IMPRIMIRVOLTAR
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
COLEÇÃO BOTÂNICA E CHAVE DE IDENTIFICAÇÃO PARA PLÂNTULAS, DAS ESPÉCIES DE CAMPO DE MIMOSO E BREJO DO PANTANAL DE MATO GROSSO, BRASIL.
Arimila Barreto de Carvalho 1   (autor)   arimila20v@hotmail.com
Gilmar Alves Lima Júnior 1   (colaborador)   gilmarufmt@hotmail.com
Cátia Nunes da Cunha 1   (orientador)   catianc@terra.com.br
1. Departamento de Botânica e Ecologia/IB/UFMT.
INTRODUÇÃO:
Uma forma fácil de aprender a reconhecer as plantas é através do manuseio do material científico seco (exsicata) e contato com desenhos que auxilia compreender melhor a sua morfologia. Por isso, coleção de planta é uma prática corrente nos estudos botânicos. A correta identificação das espécies na natureza e das coleções botânicas é parte da busca para preservação de espécies raras, das ameaçadas de extinção e das populações em declínio. Nos estudos de comunidades de plantas a identificação dos organismos é uma pratica primordial, desta forma, a coleção botânica de referência é o primeiro passo metodológico a ser executado. Quando se estuda banco de sementes, a identificação dos indivíduos em estágio de plântula é difícil, porque muitas espécies possuem morfologia similar ou então podem apresentar heterofilia. Campos sazonalmente inundados durante o período chuvoso compõe uma importante unidade geomórfica do Pantanal. A fase aquática desse sistema é dominada por espécies características, hidrófilas, adaptadas a essa situação hídrica. O brejo é permanentemente inundado, caracterizando-se pela presença de uma vegetação hidrófila. O estudo destas comunidades requer uma coleção de plântulas de referência tanto de material botânico seco, quanto em líquido para auxiliar na identificação. O presente trabalho propõe oferecer condições para a identificação mais segura. Para isso, foi realizada coleta de plântulas, para a montagem de uma coleção de espécimes, álbum de plântulas secas e desenhos morfológicos.
METODOLOGIA:
O projeto constou de quatro fases. Primeiramente foram coletadas plântulas de diversas espécies provenientes dos experimentos sobre banco de sementes de campo de Mimoso e Brejo, realizado em casa de vegetação no IB/UFMT. A coleta foi semanal, após a contagem das plântulas.O material foi lavado e herborizado, os indivíduos foram prensados em guias telefônicos e colocados para secagem em estufa, durante vinte e quatro horas em temperatura de 50˚C. Na montagem das exsicatas, o material seco foi costurado em folhas de papel cartão de cor branca, escolhendo as melhores amostras e disposições para a identificação das estruturas. O material foi lacrado e protegido por um saco plástico transparente e disposto por grupos familiares numa pasta arquivo. Finalizando o registro, foi montada uma coleção com material botânico conservado em substância FAA (composição para 100 ml: 90 ml - álcool a 70%, 5 ml - formol e 5 ml - ácido acético). Todo material foi identificado através de bibliografia e por pessoas especializadas. Para a confecção do álbum botânico foram feitos desenhos, a partir do material seco e vivo, utilizando uma lupa com câmara clara modelo WILD (M3Z) TYP 256575 Heerbrugg Switzerland. Foi elaborada uma chave dicotômica de identificação para as plântulas utilizando os caracteres morfológicos. Todo material coletado teve acompanhamento de uma ficha de identificação informando: habitat, família, espécie, nome vulgar, distinção das características e referências.
RESULTADOS:
Do total de plântulas germinadas no experimento, foram coletadas 230 plântulas para confecção do álbum de plântulas prensadas, secas a 50º C em estufa e fixadas em papel cartão e foram coletados 57 exemplares para conservação em FAA. Foram identificadas 26 espécies no campo, 17 espécies no brejo, totalizando 46 espécies já identificadas, pertencentes a 18 famílias taxonômicas sendo elas: Anacardiaceae, Scrophulariaceae, Cabombaceae, Euphorbiaceae, Rubiaceae, Cyperaceae, Alismataceae, Pontederiaceae, Poaceae, Boraginaceae, Lamiaceae, Convolvulaceae, Onagraceae, Mimosaceae, Commelinaceae, Nimphaeaceae, Ricciaceae, Lentibulariaceae. Todas as espécies identificadas foram desenhadas e reunidas no álbum botânico com a chave dicotômica correspondente. Durante a execução do trabalho foi confirmada a dificuldade para identificação das plantas em estágio jovem, mas com auxílio de botânicos e bibliografia especializada, as plântulas foram identificadas. Confirmando a importância da realização do projeto, o material disponível certamente será de grande auxílio aos que já realizam estudos a respeito de bancos de sementes e plantas do Pantanal a fim de conhecer seu desenvolvimento.
CONCLUSÕES:
Subsidiando os estudos de plantas do Pantanal, este trabalho serve de referência na identificação, facilitada pela coleção botânica, o álbum de plântulas secas e os desenhos morfológicos realizados.
Instituição de fomento: Projeto Ecologia do Pantanal (Programa SHIFT) CNPq/BMBF
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  identificação; plântula; coleção.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004