IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 1. Administração Educacional
A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NO ÂMBITO ESCOLAR: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES NUMA ESCOLA DA REDE DE ENSINO PÚBLICO DE RECIFE-PE
Rosilene Gomes Ferreira 1, 2   (autor)   rgf.ferreira@bol.com.br
1. Professora da Escola Municipal Magalhães Bastos – Recife/PE
2. Pós-Graduanda do Depto. de Educação e Ciências Humanas – UPE – Universidade de Pernambuco- FFPNM
INTRODUÇÃO:
O Projeto Político-Pedagógico reflete uma concepção de organização escolar pautada pelos princípios da democracia e autonomia, possibilitando sua elaboração ser um reflexo da identidade escolar. Este propicia a participação de todos os membros da comunidade escolar, no exercício da cidadania, buscando a organização do trabalho da escola na sua globalidade, que envolve a estrutura organizacional e a estrutura pedagógica. Entretanto, as concepções atuais de muitos profissionais da educação não alcançam esse entendimento, o que reflete numa prática diferenciada e por vezes autoritária e descompromissada, distante das concepções atuais de gestão escolar. Partindo dessa realidade o presente estudo teve como objetivo analisar as concepções existentes de professoras, coordenadora e diretora, sobre a importância do Projeto Político-Pedagógico no âmbito escolar, numa escola da rede de ensino público do Recife-PE, buscando através desse estudo promover reflexões acerca dessa temática.
METODOLOGIA:
Foram aplicados questionários com professoras, coordenadora pedagógica e a direção de uma Escola de Ensino Fundamental da Rede Pública de Recife-PE. Estudos bibliográficos sobre a importância do Projeto Projeto-Pedagógico no âmbito escolar, subsidiaram a análise sobre as concepções percebidas nos questionários respondidos pelo corpo docente, administrativo e pedagógico da escola sobre a importância do Projeto Político-Pedagógico, bem como no Projeto existente na escola. A análise feita procurou perceber se as concepções do corpo docente, administrativo e pedagógico da escola refletiam as concepções que subjaz os estudos atuais sobre Projeto Político-Pedagógico, e se estas concepções se apresentavam em seu Projeto.
RESULTADOS:
Com bases nas respostas obtidas, observa-se o não conhecimento pela maioria dos professores sobre a importância do Projeto Político-Pedagógico na escola, uma vez que não era discutido, e também a falta de compreensão da administração e da coordenação da escola sobre a importância do Projeto Político- Pedagógico como exercício da democracia e autonomia da escola na busca de sua identidade, uma vez que não demonstraram clareza e segurança em suas respostas as questões. O Projeto da escola apresentou-se defasado em alguns dados, e com ausência de clareza em suas propostas. O não conhecimento e compreensão sobre a importância do Projeto Político-Pedagógico no âmbito escolar, pode dificultar e refletir nas práticas administrativas e pedagógicas da escola, por não entenderem que o mesmo possibilita tanto a organização do trabalho pedagógico, quanto o trabalho do gestor escolar.
CONCLUSÕES:
Os profissionais da escola não apresentam um conhecimento firmado em bases científicas sobre a importância do Projeto Político-Pedagógico no âmbito escolar como promotor da democracia, autonomia e identidade escolar, bem como a não compreensão da importância da participação de todos no processo de elaboração e execução do mesmo. Essa afirmação nos faz refletir inicialmente sobre a nossa formação profissional quanto às novas exigências sociais e organizacionais que os que fazem a escola deve se conscientizar em promover. E sobre as necessidades de uma formação continuada.
Palavras-chave:  GESTÃO DEMOCRÁTICA; PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO; AUTONOMIA.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004