IMPRIMIRVOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Documentação e Informação Científica - 1. Documentação e Informação Científica
O PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO E AS HABILIDADES EXIGIDAS PELO MERCADO DE TRABALHO EMERGENTE
Tatiana N. Augusto Dutra Alves 1   (autor)   tati@natal.digi.com.br
Andréa Vasconcelos Carvalho de Aguiar 1   (orientador)   andreaaguiar@hotmail.com
1. Departamento de Biblioteconomia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.
INTRODUÇÃO:
O contexto atual, caracterizado por uma economia globalizada pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC) e pela emergente sociedade da informação, impõe novas condições para a permanência no mercado de trabalho. Frente a este novo perfil do emprego e do mercado de trabalho há uma demanda por profissionais munidos de novas habilidades e competências, surgem oportunidades de negócios inovadores que transformam estruturalmente os tradicionais espaços do trabalho, fazendo-nos questionar: quais são as novas demandas do mercado de trabalho para o profissional da informação (PI) frente às TIC? Objetivou-se, então, de modo geral, analisar as novas habilidades demandadas pelo mercado de trabalho para o PI, em virtude dos novos recursos disponíveis. Para tanto, buscou-se especificamente, caracterizar os fatores determinantes do contexto atual; verificar o impacto das TIC no mercado de trabalho do PI; e conhecer as transformações ocorridas no perfil deste profissional frente a estas mudanças. Este processo de transformação já teve início e começa a tomar forma, sendo necessário que o profissional recém-formado entenda bem o significado de ser “desbravador” deste novo mercado, pois enfrenta o desafio de viver em um importante período de transição. Assim, os profissionais que entram no mercado de trabalho a cada ano, em meio às mudanças na geração, no tratamento e armazenamento, na recuperação e disseminação da informação, necessitam se adequar às tendências atuais do mercado da informação.
METODOLOGIA:
O objetivo central desta pesquisa foi analisar as competências e habilidades demandadas ao PI pelo mercado de trabalho atual face às TIC. Para tanto, recorreu-se à pesquisa bibliográfica e considerando a afirmação de Tarapanoff (2000) de que atualmente, com a emergência do comércio eletrônico, quase metade das maiores empresas do mundo contrata por meio de Websites e cerca de 2,5 milhões de administradores e gerentes têm seus currículos na Internet e buscam emprego por meio dela, os dados foram coletados através de anúncios de emprego disponibilizados na Internet. Assim, a coleta se deu no site Catho on-line , especializado em mercado de trabalho. Este website foi escolhido por corresponder aos critérios de qualidade de fontes de informação na Internet propostos por Tomáel (2001). Estes critérios incluem a periodicidade de atualização, profundidade sobre o tema em questão, facilidade de exploração, tempo em que atua no mercado e atratividade. Na seleção de fontes de informação na Internet, estes critérios são indispensáveis, pois, como é sabido, as informações disponíveis na World Wide Web variam de excelentes a muito pobres. A captura dos dados ocorreu de 05 de maio a 05 de julho de 2003. Neste período, o referido website disponibilizou um total de 38 anúncios de emprego para PI.
RESULTADOS:
Analisou-se a denominação destinada a este profissional; as experiências prévias exigidas como requisito básico para sua contratação; faixa salarial; nível hierárquico a que se destina as vaga; o grau de especialização; a localização de destino das melhores vagas; e finalmente as habilidades e competências necessárias para que o profissional possa concorrer à vaga. Os resultados obtidos permitiram colaborar com a afirmação de Cianconi (1991) de que os profissionais que conseguirem somar habilidades gerenciais às TIC, assim como conhecimentos específicos organizacionais, que tenham a capacidade de entender a informação como um recurso econômico e estratégico, sem se ater a um tipo especifico de informação, parecem ser aqueles a quem caberá o papel de articular áreas até então estanques na organização. No entanto, observamos que em todas as Regiões do Brasil, apesar do uso da Internet como mídia para busca de bons profissionais, os trabalhos a que se destinam as vagas ainda são “bem” tradicionais, não mencionada nenhuma vaga para comércio eletrônico na área informacional.
CONCLUSÕES:
Através da análise e interpretação dos dados, foi possível constatar que às habilidades tradicionais devem ser agregadas novas, as quais são essenciais para a sobrevivência e permanência do PI no mercado de trabalho atual. Para tanto, o domínio dos conhecimentos específicos da biblioteconomia, de habilidades gerenciais, habilidade no uso das TIC e domínio de outros idiomas são requisitos mínimos a quem quiser acompanhar estas transformações do mundo do trabalho e fazer parte dele. Com a emergência de um novo mercado de trabalho para o PI, surgem novas oportunidades de trabalho e emprego e, ao mesmo tempo, novas demandas em termos de habilidades profissionais. Assim, faz-se necessário que o PI busque atualizações constantes, com vistas a adquirir habilidades compatíveis com a nova demanda, de modo a assegurar sua permanência no mercado atual. Dessa forma, a maior contribuição desta pesquisa foi delinear as principais habilidades profissionais exigidas pelo mercado de trabalho atual, com vistas a contribuir para que, através do conhecimento destas habilidades, o PI consiga uma melhor inserção. Entretanto, entende-se que não adianta ao profissional ter somente habilidades profissionais, pois é preciso também ter habilidades interpessoais, tais como educação, flexibilidade e delicadeza para tratar das questões cotidianas. Além disso, uma postura ética é imprescindível.
Palavras-chave:  Profissional da Informação; Habilidades Profissionais; Mercado de Trabalho.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004