IMPRIMIRVOLTAR
D. Ciências da Saúde - 9. Ergonomia - 1. Ergonomia
ANÁLISE DA PREVALÊNCIA DE DORES LOMBARES EM UM POSTO DE SECRETARIA ACADÊMICA.
Franklin Yukio Sakamoto 1   (autor)   franklinsakamoto@yahoo.com.br
Olyvia Ribeiro Derzi 1   (autor)   derzior@yahoo.com.br
Samanta Baltazar dos Santos 1   (autor)   samantabaltazar@bol.com.br
Oswaldo Luiz Stamato Taube 1   (orientador)   
Eliane Mewes Gaetan 1   (colaborador)   
1. Depto. de Fisioterapia, Unidade de Ensino Superior Ingá - UNINGÁ
INTRODUÇÃO:
O trabalho na vida do homem assume um papel importante, elevando a auto-estima do trabalhador e possibilitando a auto-realização. Porém o trabalho também pode ser fonte de desprazer e sacrifício, levando o trabalhador à monotonia, fadiga, ao estresse físico e/ou emocional, enfim, à doenças do trabalho.
Nos dias atuais percebe-se que as maiorias dos problemas ergonômicas estão evoluindo, no projeto das máquinas, dos equipamentos, das ferramentas, do mobiliário e do posto de trabalho, e evidentemente, agravados pelas inadequações relativas a organização do trabalho.
Desta forma, se não houver a adaptação ergonômica do posto de trabalho os problemas ergonômicos continuarão a existir. Estes problemas podem ser minimizados com ações simples como ginástica laboral, pausas, rotatividade de tarefas, mas são difíceis de serem eliminados em sua totalidade, pois com estas ações, não se combate a causa, e sim o efeito.
Por este motivo, torna-se relevante aplicação de conhecimentos ergonômicos na concepção do projeto dos postos de trabalho, das máquinas, das ferramentas, do mobiliário e, até mesmo no planejamento da organização do trabalho.
E devido ao grande incidente das manifestações das lesões osteomusculares em trabalhadores de secretariado que despertou o interesse em verificar a prevalência destes concomitantes sintomas nos secretários da Faculdade Uningá tendo como objetivo geral: compreender e discutir os aspectos da análise do trabalho dos profissionais envolvidos no setor.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi caracterizada como sendo pseudotransversal. Na fase inicial da pesquisa, a amostra foi formada por funcionários da secretaria da Faculdade Uningá. Os instrumentos de Analise foi aplicação de um questionário semifechado a qual continha questões diretas e indiretas para à análise da demanda, do trabalho e da prevalência de dores lombares; observação direta armada e desarmada para verificar as diversas posturas assumidas pelos funcionários e a filmagem para analisar e discutir de forma mais detalhada a postura e os movimentos exercidos pelos secretários.
RESULTADOS:
Através do questionário pode se identificar que a atividade realizada pelos secretários da Faculdade é de fundamental importância par os docentes, alunos, no qual os mesmos cumprem sua função de organizar, e informar os usuários da faculdade. Os resultados obtidos através do questionário foram de que 95% dos indivíduos da secretaria apresentam dores na região lombar e 5% apresentam dor na cervical e trapézio.
Pode se observar através da filmagem às diversas posturas assumidas pelos secretários, tais como rotação de tronco; inclinação e flexão de tronco em excesso.
CONCLUSÕES:
Nesta pesquisa pode-se observar através dos instrumentos a correlação que existe entre a postura assumida pelos funcionários e suas queixas. Ou seja, a postura desleixada adquirida por eles tem relação direta com a presença de dor, pois a jornada de trabalho impõe o indivíduo a uma postura estática por longo tempo, levando-o a fadiga de sua musculatura postural e em conseqüência uma sobrecarga sobre as estruturas da coluna vertebral, principalmente na região lombar.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Lombalgia em Secretários; Postura Estática; Fadiga Postural.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004