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G. Ciências Humanas - 5. História - 9. História Social
IDENTIFICAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO ACERVO DOCUMENTAL DO CENTEV - UFV
Stella Maia de Faria 1   (autor)   stelinha24@yahoo.com.br
Fernanda Abreu Nagem 1   (autor)   fnagem@hotmail.com
Gisélia Maria Campos 1   (autor)   gmcampos@yahoo.com.br
Ronaldo Pereira de Jesus 2   (orientador)   ronaldo.jesus@ufv.br
1. Departamento de Artes e Humanidades
2. ICHS - UFOP
INTRODUÇÃO:
O projeto desenvolvido atentou para a extrema importância do zelo pelo patrimônio publico, pela preservação, conservação e resgate da memória das seguintes instituições de atendimento integral a crianças e adolescentes carentes: Patronato Agrícola Arthur Bernardes, 1926 a 1934; SAM -Serviço de Assistência ao Menor, 1934  1946; EAAB  Escola Agrícola Arthur Bernardes, 1946  1964; FUNABEM  Fundação Nacional de Assistência ao Menor, 1964 a 1990; CBIA  Centro Brasileiro par a Infância e Adolescência, 1990 a 1995; Divisão Educacional Agrícola Arthur Bernardes. Essas instituições funcionaram desde a década de 1920 no espaço que hoje abriga o CENTEV  UFV (Centro de Tecnologia de Desenvolvimento Regional de Viçosa). Os objetivos foram identificar as potenciais causas de deterioração dos acervos documentais, a fim de se evitar sua degradação; implantar a conservação preventiva como garantia de preservação e acesso à informação; otimizar as condições de acondicionamento e armazenagem, com a definição de padrões de acondicionamento; planejar a prevenção contra sinistros; controlar as condições ambientais, umidade e luminosidade; higienizar; subsidiar programas educativos, divulgando o corpus documental como forma de acesso e garantia de longevidade aos documentos buscando difundir dessa forma, a preservação do acervo. Tais objetivos foram realizados no intuito de preservar a História da Assistência ao Menor Carente, que não pode ser esquecida, mas repensada.
METODOLOGIA:
Foram utilizados os seguintes materiais para o desenvolvimento das atividades: caixas para arquivo substituindo as antigas caixas deterioradas; trinchas; espanadores para a remoção do pó dos documentos; etiquetas para identificar a numeração dos objetos; pincel, luvas, mascara e jalecos. O resultado do trabalho foi contido em banco de dados no Microsoft Access. Também foram realizadas limpezas dos documentos utilizando trinchas, estendendo-os abertos ao sol, trocando as caixas deterioradas por caixas novas. Em seguida, os dados foram recolhidos a partir de fichas preenchidas de identificação preenchidas manualmente, depois das fichas de identificação e catalogação adequadamente preenchidas, os dados formam informatizados no Microsoft Access. Para o pleno desenvolvimento das diferentes etapas do projeto, uma equipe formada por três estudantes do curso de História da UFV participou efetivamente das atividades.
RESULTADOS:
Realizaram-se as atividades de limpeza e higienização básica do acervo, incluindo-se não somente fontes documentais de ordem escrita, mas também o acervo de fontes não convencionais como móveis, utensílios, fotografias, maquinário. A catalogação, acondicionamento e identificação dos principais fundos documentais foi feita de acordo com a variação institucional e temporal. A maior parte da documentação identificada e catalogada é constituída por dossiês de fichas individuais dos alunos e funcionários, dossiês de movimentos financeiros, administrativos e orçamentários, dossiês de material pedagógico e dossiês de correspondências emitidas e recebidas pertencentes ao Departamento de Pessoal.
CONCLUSÕES:
Nesse contato imediato com a documentação presente no acervo, descobriram-se possibilidades quase ilimitadas de pesquisas e trabalhos na área de História Social. Além de ter sido efetivada plenamente a identificação primária do acervo. O projeto desenvolvido tem a pretensão de possibilitar o aproveitamento do material disponível para que estas instituições de assistência ao menor carente não desapareçam, mas, se tornem permanentes, cujo caráter violento e arbitrário poderá estar cada vez mais evidenciado em futuros trabalhos.
Instituição de fomento: PIBIC - CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Identificação; Organização; Memória.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004