IMPRIMIRVOLTAR
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 3. Microbiologia
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE CASTANHA-DO-BRASIL NA AMAZÔNIA OCIDENTAL
Fabiana Silva Reis 1, 2   (autor)   fabianasilvareis@hotmail.com
Greyce Kelly Cordeiro Rosas 1   (autor)   greycekely@hotmail.com
Cleísa Brasil da Cunha Cartaxo 1   (orientador)   cleisa@cpafac.embrapa.br
Joana Maria Leite de Souza 1   (co-orientador)   joana@cpafac.embrapa.br
1. Lab. de Tec. de Alimentos, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA ACRE
2. Depto. de Ciências Naturais, Universidade Federal do Acre - UFAC
INTRODUÇÃO:
Explorada em toda a região Amazônica, a castanha-do-brasil, Bertholletia excelsa H.B.K., constitui-se em um dos produtos de maior importância econômica para os estados do Acre, Amazonas, Pará e Rondônia, seus principais produtores. No entanto, um dos grandes problemas relacionados à sua conservação diz respeito à contaminação microbiológica, principalmente por bactérias do grupo coliformes, e crescimento de fungos produtores de aflatoxinas devido a elevadas temperaturas e umidade relativa, e de condições inadequadas de manipulação ao longo da cadeia produtiva. Assim sendo, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade sanitária da castanha-do-brasil, quanto à contaminação por coliformes totais e coliformes a 45ºC, Salmonella sp, e Staphylococcus aureus, nas etapas de pós-colheita e beneficiamento.
METODOLOGIA:
Foram coletadas amostras de castanha-do-brasil na etapa de coleta, na floresta, durante os meses de janeiro e fevereiro de 2003, nos tempos 0 e 30 dias após a queda do ouriço da árvore e em agosto de 2002, em uma usina de beneficiamento no município de Brasiléia/AC, nas etapas de desidratação e seleção manual. As amostras tiveram as cascas higienicamente removidas para realização das análises microbiológicas seguindo-se metodologia proposta por Silva et al. (2000). Para coliformes totais e coliformes a 45°C, utilizou-se a técnica do número mais provável (NMP), por meio de teste presuntivo em caldo LST e teste confirmativo em caldo VB. A detecção de Salmonella sp., foi feita através de: 1) pré-enriquecimento em caldo não seletivo; 2) enriquecimento em caldo tetrationato e caldo selenito cistina e 3) plaqueamento diferencial com resultado expresso pela presença ou ausência de Salmonella em 25g de amostra analisada. Na pesquisa de Staphylococcus aureus, foi feita a contagem direta em placas de ágar Baird Parker, transferindo-se 1 ml de três diluições adequadas para placas de petri esterilizadas em duplicata. Para o cálculo de S. aureus, considerou-se todas as culturas com reações típicas em UFC/g.
RESULTADOS:
As amostras de amêndoas provenientes da floresta apresentaram níveis toleráveis de contaminação por coliformes totais, conforme a legislação brasileira que estabelece o limite de 103 por grama. Estas amostras mostraram-se ainda isentas de contaminação por coliformes a 45ºC. Quanto às amostras provenientes da usina de beneficiamento, a elevada temperatura utilizada nas estufas durante a desidratação mostrou-se eficiente na eliminação da população de coliformes totais e a 45ºC, uma vez que estas não apresentaram contaminação. No entanto, as amostras provenientes das mesas de seleção apresentaram populações de coliformes totais e coliformes a 45ºC de > 2,4 x 103 e 4,4 x 102, respectivamente, indicando um elevado índice de contaminação. A pesquisa de Salmonella e S. aureus indicou ausência em 25 gramas em todas as amostras analisadas.
CONCLUSÕES:
A etapa de seleção manual das amêndoas indicou uma recontaminação do produto por coliformes totais e coliformes a 45ºC, fato este que deve ser atribuído a excessiva manipulação das amêndoas, pelo fluxo de produção inadequado e ainda falhas nas condições de higiene dos manipuladores. Assim sendo, faz-se necessário a adoção de medidas de boas práticas de fabricação dentro das usinas de beneficiamento de castanha-do-brasil que contemple um rigoroso controle de contaminação cruzada. Não foi detectada contaminação por Salmonella sp. e S. aureus nas amostras analisadas.
Instituição de fomento: CNPq, FINEP
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  castanha-do-brasil; coliformes; contaminação bacteriológica.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004