IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO DOS GRUPOS PET NA CONSTRUÇÃO DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE PSICOLOGIA E QUÍMICA INDUSTRIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Veriana de Fátima Rodrigues Colaço 1   (orientador)   verianac@uol.com.br
Sandro Thomaz Gouveia 2   (orientador)   stgouveia@uol.com.br
Mariana Tavares Cavalcanti Liberato 3   (autor)   marianaliberato@hotmail.com
Tatiana Gomes da Rocha 3   (autor)   tgr_girassol@yahoo.com.br
Jorge José Maciel Melo 3   (autor)   jorgejmmelo@bol.com.br
José Wilton Sousa de Freitas 3   (autor)   
Regiane Ferreira de Matos 4   (autor)   
Edson Paulo Soares Radnai 4   (autor)   
1. Depto. de Psicologia, Universidade Federal do Ceará - UFC.
2. Depto. de Química Analítica e Físico-Química, Universidade Federal do Ceará - UFC.
3. Curso de Psicologia, Universidade Federal do Ceará - UFC.
4. Curso de Química Industrial, Universidade Federal do Ceará - UFC.
INTRODUÇÃO:
As exigências expressas na Lei de Diretrizes de Base culminaram na articulação dos diversos setores das universidades no propósito de refletir sobre o redirecionamento dos cursos de graduação, considerando a atuação dos profissionais na sociedade contemporânea. A defesa em favor da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, da maior flexibilização curricular e do incentivo à interdisciplinaridade acarretou na busca pela elaboração de Projetos Pedagógicos para os cursos. Dentre outros objetivos, o Projeto Pedagógico tem por finalidade elucidar o perfil do profissional em formação e redefinir a grade curricular de cada curso, levando em consideração as demandas e anseios suscitados a partir do contexto social e local no qual o curso se situa. Para tanto, a comunidade acadêmica foi convidada a se reunir para viabilizar um processo que refletisse concretamente as necessidades específicas de cada curso em sua conjuntura. Este trabalho reúne informações sobre o atual processo participativo de construção e implementação dos Projetos Pedagógicos nos cursos de Psicologia e Química Industrial da Universidade Federal do Ceará, no qual houve importante participação dos grupos PET  Programa de Educação Tutorial  dos referidos cursos.
METODOLOGIA:
No Curso de Psicologia, a metodologia envolveu a formação de uma comissão formada pela coordenação e grupo PET-Psicologia, com professores e estudantes; aplicação de um questionário diagnóstico entre os professores e estudantes de cada semestre do curso. Realização do I Seminário do Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia com a formação de grupos de trabalho (GTs) sobre cinco eixos temáticos (Organização didático-pedagógica: Fundamentos da Graduação e Ciclo Profissional; Perfis de Formação: Modalidades; Ênfases Curriculares; Estágios; Espaço das Práticas) e plenárias, nas quais discutiam-se problemas e sugestões dos GTs. Por fim, foi realizada uma mesa redonda onde foram pensados os encaminhamentos finais para a conclusão do Projeto Pedagógico. No curso de Química Industrial, o Grupo PET desenvolveu diferentes estratégias para contribuir no projeto pedagógico, como aplicação de questionários de sondagens aos professores e estudantes. Paralelamente, foram realizados estudos de avaliação crítica do desempenho no Exame Nacional de Cursos, com estudos comparativos de outros cursos de química do país. Foi realizado um ciclo de seminários procurando fazer uma discussão de uma maneira global sobre o cursos e interseção na sociedade. Outra atividade complementar que está sendo realizada é a elaboração do banco de dados de exercício e aplicações de disciplinas básicas. Este trabalho também foi realizado para o projeto pedagógico dos cursos de Química, Bacharelado e Licenciatura.
RESULTADOS:
Nas três plenárias realizadas no Curso de Psicologia discutiram-se problemas e sugestões de cada GT, a partir do que foram definidos os encaminhamentos relativos à implementação das mudanças do curso, que implicam na reformulação curricular a contemplar os eixos norteadores do curso, a ênfase do social no projeto pedagógico, de modo a enfocar questões regionais e locais nas disciplinas, estágios e núcleos, e garantir que o maior número de disciplinas abordem questões sociais, em diversos níveis, evitando passar ao largo das problemáticas inerentes à nossa realidade. Que contemple também a articulação teoria-prática, com o envolvimento dos Núcleos de pesquisa e extensão existentes no curso e a implementação de maior flexibilidade na integralização dos créditos, envolvendo outras atividades além da sala de aula. Em relação ao Curso de Química Industrial os resultados dos questionários serviram para nortear as demandas e anseios da comunidade acadêmica. A avaliação do desempenho do curso no Provão permitiu identificar algumas deficiências na estrutura curricular, no que também foram úteis os estudos do elenco de disciplinas de outros cursos no país e o ciclo de seminários, no qual foi possível direcionar esta reformulação para as demandas da sociedade. A contribuição destas atividades também contribuiu na reformulação do curso de química, ressalta-se que neste período ocorreram mudanças das coordenações dos cursos, o que permitiu um melhor entrosamento do PET com a coordenação.
CONCLUSÕES:
Como construção coletiva, esses Projetos Pedagógicos estão se realizando com transformações gradativas, que envolvem o corpo docente e discente dos cursos em questão. Trata-se de processos que têm possibilitado a ampliação de concepções sobre currículo, relação teoria-prática, relação professor-aluno, e processo ensino-aprendizagem. Tem sido uma experiência extremamente rica, especialmente pelo nível de participação que permite, com contribuições significativas para a formação dos estudantes, não apenas em termos acadêmicos como na sua construção cidadã. Além da contribuição na reformulação curricular, estas diferentes estratégias adotadas pelos dois grupos PET permitiram efetivamente a maior inserção dos grupos PET na comunidade acadêmica procurando agregar professores, estudantes e órgãos institucionais, em uma discussão crítica e produtiva.
Instituição de fomento: MEC/Secretaria de Ensino Superior - Programa de Educação Tutorial
Palavras-chave:  Projeto Pedagógico; Grupos PET; Reforma Curricular.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004