IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural
PARTICIPAÇÃO, FAMÍLIA E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NO UNIVERSO DE UMA ESCOLA FAMÍLIA DA FUNDAÇÃO MARIANENSE DE EDUCAÇÃO.
Paula Inácio Coelho 1, 2   (autor)   paula_inacio@yahoo.com.br
Celma Gomes de Oliveira 2   (autor)   harthyoliveira@bol.com.br
Lourdes Helena Silva 2, 3   (orientador)   lhsilva@mail.ufv.br
Apolliane Xavier Moreira dos Santos 1, 2   (colaborador)   apollianexavier@yahoo.com.br
Eliana Aparecida Gonsaga 1, 2   (colaborador)   gonsaga2001@yahoo.com.br
1. Graduanda do Depto. de Educação, Universidade Federal de Viçosa - UFV
2. Pesquisadora do Depto. de Educação, UFV, Viçosa/MG
3. Profa. Dra. do Depto. de Educação - UFV
INTRODUÇÃO:
As Escolas Família Agrícola (EFAs) têm como proposta implementar um modelo alternativo de formação para o jovem do campo, a partir de um processo de reflexão/ação dos agricultores sobre a sua realidade social, cultural e política. São experiências inovadoras que têm buscado em nossa sociedade, entre outros, afirmar o princípio de participação das famílias no meio escolar. Neste contexto, o presente estudo buscou analisar os níveis e modalidades desta participação, a partir das representações sociais dos atores envolvidos na Escola Família Agrícola de Jequeri. Especificamente, realizou-se a caracterização do processo de participação das famílias na dinâmica de implantação da referida escola, além da identificação e análise das representações sociais dos seus atores sobre escola, educação e participação. Privilegiou-se, nesta etapa, as representações dos atores envolvidos diretamente com a Fundação Marianense de Educação, entidade mantenedora da Escola Família.
METODOLOGIA:
Como estratégia metodológica foi utilizado o estudo de caso, sendo o trabalho de campo realizado em duas etapas: uma de natureza exploratória e outra mais sistemática de coleta de dados. Na fase exploratória, com a utilização de fontes documentais e entrevistas, foi realizada a reconstituição da trajetória histórica da escola e, na fase sistemática de coleta de dados, através de entrevistas semi-estruturadas, foram identificadas as representações sociais presentes no universo dos seus atores. Para análise dos dados, recorremos aos procedimentos técnicos da Análise de Conteúdo proposto por BARDIN (1993).
RESULTADOS:
Através da análise dos dados identificamos que a participação das famílias na implantação da EFA foi fruto de um acordo entre a Fundação Marianense de Educação e os agricultores. Estes poderiam cultivar em uma parte do terreno destinado à construção da EFA, com a condição de que estivessem envolvidos na implantação da escola. Neste sentido, a participação das famílias limitou-se à prestação de serviços para a construção das dependências físicas da Escola Família Agrícola de Jequeri. O conjunto das análises indica, também, que a Fundação Marianense de Educação, pelo seu próprio contexto histórico de criação e pelos princípios políticos que vem orientado suas ações, concebe a EFA como um instrumento de evangelização e propagação dos valores da doutrina católica. Quanto à participação das famílias na escola, as análises revelaram um modelo de participação da Fundação Marianense de Educação ancorado na idéia de trabalhar junto, de convergência de princípios e ideais, indicando a presença de um nível de participação formal, indireta, em que as ações do sujeito não afetam o poder de decisão.
CONCLUSÕES:
As análises e comparações dos resultados indicam que o nível de envolvimento das famílias na Escola Família Agrícola de Jequeri apresenta uma relação com as representações sociais que orientam a prática da Fundação Marianense de Educação. A EFA é considerada um espaço de formação religiosa, e como tal, a presença de posicionamentos que venham em direção contrária aos seus princípios, são considerados ameaçadores, na medida que podem vir a desestruturar essa hegemonia ideológica. Assim, uma participação que implica democratização das decisões políticas da Escola Família Agrícola de Jequeri poderia abalar a ideologia doutrinária da Fundação, abrindo espaço para questionamentos e intervenções nas práticas educacionais e políticas implementadas.
Instituição de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Pedagogia da Alternância; Participação; Fundação Marianense de Educação.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004