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G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 3. Antropologia das Populações Afro-Brasileiras
A INFLUÊNCIA INDÍGENA NA JUREMA
Idalina Maria Lima Freitas Santiago 1   (orientador)   imfls@uol.com.br
Amanda Norberto Peixoto 2   (autor)   amadapeixoto@bol.com.br
1. Depto. de Serviço Social, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
2. Depto. de História, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
INTRODUÇÃO:
A tradição indígena na cultura paraibana se faz presente, sobretudo, no aspecto religioso. Neste sentido, buscamos analisar a influência desta tradição na cultura religiosa afro-índia da cidade de Campina Grande/Pb, especialmente no culto da jurema, seja ele realizado em casas religiosas que só praticam o ritual juremeiro ou em terreiros que articulam a cultuação da jurema ao lado dos deuses orixás. Levantamos informações acerca das nações indígenas que povoaram a Paraíba, em particular Campina Grande, destacando os rituais, utensílios, adornos, instrumentos, danças, e beberagens utilizadas por estes povos. Objetivamos identificar traços desta cultura presente nos rituais dos cultos da jurema.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi do tipo descritiva-analítica, contemplando dados obtidos através de material bibliográfico-documental sobre as nações indígenas e fontes empíricas vinculada às casas religiosas que praticam o culto jurema, em Campina Grande/Pb. Foram escolhidas duas casas religiosas que praticam o culto da jurema, uma de jurema e outra de umbanda cruzada com jurema. Os rituais juremeiros foram observados e registrados em diário de campo, com vistas à descrição das mesmas e percepção dos traços indígenas presentes. Realizamos entrevistas com quatro chefes religiosos, gravadas e transcritas. Fizemos registro fotográfico das sessões litúrgicas para captar o ambiente físico dos terreiros e detectar detalhes dos adornos e objetos sagrados. A análise dos dados procedeu através do estabelecimento das categorias retiradas a partir dos nossos relatos etnográficos e análise bibliográfica/documental, bem como das falas dos chefes religiosos entrevistados.
RESULTADOS:
A pesquisa bibliográfica sobre os índios foi realizada com os seguintes autores: Freire (1978), Herckman (1982), Pinto (1973), Vieira (1955), Mello (1994), Borges (1984). Conforme os autores citados, os índios na Paraíba dividem-se em duas ou três nações; neste último caso são consideradas as nações Tupis, Cariris e Tarairiús, e Borges (1984) especifica que em Campina Grande vivia uma parte dos índios da nação tarairiús, denominada de tribo Cavalcantis. Santiago (2001), Vandezande (1975), Mota (1987), Vieira (1955) apontam que os índios da região Nordeste utilizavam a árvore da jurema nos seus rituais, além da tradição do toré. De modo geral, os índios utilizavam em seus rituais bebidas feitas da jurema, instrumentos musicais como maracás ou tambores, uso do fumo e queima de ervas para defumação, o cachimbo, dança e o canto para manter a tradição e acreditavam em várias entidades ligadas a natureza. A partir do acompanhamento das sessões litúrgicas do culto da jurema, podemos observar duas formas de processar os rituais: “toque da jurema” e a “jurema arriada”, nos quais encontramos a existência de entidades indígenas e caboclas que quando incorporadas se vestem com adornos típicos indígenas; encontramos também a tronqueira (objeto sagrado composto do pedaço do tronco da árvore da jurema) como uma representação mística da referida árvore, além dos traços da dança do toré nas giras da jurema como a formação de dois círculos concêntricos.
CONCLUSÕES:
Detectamos alguns traços da cultura indígena presente nos rituais dos cultos da jurema como: o uso da bebida da jurema, a qual é preparada com raspas de jurema preta, aguardente, mel, cravo da índia, gengibre, anis estrelado e outras especiarias; uso do fumo; o cachimbo; a tronqueira; instrumentos como o maracá e tambor; a defumação de ambientes com ervas dentro de uma bacia de barro; a tradição resguardada na memória das melodias; a dança em forma de gira; o chefe religioso da jurema com características semelhantes à do pajé indígena, exercendo a função de sacerdote, médico, feiticeiro, etc. Efetivamente podemos constatar a presença marcante da tradição indígena nos cultos afro-índia-campinense, demonstrando uma prevalência da cultura neste tipo de religiosidade.
Instituição de fomento: CNPq/PIBIC/UEPB
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Índio; Jurema; Religião.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004