IMPRIMIRVOLTAR
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 3. Análise Nutricional de População
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS XERENTE MENORES DE CINCO ANOS, DA ALDEIA FUNIL, TOCANTINS.
Marcia Leopoldina Montanari Corrêa 1   (autor)   mcorrea@cpd.ufmt.br
Maria Clara Vieira Weiss 2   (orientador)   mcweiss@cpd.ufmt.br
1. Pós – Graduanda do Mestrado em Saúde Coletiva-ISC/UFMT.
2. Profª. Drª. do Instituto de Saúde Coletiva ISC/UFMT.
INTRODUÇÃO:
O estado nutricional é um indicador de saúde aplicado para se conhecer a situação de nutrição de uma dada população, com vistas à execução de ações e intervenção satisfatórias, quanto à promoção da saúde. A Antropometria tem sido o método mais utilizado na avaliação do estado nutricional, devido a sua simplicidade e baixo custo. No entanto, quando se trata de populações tradicionais, como as indígenas, há que se considerar os aspectos sociais e sobretudo culturais para que se faça uma análise mais abrangente do estado nutricional.
METODOLOGIA:
Este estudo foi realizado nas terras indígenas do povo Xerente, da aldeia Funil, no estado de Tocantins, no ano de 2000, como parte do Diagnóstico Etno-Ambiental Xerente (OPAN;GERA-UFMT;INVESTCO), onde foram realizados levantamentos nas áreas de antropologia, zoneamento ambiental, agroecologia, saúde e educação. Foi realizada avaliação nutricional de 58 crianças menores de cinco anos do Posto da FUNAI Funil (composto pelas aldeias Centro, Funil, Serrinha 1 e Serrinha 2) através da análise dos cartões de vacinação, pelo método Peso/Altura no período de novembro/99 a fevereiro/00, e aferição de medidas antropométricas em 15 crianças da aldeia Funil.
RESULTADOS:
A análise dos cartões de vacinação indicou risco nutricional, com 21 crianças (36,3%) do Posto Indígena Funil apresentando baixo peso. O maior número de crianças desnutridas foi encontrado na aldeia Funil (13 crianças). A análise de medidas antropométricas de peso e altura nas crianças desta aldeia, confirmaram os dados obtidos nos cartões de vacinação, validando a utilização deste método como alternativa para indicadores nutricionais de populações indígenas e indicando possível ocorrência de carência alimentar, provavelmente decorrente da situação de contato com a sociedade envolvente e das inter-relações sociais e econômicas dadas naquela região.
CONCLUSÕES:
Tendo em vista que as aldeias que compõem a área de abrangência do Posto Funil (aldeias Centro, Funil, Serrinha 1 e Serrinha 2) possuem maior percentual de população na faixa etária de 0-14 anos (59%, 57%, 50% e 54%, respectivamente), evidencia-se a necessidade de maior vigilância aos indicadores nutricionais constatados, pois a população vem crescendo significativamente, mas tal crescimento prescinde de ações de Segurança Alimentar e Nutricional que garantam o acesso a alimentação, necessários ao crescimento e desenvolvimento adequados, numa perspectiva de resgate ou preservação da cultura alimentar Xerente.
Instituição de fomento: UFMT/CNPq
Palavras-chave:  Posto Indígena; carência alimentar; segurança alimentar.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004