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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM OLHAR AO DISCURSO DO DOCENTE FORMADOR
RITA DE CÁSSIA MEDEIROS GOMES 1, 2, 3   (autor)   rcmgomes@ig.com.br
1. CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA/UNIFIAN-LOCAL DE ATUAÇÃO
2. UNIVERSIDADE PONTIFÍCIA CATÓLICA DE CAMPINAS/PUCCAMP-LOCAL DE ORIENTAÇÃO PARA A PESQUISA
3. FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DE SÃO JOSÉ DO RIO PARDO/LOCAL DA PESQUISA REALIZADA
INTRODUÇÃO:
Vivencia-se um período de reformas na Educação e todas justificadas pelas mudanças profundas que ocorrem na sociedade, em função da rapidez com que as informações vêm sendo processadas, seguidas do advento das inovações tecnológicas, que se transforma a cada instante, tanto no cenário internacional como nacional. Nesse contexto, pensar e repensar a formação dos professores, nas suas dimensões, inicial e continuada significa, para todos os educadores, acadêmicos e alunos, um grande desafio, conseqüência da insatisfação com os modelos vigentes, principalmente, nos Cursos de Licenciatura.
As atuais reformas na educação brasileira, e em particular na formação dos professores, apresentam uma “certa ousadia”, mas parece que não estão gerando propostas que ultrapassam o nível de recomendações abstratas e, quando chegam a ultrapassá-lo, caracterizam-se como recomendações incapazes de atender às reais necessidades para se consolidar a formação do professor com eficácia. Portanto, o momento é propício para levantar algumas considerações preliminares em torno da formação inicial de professores tendo como objetivo analisar as concepções de conhecimento pedagógico do docente formador de professores, frente às novas exigências da formação em relação aos termos legais, e às exigências no mundo contemporâneo.
METODOLOGIA:
O presente trabalho partiu da seguinte problemática: Quais concepções de conhecimento pedagógico que o docente formador de professores estabelece em seu trabalho, nos cursos de licenciatura de: Matemática, Biologia e História, frente às exigências dos termos legais, pesquisas em ensino, teorias educacionais e às mudanças sociais no mundo contemporâneo? Almejando uma melhor compreensão dessa problemática, esse trabalho contou com a fundamentação e o apoio teórico na linha de pesquisa: Universidade, Docência, e a Formação de Professores, cujos sujeitos de pesquisa são os docentes formadores de professores dos cursos de Matemática, de Biologia e de História, representando as três áreas do conhecimento: Exatas, Biológicas e, Humanas, de uma instituição do interior paulista.
Sendo assim, partiu-se do pressuposto que o problema maior na Educação não é tão somente pedagógico, mas também de natureza epistemológica, tendo-se também a construção do conhecimento como referência para a análise das falas dos docentes formadores, através dos seus discursos e de suas práticas pedagógicas.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram obtidos por meio de um questionário composto por questões dissertativas, respondido pelos docentes, e da observação da sua prática em sala de aula.
RESULTADOS:
O estudo detectou os pontos de distanciamento entre a fala do docente, sua prática pedagógica e os referenciais teóricos considerados durante a pesquisa, que podem afetar consideravelmente a formação de professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
CONCLUSÕES:
As conclusões obtidas da pesquisa realizada devem servir de base para discussões referentes ao Projeto Pedagógico da Instituição pesquisada e de tantas outras de mesma natureza que desempenham importante papel social e cultural em algumas regiões do Estado e do país. Portanto, o que se pôde averiguar através da análise dos discursos e da observação das práticas pedagógicas em sala de aula dos docentes formadores é que esses, embora atualizados, ainda estão distantes do mínimo que é proposto pelas teorias e pesquisas em relação à qualificação na formação de professores, pela legislação e pelas exigências do mundo contemporâneo.
Palavras-chave:  FORMAÇÃO DE PROFESSORES; CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO; PRÁTICA PEDAGÓGICA.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004