IMPRIMIRVOLTAR
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 2. Ecologia Aquática
DIETA DE Hoplias malabaricus EM LAGOAS MARGINAIS DA PLANÍCIE DE INUNDAÇÃO DO RIO CUIABÁ, PANTANAL MATOGROSSENSE.
MAHMOUD NAGIB MEHANNA 1   (autor)   mahmoudmehanna@hotmail.com
JERRY MAGNO PENHA 2   (orientador)   
LUCIA MATEUS 3   (co-orientador)   
1. DEPARTAMENTO DE BIOCIENCIAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO – UFMT.
2. DEPARTAMENTO DE BOTÂNICA E ECOLOGIA – INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS – UFMT.
3. DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO ANIMAL – FAMEV – UFMT.
INTRODUÇÃO:
O Pantanal Mato-grossense é a maior planície alagada do continente americano; uma depressão sazonalmente inundada, totalmente contida na bacia de drenagem do rio Paraguai, compreendendo uma área de aproximadamente 133.465 km2. Localizado no centro-oeste brasileiro, o Pantanal alcança partes dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, incluindo também paises como a Bolívia e o Paraguai.
O rio Cuiabá é um dos principais afluentes da margem esquerda do rio Paraguai na região do Pantanal.
O Hoplias malabaricus é um peixe predador abundante em ambientes lênticos e semi-lóticos do Pantanal, além de ser uma presa comum nas dietas de aves aquáticas, jacarés e lontras. Assim, é uma espécie com grande influência na dinâmica das assembléias de organismos de áreas alagáveis, sendo um elo importante entre as teias tróficas terrestres e aquáticas. Desse modo, entender o papel funcional desta espécie constitui um passo fundamental para a compreensão da estrutura e dinâmica dessas áreas. Apesar de sua importância, há poucos estudos descrevendo a dieta dessa espécie no Pantanal. Assim, esta pesquisa foi realizada com o objetivo de descrever a dieta do Hoplias malabaricus durante a estação seca em lagoas marginais do rio Cuiabá, Pantanal norte, Mato Grosso.
METODOLOGIA:
As coletas foram realizadas entre os dias 13 e 16 de outubro de 2003, em 4 lagoas marginais do rio Cuiabá, localizadas dentro dos limites da Reserva Particular do Patrimônio Natural SESC-Pantanal. Os peixes foram coletados com o auxílio de rede arrasto medindo 10 x 2,50 metros (malha 5 mm), nas lagoas denominadas baia Santo Antônio, das Conchas, do Tatu e Riozinho. Nas zonas vegetadas das lagoas as coletas foram realizadas com o auxílio de peneira de tela de mosquiteiro medindo 1,10 x 0,80 metros.. Os peixes coletados foram fixados em formol a 10% e posteriormente transferidos para álcool 70%. Em laboratório cada indivíduo foi medido, pesado e dissecado para posterior análise de seu conteúdo estomacal. Os estômagos foram abertos em placas de petri e seu conteúdo identificado até o nível mais baixo possível.
RESULTADOS:
Foram capturados 37 indivíduos, em pontos dispersos dos lagos marginais do rio Cuiabá.
Os indivíduos coletados apresentaram comprimentos totais que variaram entre 110 mm e 340 mm e pesos totais que variaram entre 11,5 gramas e 368,3 gramas. Dos indivíduos coletados 30 (81 %) apresentavam os estômagos vazios e 7 (19 %) com conteúdo. Foram registradas 10 ocorrências nos 7 estômagos que apresentaram conteúdo. Destas 80 % eram de peixes (4 Serrapinus calliurus, 3 de espécies não identificadas e 1 de restos de escamas e pedaços de nadadeira não identificados), 10 % de insetos (Belostoma sp. ), 10 % de crustáceo (Macrobrachium amazonicum). Serrapinus calliurus ocorreu em 2 estômagos (28,57%) enquanto que os outros itens ocorreram em 1 estômago cada (14,28%). Apesar de ter sido registrado mais de uma ocorrência por amostra, nenhuma amostra apresentou mais que um tipo de item. A alta percentagem de estômagos vazios está relacionada com vários fatores, mas também sugere que a estação seca pode ser crítica para peixes predadores de pequeno porte que habitam lagoas marginais do rio Cuiabá.
CONCLUSÕES:
Apesar de que poucos estômagos com conteúdo foram analisados esta pesquisa confirma o hábito alimentar carnívoro do peixe Hoplias malabaricus.
Instituição de fomento: PELD/CNPq/UFMT - site 12 – Pantanal Norte
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Hoplias malabaricus; Dieta; Pantanal.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004