IMPRIMIRVOLTAR
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
ETNOCONHECIMENTO DE PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL
EM RELAÇÃO AO COMPLEXO TENÍASE-CISTICERCOSE EM ESCOLAS
DE CUIABÁ-MT.
Geizon Runho 1   (autor)   Geizon2001@yahoo.com.br
Cezar A. Viana das Neves 1   (autor)   coioteirado@hotmail.com.br
Kallion Fandinho de Castro 1   (autor)   kallion@bol.com.br
Carlos H.Lucena Monforte 1   (autor)   chlf@yahoo.com.br
Savio Amado 1   (orientador)   Prof. Dr. / s_amado@cpd.ufmt.br
1. CLIMEV da Fac. de Agronômia e M. Veterinária da Univesidade Federal de Mato Grosso
INTRODUÇÃO:
O complexo teníase/cisticercose destaca-se entre as enfermidades parasitárias de relevância quanto ao aspecto econômico e de saúde pública, pelas perdas na produção animal e pela gravidade dos distúrbios que causam ao homem. O hospedeiro definitivo de ambas as tênias é o homem, enquanto o hospedeiro intermediário de Taenia solium são os suínos domésticos e selvagens e de T. saginata são os bovinos, ainda que com certa freqüência, casos de cisticercose sejam descritos no homem. Atualmente a distribuição da teníase humana é muito variada das diferentes regiões do mundo, sendo que inúmeros fatores socio-econômicos e culturais, destacando-se a característica da produção
de alimento, a eficiência do sistema de vigilância sanitária e nível de educação sanitária da população, influenciam na prevalência. A cisticercose humana tem distribuição mundial e, com especial importância nas áreas rurais dos países em desenvolvimento, em particular nos latinos americanos, dentre os quais o Brasil apresenta a maior taxa de
morbidade. A infecção humana pelo Cisticercus cellulosaerepresenta um problema de maior interesse quanto aos aspectos de saúde pública, pela gravidade dos danos que desencadeiam, sobretudo a neurocisticercose. Este trabalho tem por finalidade avaliar o nível de conhecimento dos professores de ensino fundamental em Escolas de ensino fundamental de Cuiabá-MT.
METODOLOGIA:
No presente trabalho foram aplicados 73 questionários individuais padronizados a professores de ensino fundamental de 17 escolas das redes particular e pública de ensino de Cuiabá-MT. As questões foram dirigidas a aspectos epidemiológicos da teníase e cisticercose. Os
questionários foram aplicados aos professores de forma aleatória, para Professores de Ciências (PC) (n=42) e Professores de Outras Disciplinas (POD) (n=31). Para se avaliar esse conhecimento foram consideradas apenas 5 questões (de um questionário de 10 perguntas), que estão descritas a seguir:
(1) Pode descrever como se pega a teníase e cisticercose? (2) Além do porco pode descrever alguma outra espécie que possa transmitir tais doenças? (6) Conhece quais sintomas apresentam uma pessoa que tenha estas doenças? (8) Conhece os métodos de controle e prevenção? (10) Que nota (de 0 a 10) você daria aos seus alunos em relação ao nível de conhecimento de tais doenças?
Os resultados foram tabulados e submetidos a avaliação comparativa entre os professores (PC e POD), através de teste de Qui-quadrado (a £ 0,05), para determinar se havia diferença no nível de conhecimento entre os dois grupos de estudo.
RESULTADOS:
Entre as respostas da questão 3, apenas 5 (16.12%) dos professores de Ciências (PC) acertaram enquanto apenas 3 (7,14%) professores de outras áreas (POA) responderam corretamente. Já na questão 4, 14 (45,16%) dos PC acertaram a questão enquanto 12 (28,57%) POD tiveram sucesso. Na questão 6, 14 (45,16%) dos PC acertaram a questão e 13 (30,95%) dos
(POA) assinalaram corretamente. Na questão 8, dezoito (58,06%) PC responderam acertadamente, enquanto 5(41,66%) dos (POA) assinalaram corretamente.
CONCLUSÕES:
A partir da pesquisa realizada com os professores de ensino fundamental de Cuiabá- MT foi possível perceber que menos de 20% dos professores sabe diferenciar as formas de transmissão da teníase e cisticercose. Quase metade dos professores (45,16%) sabe a forma de transmissão e sintomas, e, mais de 50% conhecem as formas de prevenção. Assim, percebe-se que o conhecimento da maioria deles é restrito aos aspectos de prevenção e à sintomatologia que as duas formas da doença podem manifestar, embora não saibam diferenciar os agentes causais da teníase e cisticercose. Este fato é estarrecedor por se tratar de uma classe de profissionais ligada diretamente à educação e que contribui para melhorar o comportamento higiênico e sanitário da população. Os achados, provavelmente, não são devidos a problemas com o material didático adotado, pois os livros pesquisados apresentam uma explanação correta sobre o assunto, embora superficial. Por isso, é necessária a atualização dos profissionais do ensino fundamental sobre teníase e cisticercose e demais temas da área da Saúde. Deste modo, os professores poderiam contribuir, firmemente, para elevar a educação sanitária de nossa população.
Palavras-chave:  Etnoconhecimento; Professores; Teníase-Cisticercose.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004