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F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Turismo e Hotelaria - 1. Turismo e Hotelaria
A TOPONÍMIA NO CURSO DE TURISMO - RECURSO DIDÁTICO
Henrique Catai 1   (autor)   henriquecatai@yahoo.com.br
1. Pós-Graduando da Escola de Comunicações e Artes - USP
INTRODUÇÃO:
A utilização da toponímia como recurso didático no estudo do meio ambiente, da cultura e da história nos cursos de Turismo, carece de reflexões, pois inexistem casos publicados em língua portuguesa a respeito de trabalhos com esse tema. A toponímia, assim, pode constituir-se em elemento chave na introdução de trabalhos de campo, parte importante na concepção de qualquer curso de caráter humanístico. A presente pesquisa surgiu após a criação, desenvolvimento e execução do trabalho denominado “O Nome das ruas do Centro de Ribeirão Preto”, realizado no primeiro semestre de 2002 e repetido nos semestres de 2003 e 2004. O trabalho com os alunos teve seu embrião na disciplina de Geografia Geral e Cartografia, ganhando a adesão de outras disciplinas como Estudos Brasileiros, Estatísticas, Introdução ao Turismo no curso de Turismo com Ênfase em Hotelaria da Universidade de Ribeirão Preto. A pesquisa teve como objetivo principal analisar o grau de entendimento e compreensão da relevância do ensino da toponímia por parte dos discentes. A relevância do trabalho reside na utilização da toponímia como instrumento de conhecimento da história, economia e da geografia das ruas centrais da cidade de Ribeirão Preto. Por último, o caráter eminentemente didático da pesquisa, já que este contribui na discussão da transdisciplinaridade e interdisciplinaridade no curso de Turismo.
METODOLOGIA:
A pesquisa caracterizou-se em estudo teórico e quali-quantitativo a respeito da maneira como os alunos observavam o trabalho de Toponímia, realizado na primeira etapa do curso de Turismo. Por meio dos estudos de Ansarah (2002) e Trigo (apud Ansarah, 2002), observa-se que dentre dos três níveis de integração entre as disciplinas, o trabalho encontra-se na abordagem multidisciplinar, já que todas as disciplinas enfocaram um único tema. A primeira parte do projeto consistiu na elaboração do trabalho, com objetivos a serem alcançados pelos alunos. O segundo passo foi a elaboração de um modelo para entrevista dos moradores, trabalhadores e transeuntes do logradouro. Paralelo a isso, os alunos deveriam procurar a origem, justificativa e história do nome do logradouro, além dos equipamentos, serviços e infra-estrutura que a mesma possui. Coube a cada professor em sua disciplina dedicar aulas para discussão e apoio ao trabalho. No primeiro semestre de 2002, após a pesquisa de campo os alunos apresentaram um trabalho escrito e realizaram uma parte do trabalho em sala de aula. Essa seqüência de trabalho foi mantida no primeiro semestre de 2003. A segunda parte do trabalho, objetivo principal desse resumo, foi a concepção de um modelo de questionário para que os alunos do curso de turismo respondessem em sala de aula. As perguntas procuram saber o nível de compreensão dos alunos sobre a integração dos professores na execução e apoio à pesquisa.
RESULTADOS:
Durante o primeiro ano de realização do projeto – 2002 – não houve uma discussão clara de qual o nível e maneira de participação de cada docente na execução do trabalho. Essa situação foi sanada em uma reunião pedagógica no início do primeiro semestre de 2003. Por desta apresentou-se o projeto e suas finalidades ao corpo docente da primeira etapa, solucionando-se as dúvidas de como seria a integração e o que cada professor solicitaria dos alunos. Outra dificuldade residiu na participação dos alunos quando se depararam com trabalhos externos. Nota-se um apelo por atividades extra-classes, contudo o que se verificou foi um princípio de reclamação dos alunos ao verem-se obrigado a realizar pesquisas nas ruas do centro da cidade.A participação de todo o quadro docente amenizou o impacto sobre um único professor e sua disciplina. De posse dos objetivos a que se pretende o trabalho, cada docente serviu como canal para discussão e debates do projeto. Esse fato teve preponderância no ano de 2003, com a discussão sobre a abordagem dos alunos em classe e fora do horário de aula. Com referência à participação e colaboração das outras disciplinas para o trabalho, houve mudanças substanciais quando se comparam as respostas dos alunos da turma de 2002 e de 2003. Surgiu o equilíbrio na visão dos alunos no que tange à integração dos professores, demonstrando a necessidade de maior participação de algumas disciplinas.
CONCLUSÕES:
O estudo do turismo vem tomando para si uma enorme diversidade de técnicas e formas de pesquisa, que já forma e são utilizadas por outras cadeiras acadêmicas. Desde o momento da criação do trabalho até a entrega dos alunos, a pesquisa procurou observar como tornar possível a integração das disciplinas e a percepção possível dos alunos da relevância do conjunto de estudos que estes realizam no decorrer do curso. Observou-se, por meio da pesquisa que a toponímia e a sua aplicação nos estudos dos logradouros do centro de uma cidade servem de suporte para a entrada no universo científico e instrumento de passagem do conteúdo programático das disciplinas que compõem a graduação. Ressalta-se a necessidade de uma grande participação do corpo docente em discussões sobre a maneira de abordagem do tema e a forma de cobrança dos resultados. Por parte dos alunos verificou-se que estes percebem com nitidez a integração entre professores e estes para com o trabalho. Além disso, a maio parte dos discentes considerou relevante o projeto de pesquisa e desenvolveram trabalhos que caminham do levantamento bibliográfico até a coleta de entrevistas.
Palavras-chave:  Turismo; Toponímia; Interdisciplinaridade.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004