do curso de Pedagogia entrevistados, se apresentaram críticos e ponderados, mas, suas respostas, revelaram dificuldades recorrentes, acerca das questões essenciais inerentes à formação do professor. O ensino apareceu nesta pesquisa como a transmissão de conhecimentos, fato indicativo de uma clara reprodução dos modelos tradicionais de educação, que até o momento tem se sido preservado através das práticas e da postura do professor em sala de aula. Dessa forma, se, conforme o princípio da simetria invertida, é em sua experiência como aluno que o professor em formação aprende a profissão que exercerá futuramente e, se ele continua a vivenciar as atitudes e os modelos tradicionais, certamente estes serão facilitados aos seus alunos através de sua prática pedagógica. É preciso, portanto, que os professores formadores “se auto-eduquem, e se eduquem prestando atenção às gritantes necessidades do século, as quais são encarnadas também pelos estudantes. Eis a perspectiva histórica para o novo milênio”. (MORIN. 2002).
Palavras-chave:  Formação de professores; Concepções de ensino; Qualidade do ensino.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004