IMPRIMIRVOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
UMA PROPOSTA LÚDICO-PEDAGÓGICA UTILIZANDO A INFORMÁTICA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES HOSPITALIZADOS.
Anderson B. Iglesias Araújo 1   (autor)   andersoniglesias@hotmail.com
Carina Satiko Sasake 1   (autor)   carinaufmt@yahoo.com.br
Juliana Leonel Dias 1   (autor)   jucachinho@yahoo.com.br
Michelle de Oliveira Parreira 1   (autor)   michellefest@yahoo.com.br
Rafael B. De Lamônica Freire 1   (autor)   rafael.delamonica@terra.com.br
Rogério Sávio da Silva 1   (autor)   saviosn@ibestvip.com.br
Thyago Jorge Machado 1   (autor)   claw@softhome.net
Eunice Pereira dos Santos Nunes 3   (orientador)   eunicenunes@pop.com.br
Luciana Correia Lima de Faria Borges 3   (orientador)   lclfborges@terra.com.br
Rosa Lúcia Rocha Ribeiro 2   (orientador)   rosaig@terra.com.br
1. Graduando do Curso de Ciência da Computação / Instituto de Ciências Exatas e da Terra / UFMT
2. Prof. MSc. do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil / Faculdade de Enfermagem e Nutrição /UFMT
3. Prof. MSc. do Departamento de Ciência da Computação / Instituto de Ciências Exatas e da Terra / UFMT
INTRODUÇÃO:
O Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) implantou uma Escola de Informática e Cidadania (EIC) anexa a sua Pediatria. A EIC do HUJM é uma vertente do Projeto EIC-HOSPITAIS que foi inspirado nos “Direitos da Criança e do Adolescente Hospitalizados” e viabilizado através da parceria entre a UFMT, o Comitê para a Democratização da Informática do Paraná (CDI-PR) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Além da EIC-HUJM de Cuiabá há também outra EIC implantada no Hospital do Oeste do Paraná em Cascavel (HUOP).
O projeto pretende: utilizar a informática como mais uma ferramenta para o desenvolvimento de atividades lúdico-terapêuticas e educativas a crianças e adolescentes hospitalizados; promover a interatividade entre crianças dos hospitais envolvidos; construir conhecimentos utilizando tecnologias de informação para desenvolver atividades de recreação e educação, além de combater a exclusão digital.
O trabalho permitiu a pesquisa dos benefícios da informática para as crianças hospitalizadas nas áreas educacional, recreativa e emocional através de relatórios diários e relatos da equipe de enfermagem. A EIC-HUJM tem como parceiros locais (além do CDI-PR e da UNIOESTE) os Departamentos de Enfermagem Materno-Infantil e de Ciência da Computação da UFMT, a Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania de Mato Grosso e empresas regionais.
METODOLOGIA:
Esse artigo é resultado de uma pesquisa-ação realizada no HUJM a partir do desenvolvimento de atividades lúdico-pedagógicas com a utilização do computador junto a crianças e adolescentes hospitalizados através do Projeto EIC-Hospitais. As atividades têm sido planejadas e executadas pelos monitores/educadores que são graduandos da UFMT, apoiados pelos docentes coordenadores do Projeto.
Os encontros acontecem uma vez por semana, em uma sala localizada na área pediátrica (mobiliada adequadamente, com instalação elétrica para rede e cinco computadores), durante aproximadamente quatro horas. Cada atividade é planejada e tem como direcionamento o aprendizado das ferramentas computacionais aplicadas a conteúdos de cidadania, e o momento com a criança, além de orientado, é observado e registrado em formulário próprio. Momentos de avaliação acontecem periodicamente e alimentam o planejamento das atividades posteriores.
Buscando nos computadores recursos que ofereçam às crianças hospitalizadas momentos lúdico-educacionais, define-se cada atividade por um tema central, considerando-se temas do cotidiano da vivência da criança, sejam eles temas referentes à hospitalização ou às vivências de âmbito geral de suas vidas, enfocando-se aspectos interativos, de informática, de cidadania e lúdico-pedagógicos. As ferramentas computacionais utilizadas atualmente são sites educativos e aplicativos apropriados ao tema explorado, incluindo jogos recreativos ou pedagógicos.
RESULTADOS:
A maioria das crianças internadas possui doenças crônicas e não tiveram contato anterior com o computador. Devido as constantes internações possuem dificuldades educacionais, porém durante as aulas sua atenção e participação são evidentes, fazem comentários com base na contextualização do assunto, relacionando-os a fatos de sua vida. Freqüentemente, contam a outras pessoas o que aprenderam. Lêem, digitam e manuseiam o mouse com prazer nas atividades propostas. Essas atividades vêm estimulando o aprendizado através de recursos como sites, softwares e jogos. A comunicação pela Internet possibilita a interação entre “novos” amigos e enfermeiras distantes. O afeto é evidenciado nos cartões e textos trocados.
As crianças e adolescentes chegam antes do início da aula e quando esta termina ficam na expectativa sobre o que ocorrerá na próxima. Para o desenvolvimento da criança é imprescindível que esta pratique o ato de brincar. Nas aulas isto acontece com jogos computacionais que propiciam momentos de lazer e aprendizagem.
Ao chegarem no hospital passam por um processo de adaptação que muitas vezes afeta seu estado emocional.A informática fascina os alunos e, no momento que estão em contato com o computador, esquecem de seus problemas, recebem afeto e uma atenção individual. Aplicada deste modo a Informática pode promover o equilíbrio emotivo da criança contribuindo para sua recuperação.
CONCLUSÕES:
Este trabalho vai além das fronteiras de pesquisa interdisciplinar entre as áreas de informática, educação e saúde, pois a ciência está sendo explorada em benefício de um segmento excluído da sociedade. O compromisso social da equipe envolvida tem trazido resultados positivos ao tratamento das crianças hospitalizadas, promovendo a melhoria na qualidade de atendimento.
Importante ressaltar que os pacientes estão dando um passo adiante com relação aos aspectos emocional e intelectual por sentirem-se acolhidos e com a auto-estima recuperada.
A cada “obstáculo” proposto, a vibração e a felicidade das crianças se exaltam, de modo a quererem compartilhar o aprendizado com pais, equipe de saúde e outros colegas, demonstrando a valorização do SABER e a vontade do APRENDER. Isto tem motivado o grupo para a ampliação do projeto, através da integração pela Internet com outros hospitais, conectando crianças doentes ou saudáveis de diversos lugares do país para que elas possam compartilhar suas alegrias, tristezas e outras experiências.
Existem perspectivas para que este projeto seja implantado em outros hospitais, uma vez que as experiências do HUJM e do HUOP constituem um “piloto” do EIC-HOSPITAIS. As experiências construídas certamente enriquecerão a metodologia proposta. Indicam-se como futuras pesquisas o desenvolvimento de novas ferramentas computacionais propícias a esse universo, tais como jogos, portais, softwares genéricos lúdico-educacionais.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Informática; Educação; Saúde.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004