IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
A CONTRIBUIÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR PARA A ORGANIZAÇÃO SÓCIOECONÔMICA DO MUNICÍPIO DE MOITA BONITA – SE (1980-2000)
ACÁSSIA CRISTINA SOUZA 1   (orientador)   acs@ufs.br
JORGEVÂNIO MENEZES DE LIMA 1   (autor)   
1. Departamento de Geografia, Universidade Federal de Sergipe
INTRODUÇÃO:
O trabalho analisa a contribuição da agricultura familiar para a organização socioeconômica do Município de Moita Bonita , que se localiza no agreste sergipano, considerando que a atividade agrícola regula a economia deste município e depende diretamente dos fatores ambientais. Para os pequenos agricultores de Moita Bonita a agricultura está condicionada aos elementos do quadro natural. A agricultura moderna, menos dependente deste quadro, praticamente não é viabilizada para os agricultores do referido município.
METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado a partir de levantamentos bibliográfico e cartográfico, além da consulta a órgãos públicos como FUNDASE, INCRA e IBGE. Foram coletadas informações de forma aleatória através do trabalho de campo, com aplicação de 45 questionários distribuídos em 15 povoados e na sede do município. Foram realizadas também entrevistas com moradores, proprietários rurais e comerciantes do município. A participação da comunidade tornou-se significativa, uma vez que confirmaram ações desencadeadas pelos órgãos supracitados, ao longo do período delimitado no presente estudo.
RESULTADOS:
No tocante a distribuição das terras, predominam as propriedades com menos de 10 hectares, onde os pequenos produtores desenvolvem com a ajuda da família, agricultura de subsistência, direcionando para a comercialização a produção excedente. Em suas terras cultivam uma variedade de lavouras temporárias, destacando-se a mandioca, a batata doce, o milho e o feijão, sendo estes dois últimos em menor proporção. Destacam-se também lavouras permanentes de frutíferas como mangueira, jaqueira, cajueiro e goiabeira. Diversos tipos de animais são criados , sendo expressivo o rebanho bovino. As condições de vida dos produtores de Moita Bonita, refletem as condições de dependência econômica, o atraso tecnológico, o baixo nível educacional e de renda, da população local, a precariedade de suas habitações, a deficiência no atendimento médico hospitalar, e até a ausência de planejamento que propicie uma alimentação saudável e condizente com a atividade econômica que prevalece em Moita Bonita. Como a terra não é suficiente para garantir a sobrevivência, os pequenos produtores vêem-se obrigados a trabalhar em outras propriedades, para complementar a sua renda, deixando que a terra seja cuidada pela mulher e pelos filhos até o seu retorno no fim do dia, da semana ou mesmo, até o fim da empreitada. É importante ainda ressaltar que alguns migram para outros municípios sergipanos e também para outros estados do país.
CONCLUSÕES:
Conclui-se que os resultados apresentados neste trabalho permitem relacionar algumas propostas de ação no sentido de oferecer alternativas de melhoria para a agricultura familiar e a economia do município. Sendo assim, apresentamos: a) capacitação para os produtores, planejada pelos órgãos competentes, visando a melhoria do aproveitamento do uso da terra; b) estimulo as associações comunitárias para comercialização da produção agrícola, através da criação de projeto piloto envolvendo inicialmente um pequeno grupo de produtores; c) apoio aos produtores, junto às instituições financeiras, para viabilizar a execução de projetos com crédito e juros subsidiados compatíveis com a realidade econômica dos produtores; d) incentivo aos produtores , incluindo sua produção em programas de merenda escolar da Secretaria Municipal de Educação. Desta forma, torna-se necessário a implementação de políticas públicas direcionadas para este fim, incluindo política municipal dinâmica e orientada para viabilizar a agricultura familiar de modo que ocorra a exploração racional dos recursos naturais, que também fomentam a agricultura, visando o bem estar e a melhoria da qualidade de vida da população de Moita Bonita.
Palavras-chave:  AGRICULTURA FAMILIAR; ORGANIZAÇÃO SÓCIOECONÔMICA; MOITA BONITA.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004