IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
PROJETO DE INSERÇÃO UNIVERSITÁRIA PARA ESTUDANTES RECÉM INGRESSOS DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Veriana de Fátima Rodrigues Colaço 1   (orientador)   verianac@uol.com.br
Alexandra Borges do Santos 2   (autor)   xandaborges@yahoo.com.br
Jorge José Maciel Melo 2   (autor)   jorgejmmelo@bol.com.br
Elton Lucas Soares 2   (autor)   lucas@secrel.com.br
Eveline Dantas Nogueira 2   (autor)   veve_nogueira@hotmail.com
Francisco. Pablo H. Aragão Pinheiro 2   (autor)   pablo_pinheiro@zipmail.com
Kelen Gomes Ribeiro 2   (autor)   kelengomesr@yahoo.com.br
Ticiana Santiago de Sá 2   (autor)   ticianasantiago@yahoo.com.br
Jandson Ferreira da Silva 2   (autor)   jverbena@hotmail.com
Ana Carolina Leão Martins 2   (autor)   carolinaleao@hotmail.com
1. Depto. de Psicologia, Universidade Federal do Ceará - UFC.
2. Curso de Psicologia, Universidade Federal do Ceará - UFC.
INTRODUÇÃO:
Esse projeto se define como uma possibilidade de facilitar o processo de inserção dos estudantes recém-ingressos no curso de Psicologia da Universidade Federal Ceará, bem como de promover um intercâmbio de saberes e experiências. Tal empreita foi realizada em conjunto com a coordenação do curso, núcleos de extensão, centro acadêmico, estudantes e docentes. Assim, buscou-se construir um espaço para reflexões acerca da universidade pública, do curso em questão e sua eminente pluralidade de abordagens teórico-metodológicas, em suma, questões inerentes à Psicologia e a áreas afins. Acredita-se, também, que desta forma conseguimos cultivar uma relação mais próxima e profícua dos estudantes recém ingressos com a comunidade acadêmica na qual estavam inserindo-se. Consideramos este trabalho relevante por proporcionar, especialmente aos estudantes recém - ingressos, um maior contato com a Psicologia e com a vida acadêmica, fomentando discussões e incentivando a formação de um posicionamento crítico e atuante diante das múltiplas inovações e da diversidade de possibilidades que se apresentam com a entrada na universidade pública e, mais especificamente, no curso de Psicologia.
METODOLOGIA:
Para viabilizar aos estudantes recém - ingressos uma maior aproximação e conhecimento dos diversos equipamentos e setores da Universidade foram realizadas visitas orientadas a espaços como Restaurante Universitário, Bibliotecas, Setor Médico e Odontológico, Pró-Reitorias, Clínica de Psicologia, Museu, Teatro Universitário, Casa Amarela, Casa José de Alencar, entre outros. Associadas a este procedimento foram fomentadas reflexões acerca das questões relativas à Universidade Pública na atual conjuntura política e social através de debates e conferências. Diante da multiplicidade de abordagens características do conhecimento psicológico, apontamos como estratégia eficiente, além da utilização de seminários e apreciação de conteúdos formais, a promoção de um contato mais vivencial com temas pertinentes a essa área por meio de oficinas, nas quais utilizávamos artifícios como colagens, sensibilização através de filmes e músicas. Com o intuito de auxiliá-los em questões de ordem didática, de ordem burocrática e, ou, institucional trabalhamos com o apoio à matrícula, além da orientação metodológica de trabalhos curriculares.
RESULTADOS:
Nas visitas orientadas aos diversos setores e equipamentos da Universidade contamos com uma boa participação dos estudantes e percebemos que estes desenvolveram uma maior compreensão da dinâmica de funcionamento e da integração entre aqueles diversos espaços. Nas reflexões acerca da atual conjuntura e realidade da Universidade Pública, compreendemos que os estudantes mostraram-se bastante implicados com as problematizações suscitadas, bem como a questões institucionais referentes ao próprio curso de psicologia, tais como sua história, realizações e problemas. Produzimos também uma maior sensibilização dos estudantes em relação à multiplicidade tanto teórica quanto prática inerente à psicologia, de forma a mobilizá-los positivamente para a nova realidade de conhecimentos que estes têm acesso quando da entrada no Ensino Superior. Com a orientação da matrícula e a aos trabalhos curriculares observamos nos estudantes o desenvolvimento de um maior dinamismo para a lida com estas questões. Ressaltamos que estes resultados foram inferidos de avaliações e devolutivas feitas pelos professores envolvidos, além do uso de entrevistas e questionários de avaliação aplicados junto aos alunos.
CONCLUSÕES:
Em linhas gerais, percebemos uma maior integração dos estudantes com os espaços, processos e trâmites da universidade, além do desenvolvimento de uma maior criticidade diante das adversidades e possibilidades concernentes ao ensino superior. No decorrer das atividades realizadas, observamos por parte dos alunos a possibilidade de construção de uma maior autonomia através do intercambio de experiências e saberes. Compreendemos que o processo de inserção na Universidade mediado por nosso projeto desenvolveu-se de forma mais humana e participativa, favorecendo uma maior apropriação e integração entre os estudantes e os diversos parceiros que compartilharam conosco a construção deste projeto.
Instituição de fomento: MEC/SESu - Programa de Educação Tutorial
Palavras-chave:  Projeto de Inserção Universitária; Recém-ingressos; Curso de Psicologia.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004