IMPRIMIRVOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Turismo e Hotelaria - 1. Turismo e Hotelaria
GUIMARÃES-MA: POTENCIAL PARA IMPLANTAÇÃO DO TURISMO RURAL
Dárrya Ckessya de Queiroz Lima 1   (autor)   darrya@bol.com.br
Euquênia Veiga Lago 1   (autor)   quenialago@hotmail.com
Rosijane Evangelista da Silva 1   (autor)   fedele.e@bol.com.br
Alynne Virginya de Queiroz Lima 2   (autor)   alynnerp@bol.com.br
José Clodoaldo Ferreira Lima Júnior 3   (colaborador)   arcanjotepegou@bol.com.br
Fabiana Mendes Lobato 1   (orientador)   texas@elo.com.br
1. Departamento de História, Curso de Turismo, Universidade Federal do Maranhão UFMA
2. Centro de Ciências Agrárias, Curso de Agronomia, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
3. Departamento de Direito, Curso de Direito, Centro de Ensino Universitário do Maranhão - UNICEUMA
INTRODUÇÃO:
As novas propostas de desenvolvimento rural buscam entender o processo de formação de um ambiente social democrático e solidário, acesso a serviços e informações limitadas ao meio rural, evitar o êxodo rural, qualificar a produtividade do campo, aliando a estas práticas a inclusão de atividades socioeconômicas que possibilitem diversificar e agregar valor aos produtos oriundos do ambiente rural. Dentre as atividades possíveis de dinamização e fator multiplicador de incremento na infra-estrutura e economia, preservação do meio ambiente, promotor de desenvolvimento local e alcance de melhor qualidade de vida de uma população, temos o turismo. Mas sobretudo para áreas rurais, um dos modelos indicado para tais finalidades é o Turismo Rural, segmento emergente no Brasil, incipiente no Maranhão e inexistente em Guimarães-MA. Município este, objeto de análise para identificação das condições de funcionamento da atividade na localidade, para isso fez-se um estudo de caso, traçando como objetivos: estabelecer a relação entre o modo de vida do campo e a estrutura fundiária local, realizar o diagnóstico da oferta turística, identificar locais possíveis das propostas de implantação do segmento e estudar alternativas para consorciar o potencial turístico com as atividades do Turismo Rural. As desvantagens socioeconômicas presentes no meio rural despertaram o estudo de novas possibilidades aplicáveis a este espaço, conciliando o turismo e a valorização da cultura rural local.
METODOLOGIA:
Neste trabalho estudou-se o Turismo Rural como proposta a ser implantada no município de Guimarães, necessitando-se para tal pesquisa a realização do diagnóstico turístico, através do inventário e da investigação documental realizada em Núcleos de Pesquisa, bibliotecas, órgãos públicos, prefeituras, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e na internet, locais de pesquisa estes encontrados em São Luís-MA e Guimarães. Após a pesquisa bibliográfica, ocorreram as visitas de campo realizadas em duas etapas para comprovação das informações previamente levantadas, assim como o acréscimo de novos dados ao trabalho. Então primeiramente buscou-se a complementação das informações do inventário, bem como realizou-se entrevistas com agentes locais de turismo e ocorreu a rápida visualização dos atrativos naturais, culturais e históricos do município. Durante a segunda etapa de conhecimento do município, no qual já havia um mapeamento da oferta turística local, ocorreu o deslocamento aos atrativos naturais, acompanhamento de manifestações culturais e comprovação das condições de acessibilidade e facilidades favoráveis ao desenvolvimento da atividade turística, sempre procurando-se atingir especificadamente os locais de utilidade para o Turismo Rural.
RESULTADOS:
Guimarães apresenta algumas deficiências e ausências tanto em aspectos urbanos como rurais, que não são exclusividades do município. A comunidade local é mal assistida em informações e programas fortalecedores do comportamento empreendedor, da geração de alternativas e da própria melhoria de produção e qualidade de vida. Porém com a realização do diagnóstico turístico do município, identificou-se três povoados, cujas propriedades rurais dispostas apresentavam os seguintes atrativos e podem tornar-se fontes de novas possibilidades para diversificação socioeconômica local e incitação em mudanças no modo de viver no campo: 1. Entre Rios – Concentração de engenhos, com destaque para o último engenho maranhense movido à tração animal, presença de ruínas de antigos engenhos e casarões residenciais. 2. Araoca – Vila de pescadores, com embarcações típicas, praias paradisíacas, local de grandes naufrágios, como o Ville de Boulogne, onde o poeta Gonçalves Dias retornava ao Maranhão. 3. Baiacu – Localizado em área próxima de manguezais, encontram-se extensas áreas agrícolas frutíferas e com casas de produção de farinha. A identificação dos três pontos de interesse turístico rural proporcionou a sugestão de atividades culturais, recreativas, pedagógicas e técnicas próprias ao Turismo Rural a serem incorporadas as atividades produtivas e para serem praticadas por turistas. Ainda fez-se a elaboração de roteiros turísticos integrando os diversos atrativos dispostos ao longo dos povoados.
CONCLUSÕES:
Turismo Rural em Guimarães registra favoravelmente alguns dos componentes chaves para a prática da atividade, engloba tanto áreas interioranas como costeiras, abrangendo os espaços rurais, possui um grande potencial em atrativos turísticos, embora a oferta de equipamentos e serviços precise ser incrementada e até implementada, assim como a infra-estrutura. Mas a combinação destes com um planejamento permite a formação de produtos turísticos segmentados e um município previamente projetado para as aspirações e conseqüências do turismo. Acredita-se que se tais perspectivas da empregabilidade de uma nova atividade para as áreas rurais provenientes do Turismo Rural, com agregação de valor aos produtos, atividades e habitat encontrados no campo, seja uma alternativa planejada para ser gerenciada e executada pela comunidade local de Guimarães, assim como todos os envolvidos direta e indiretamente na atividade turística, para que possam contribuir para alavancar benfeitorias através do segmento e sejam refletidas no efeito multiplicador para toda população.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Turismo Rural; Diagnóstico de Guimarães; Roteiros turísticos locais.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004