IMPRIMIRVOLTAR
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
RELAÇÃO ENTRE DANOS MECÂNICOS VISUAIS E QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE ALGODOEIRO Gossypium hirsutum
Dielle Carmo de Carvalho 1   (autor)   diellecarvalho@hotmail.com
Maria Cristina de Figueiredo e Albuquerque 2   (orientador)   mariacfa@terra.com.br
1. Graduanda da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária , bolsista PIBIC/DFF/FAMEV/UFMT
2. Dra Depto de Fitotecnia e Fitosanidade/FAMEV/UFMT.
INTRODUÇÃO:
O Estado de Mato Grosso é considerado o maior produtor de algodão do Brasil, com produtividade média de 3.724 kg/ha de algodão em caroço, apresentando alta qualidade de fibra. Para que a produção esperada seja alcançada, o Controle da Qualidade de Sementes é fundamental para o produtor, pois permite detectar falhas nas diferentes etapas de produção, orienta nas decisões referentes ao destino de lotes de sementes, desde a colheita até o armazenamento. Todos os processos de colheita, secagem, descaroçamento, deslintamento, beneficiamento e tratamento que são realizados com as sementes influenciam, de forma mais ou menos acentuada, na perda da viabilidade e vigor. Conhecer essas perdas e minimizá-las deve ser tarefa realizada constantemente dentro do controle de qualidade de uma empresa de sementes. A perda de qualidade é proporcionada principalmente pelos danos mecânicos que ocorrem durante o processamento das sementes, como nas etapas de descaroçamento e deslintamento. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi verificar a incidência de danos mecânicos visuais, ocorridos após as operações de beneficiamento, e a sua relação com anormalidades de plântulas, germinação e vigor de sementes.
METODOLOGIA:
Este projeto foi desenvolvido no Laboratório de Análise de Sementes da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso, no período de agosto de 2003 até junho de 2004. As amostras de sementes de algodoeiro, safra 2002/03, variedade ITA-90, foram fornecidas pelo Laboratório da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso, sendo as sementes submetidas a testes de teor de água, danos mecânicos visuais (qualidade física), viabilidade (teste de germinação), e de vigor (envelhecimento acelerado, germinação à baixa temperatura, primeira contagem e velocidade de emergência de plântulas). Dos 20 lotes fornecidos, foram utilizados cinco para a avaliação de danos mecânicos visuais (Lotes 1, 2, 9, 15 e 20). Para essa avaliação, as sementes foram separadas em quatro classes: sementes normais (classe 1), sementes amassadas (classe 2), sementes cortadas (classe 3) e sementes fissuradas (classe 4). As sementes sem e com danos (classes 1 a 4) foram colocadas para germinar e as plântulas foram analisadas e separadas em plântulas normais e anormais e contadas também as sementes deterioradas. As anormalidades das plântulas foram comparadas com os testes de germinação, vigor e viabilidade.
RESULTADOS:
Verificou-se que o Lote 9 apresentou menor porcentagem de danos mecânicos em relação aos outros lotes e obteve melhor vigor. Mesmo apresentando grande porcentagem de sementes amassadas, 43%, esses danos não afetaram a qualidade da semente, podendo ser resultantes da sua própria formação. O Lote 2, apresentou 12% das sementes correspondendo a classe 3 e 14,5% na classe 4, sendo que esses danos afetaram a qualidade da semente devido à contaminação de patógenos, ocasionando decréscimos no vigor. Os Lotes 1 e 15, foram os que apresentaram maior quantidade de danos na classe 4. Esses lotes apresentaram vigor baixo para os testes de primeira contagem e germinação à baixa temperatura. Verificou-se que nenhum tipo de dano afetou na emergência de plântulas em campo (emergência em campo ou índice de velocidade de emergência), pois todos os lotes apresentaram altos valores de emergência.
CONCLUSÕES:
Foi possível verificar a incidência de danos mecânicos visuais, ocorridos após as operações de beneficiamento. Sementes amassadas não ocasionam perda de qualidade da semente e sementes cortadas e fissuradas afetam na qualidade da semente, interferindo na germinação e no vigor das plântulas.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  sementes; danos mecânicos; qualidade.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004