IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 3. Antropologia das Populações Afro-Brasileiras
FESTA De SÃO BENEDITO DA CASA SÃO BENEDITO/NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO - MT
Antônio Eustáquio de Moura 1, 2   (autor)   antomo@ig.com.br
Marilia da Conceição Reis de Moura 3   (colaborador)   mariliadereis@yahoo.com.br
Deroni de Fátima Leite Mendes 4   (autor)   deroni.mendes@bol.com.br
Mauro Ferreira Mendes 5   (colaborador)   
1. Departamento de Pedagogia , Campus de Cáceres, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
2. Doutorando em Ciências Sociais, Universidade de Campinas - UNICAMP
3. Mestrado em História, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
4. Curso de Geografia, campus de Cáceres, Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat
5. Curso de História, Campus de Cáceres, Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat
INTRODUÇÃO:
No município de Nossa Senhora do Livramento/MT ( à partir deste momento denominado apenas de Livramento) localizado a 40 Km de Cuiabá existem inúmeras festas de santo, havendo muitas comemorações para São Benedito, santo com muitos devotos entre a população negra e cabloca do município e do Estado de Mato Grosso. Dentre as Festas de São Benedito, destaca-se a que é realizada na Casa São Benedito, pela importância da casa como espaço de cultura negra, e por ser a única festa religiosa da região em que ocorre apresentações da Dança do Congo. Difere, também das outras festas do mesmo Santo pelo fato de ter a participação de pessoas da área urbana e de diferentes comunidades negras rurais de Livramento. Esta festa era realizada desde o século XlX. No período de 1949 a 1976, em conseqüência de divergências com o padre de Livramento, êxodo de famílias negras ligadas a festa para Cuiabá e Várzea Grande, a Festa de São Benedito passou a ser realizada no Bairro Cristo Rei em Várzea Grande. Em meados da década de 1970, o sr Cesário trouxe a festa para Livramento, assumindo a festa e mantendo-se à frente da mesma até a presente data.
A organização da Festa é realizada pelo sr Cesário e familiares com a ajuda de alguns devotos de São Benedito e festeiros não existindo mais a irmandade. O apoio dado pelas entidades públicas municipais e estaduais e pelas entidades do "Movimento Negro" do Estado de Mato Grosso é nulo ou muito reduzido.
METODOLOGIA:
Os dados para a elaboração deste trabalho foram obtidos durante a participação e observação dirigida das festas de 2001 e 2002, entrevistas com o sr Cesário Sarat da Silva (chefe da Casa São Benedito e organizador da festa), com dançantes da Dança do Congo e pessoas que ajudam na organização da Festa de São Benedito. Utilizamos máquina fotográfica e gravador cassete para apoiar o trabalho de campo.
RESULTADOS:
A Festa de São Benedito é realizada no mês de abril. Na sexta feira se conclui os preparativos finais da festa e a chegada de participantes da festa moradores em outras localidades.
No sábado a imagem de São Benedito é levada em procissão para a Igreja Matriz , sendo celebrada a Missa Solene. No passado a missa era realizada no domingo pela manhã, mas mudou de data e horário devido ao cansaço das comemorações da véspera. Após a missa , na Casa São Benedito, é realizado o levantamento do mastro, encenações da Dança do Congo, o jantar e depois o cururu e siriri, danças tradicionais de Mato Grosso.
Nos últimos anos , segundo o sr Cesário, para agradar a juventude é feito baile com som mecânico ou conjunto, no Centro Comunitário da Igreja Católica ou em outros locais públicos.
Não existem restrições de cor, posição social, local de nascimento ou moradia para as pessoas serem os Festeiros de São Benedito. A escolha é feita pelo sr Cesário, com ajuda de seus familiares e antigos participantes da festa. Geralmente, o Rei ou a Rainha da Festa são pessoas com condições de custear parte da Festa.
No domingo é realizada a Alvorada com foguetes e servido café, chá mate e quitandas. Em seguida sai um cortejo com dançantes do Congo, visitando as casas dos festeiros e devotos ilustres do Santo, dançando e cantando nas casas e recebendo bebidas alcóolicas e refrigerantes. Por volta do meio dia, é servido o almoço e começa o retorno das pessoas para as suas casas.
CONCLUSÕES:
A Festa de São Benedito da Casa São Benedito é um momento de afirmação étnica dos negros de Nossa Senhora do Livramento/MT, que mostram a competência de planejar e executar uma grande festa. Também é um momento onde se encontram famílias negras do município, muitas delas residindo em outras localidades, sendo reatadas e reforçadas a união, a solidariedade destas famílias. É um momento de socialização das crianças e jovens que através do "currículo invisível" da Festa aprendem as tradições de seus antepassados.
Atualmente a Festa passa por processo de mudanças visando adequá-la as novas condições: o aumento dos custos para a realização da Festa; a diminuição dos donativos devido ao empobrecimento da população; as dificuldades para o ensaio dos dançantes da Dança do Congo devido a carência de recursos materiais e financeiros; a morte de antigos dançantes especialistas na Dança do Congo; o fato de muitos dançantes não residirem em Livramento; o reduzido ou nulo apoio dado por entidades públicas , ONGs e entidades do " Movimento Negro" do Estado de Mato Grosso; a invisibilidade parcial da Festa nos meios de comunicação de massa e instituições públicas relacionadas à cultura e turismo em Mato Grosso.
Instituição de fomento: Capes/unemat
Palavras-chave:  Festa de São Benedito; Nossa Senhora do Livramento/MT; Cultura Afro-Brasileira.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004