IMPRIMIRVOLTAR
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
1ª APROXIMAÇÃO DO MAPA DE SUSCEPTIBILIDADE DE SOLOS À CONTAMINAÇÃO POR METAIS PESADOS DA MESOREGIÃO DO TRIÂNGULO MINEIRO/ALTO PARANAÍBA – MG
Carlos Eduardo Pacheco Lima 1   (autor)   ceplima@yahoo.com.br
Maurício Paulo Ferreira Fontes 2   (orientador)   mpfontes@ufv.br
Raphael Bragança Fernandes 3   (colaborador)   -
Tatiana Gontijo de Loreto 4   (colaborador)   -
Guilherme Francisco Schierholt Neto 5   (colaborador)   guilhermefsn@ yahoo.com.br
Elpídio Inácio Fernandes 6   (colaborador)   -
1. Graduando em Eng. Ambiental, Depto. de Engenharia Civil, UFV
2. Prof. P.Ph.D do Depto. de Solos, UFV
3. Pesquisador Dr. do Depto. de Solos, UFV
4. Graduanda em Eng. Ambiental, Depto. de Engenharia Civil, UFV
5. Graduando em Eng. Ambiental, Depto. de Engenharia Civil, UFV
6. Prof. Dr. do Depto. de Solos, UFV
INTRODUÇÃO:
A ligação bastante íntima dos solos com a produção de alimentos e com o suprimento de água permite antever que, se os solos forem contaminados, esses recursos também o serão. Desta forma, a contaminação dos solos por qualquer fonte poluidora apresenta grande significado para a humanidade nos dias de hoje. O estudo da vulnerabilidade de solos à contaminação por metais pesados aparece como uma ferramenta atual e importante para o planejamento do uso do solo. Ela consiste basicamente no estudo das principais características dos solos e do ambiente em geral que dificultam ou facilitam a mobilização destes elementos no perfil do solo. Pode-se dividir o mapeamento de vulnerabilidade de solos à contaminação por metais pesados em duas fases. A fase (1) correspondente à produção dos mapas de susceptibilidade de solos à contaminação por estes elementos, levando-se em consideração aí somente as características pedológicas importantes para a retenção destes elementos. A fase (2) consiste no estudo das características ambientais regionais que de alguma forma possam contribuir para alterar o poder tamponante dos solos. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da primeira aproximação do mapeamento de susceptibilidade de solos à contaminação por metais pesados para a mesorregião do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba.
METODOLOGIA:
A metodologia utilizada foi adaptada de modelos realizados na Europa, destacando-se entre eles o modelo proposto por SEQUI, CIAVATTA e VIANELLO, para mapeamento de solos vulneráveis à contaminação por compostos químicos na Itália. Foi utilizado como mapa base o mapa de solos proposto por Fernando Cézar Saraiva do Amaral para o estado de Minas Gerais. Os dados foram processados no Arcview GIS e retirados do Levantamento de Média intensidade do Triângulo Mineiro realizado pela EMBRAPA em conjunto com a EPAMIG-DRNR. A partir do mapa de solos e levando-se em consideração os valores médios para cada classe taxonômica de solos apresentado no levantamento foram obtidos os mapas temáticos de CTC (capacidade de troca catiônica), teores de argila, matéria orgânica e óxidos de ferro e Alumínio, pH, textura e acidez. Os valores apresentados nos mapas temáticos correspondem às médias para cada classe taxonômica de solos. A partir de revisões de diversas literaturas sobre o assunto foram definidas, para cada faixa de valores nos mapas temáticos, ponderações que ao final, foram somadas e as áreas com maiores valores tidas como as mais susceptíveis.
RESULTADOS:
O resultado final apresenta o mapa do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba com suas respectivas classes de susceptibilidade de solos à contaminação por metais pesados, além dos mapas temáticos representativos das principais características pedológicas dos solos da região, as quais de alguma forma, estão ligados à mobilidade destes elementos pelo perfil do solo e as respectivas discussões.
CONCLUSÕES:
Esta primeira aproximação do mapa de susceptibilidade à contaminação por metais pesados para esta região é o primeiro passo para o mapeamento de vulnerabilidade de solos à contaminação por estes elementos, na região e posteriormente para o estado de Minas Gerais. É importante ressaltar que os resultados obtidos foram provenientes de levantamentos antigos de solos. A metodologia de mapeamento das áreas susceptíveis também está sendo aprimorada, através de constantes discussões do grupo de pesquisa. Desta forma, o presente trabalho visa realmente mostrar a primeira visão obtida sobre o tema para o estado, além de alimentar a discussão sobre o assunto. A importância do tema é indiscutível, podendo se tornar no futuro uma ferramenta importantíssima para o planejamento de uso do solo. Pode-se citar como exemplos desta importância a escolha de áreas, menos vulneráveis para instalações de aterros sanitários, atividades industriais que contenham estes elementos como rejeitos entre outros.
Instituição de fomento: CNPQ
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Susceptibilidade; Metais Pesados; Solos.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004