IMPRIMIRVOLTAR
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 1. Genética Animal
CITOGENÉTICA EM ESPÉCIES DA FAMÍLIA CURIMATIDAE (PISCES, CHARACIFORMES) QUE OCORREM NA REGIÃO DO MÉDIO ARAGUAIA
Ludier Kesser Santos Silva 1   (autor)   kesser.ss@bol.com.br
Lia Barbosa Teodoro 2   (colaborador)   liabarbosateodoro@yahoo.com.br
Issaka Lima Souza 3   (orientador)   issakar.souza@bol.com.br
Paulo Cesar Venere 4   (co-orientador)   pvenere@uol.com.br
1. Depto. de Ciências Biológicas e da Saúde do ICLMA/UFMT
2. Depto. de Ciências Biológicas e da Saúde do ICLMA/UFMT
3. Depto. de Ciências da UEM
4. Depto. de Ciências Biológicas e da Saúde do ICLMA/UFMT
INTRODUÇÃO:
A família Curimatidae é formada por oito gêneros e aproximadamente 120 espécies. São peixes que se caracterizam por não apresentarem dentes e pelo hábito alimentar micrófago e detritívoro. São encontrados em toda a região neotropical, nos riachos, rios e lagos calmos, igapós, águas claras e pretas. Os estudos citogenéticos realizados na família revelaram um número diplóide de 2n=54 cromossomos, para a maioria das espécies. No entanto, seis das 35 espécies já estudadas apresentaram número diplóide diferenciado. Com relação à localização das regiões organizadoras de nucléolos (RONs), os trabalhos publicados até pouco tempo descreviam a presença de apenas um par de cromossomos portadores desses cístrons. Atualmente tem sido evidenciada a presença de RONs múltiplas na família. A análise do número de nucléolos por núcleo interfásico também tem demonstrado a presença constante de dois nucléolos. Os padrões de bandas das heterocromatinas constitutivas (bandas C) já descritos mostraram uma predominância nas regiões pericentroméricas. Também foram evidenciados conspícuos blocos heterocromáticos nas regiões teloméricas e intersticiais em cromossomos de algumas espécies. O estudo em questão teve por objetivo estudar citogeneticamente algumas espécies da família Curimatidae presentes no Médio Araguaia, para análise de: número diplóide, localização de RONs ativas e quantificação de nucléolos por núcleo interfásico.
METODOLOGIA:
Para o estudo foram analisadas cinco espécies da família Cumatidae: Curimata cyprinoides<∕i> (8 fêmeas e 3 machos), Cyphocharax goldini<∕i> (20 fêmeas e 11 machos), Curimatella imaculata<∕i> (11 fêmeas e 12 machos), Psectrogaster amazonica<∕i> (6 fêmeas e 4 machos) e Steindachnerina amazonica<∕i> (4 fêmeas e 3 machos). Os espécimes foram coletados no médio rio Araguaia, nas proximidades do município de Pontal do Araguaia MT. Os cromossomos mitóticos foram obtidos pela técnica de suspensão celular, utilizando uma solução de colchicina na concentração de 0,0125%, na proporção de 1mL∕100g do peso animal. Para a análise ao microscópio pingou-se 1-2 gotas do material fixado em uma lâmina bem lavada e previamente aquecida, em seguida corou-se com Giemsa 5% por cerca de 10 minutos. A localização das RONs foi feita de acordo com a técnica de impregnação com nitrato de prata. Após as análises feitas ao microscópio, as melhores metáfases foram selecionadas, fotografadas e os cromossomos recortados para montagem dos cariótipos definitivos. Os cromossomos foram organizados em ordem decrescente de tamanho e separados por tipos: metacêntricos (M), submetacêntricos (SM), subtelocêntricos (ST) e acrocêntricos (A).
RESULTADOS:
As espécies analisadas, Curimata cyprinoides<∕i>, Cyphocharax goldini<∕i>, Curimatella imaculata<∕i>, Psectrogaster amazonica<∕i> e Steindachnerina amazonica<∕i>, apresentaram um número diplóide 2n=54, com cromossomos dos tipos M e SM. No entanto, dois espécimes de Cyphocharax goldini<∕i> apresentaram um número diplóide 2n=55 cromossomos. Não foi evidenciada nenhuma diferença cromossômica sexual nas espécies estudadas. Com relação à localização das RONs através da coloração argêntea (AgNO3), foi observada a presença de até três cromossomos portadores desses cístrons em Psectrogaster amazonica<∕i>. Em Cyphocharax goldini<∕i> e Curimata cyprinoides<∕i> foram observados até dois pares cromossômicos Ag-RONs+. Os espécimes de Cyphocharax goldini<∕i> (2n=55) apresentaram até três cromossomos Ag-RON+. Curimatella imaculata<∕i> apresentou apenas um par de cromossomos portadores de RONs, e Steindachnerina amazonica<∕i> apenas um cromossomo Ag-RON+. A quantificação do número de nucléolos por núcleo interfásico mostrou uma predominância de um a dois nucléolos por núcleo interfásico em todas as espécies. No entanto, foram encontrados até cinco nucléolos em Psectrogaster amazonica<∕i> e até quatro nucléolos por núcleo interfásico nas demais espécies.
CONCLUSÕES:
Com os resultados obtidos pôde-se observar que as espécies analisadas apresentaram um número diplóide semelhante aos dados já relatados sobre curimatídeos. A presença de cromossomos acessórios em Cyphocharax goldini<∕i> sugere a ocorrência de cromossomo B na população estudada. A ocorrência desses cromossomos na família Curimatidae contrasta com a macroestrutura conservada já descrita, revelando novos aspectos para a evolução neste grupo. A presença de RONs múltiplas em algumas das espécies estudadas contrasta com a maioria dos trabalhos da literatura, que evidenciaram apenas um par de cromossomos portadores dessas regiões. A análise nucleolar ainda tem sido pouco abordada em outros trabalhos. A quantificação do número de nucléolos por núcleo interfásico demonstrou a predominância de um a dois nucléolos, embora tenha sido observado até cinco nucléolos. Os dados aqui obtidos indicam que a multiplicidade de RONs pode ser mais significativa em Curimatidae do que se acreditava.
Instituição de fomento: CNPQ
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Citogenética; Ag-RONs; Curimatidae.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004