IMPRIMIRVOLTAR
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 5. Farmacognosia
IDENTIFICAÇÃO DAS PRINCIPAIS CLASSES DE METABÓLITOS SECUNDÁRIOS PRESENTES NA AMÊNDOA DA Euterpe edulis (JUÇARA).
Kamyla de Arruda Pedrosa 1   (autor)   dollymila@yahoo.com.br
Tatiane Maria Vieira Reis 1   (colaborador)   
Washington Rodrigues Kleber Lima 2   (colaborador)   
José de Ribamar Santos Gonçalves 2   (orientador)   
1. Graduanda do Depto. de Farmácia, Univ. Federal do Maranhão – UFMA
2. Prof. Ms. do Departamento de Farmácia – UFMA
INTRODUÇÃO:
A Euterpe edulis, ou como é conhecida popularmente juçara, possui fruto globoso e violáceo, contendo uma amêndoa. É encontrada abundantemente na região da Amazônia. Na medicina caseira utiliza-se a amêndoa como antidiarréico. Os produtos do metabolismo secundário das plantas, destacam-se com o seu uso farmacológico, como: taninos condensados sua ação terapêutica em diarréia, hipertensão arterial, hemorragias, feridas, problemas estomacais e processos inflamatórios. As saponinas são utilizadas como imunoestimuladoras e hipocolesterêmicas. Os flavanonóis aumentam a resistência capilar, e contraria o aparecimento de hemorragias locais. Portanto, objetivou-se pesquisar a presença e intensidade das principais classes de metabólitos secundários na amêndoa da espécie vegetal Euterpe edulis.Tendo como finalidade de detectar novas substâncias ativas mais eficazes e com menores efeitos colaterais.
METODOLOGIA:
Foi realizada coleta das amêndoas de frutos da Euterpe edulis, em outubro de 2003. O extrato foi obtido a partir da amêndoa, que ficou durante 15 dias em maceração em solução etanólica a 70%. Os testes baseados na literatura de MATOS, F.J; 1997; foram realizados utilizando o extrato etanólico, o resíduo seco e as próprias amêndoas passadas por um processo de secagem.
RESULTADOS:
Após a abordagem fitoquímica realizada foram encontradas as seguintes classes de metabólitos secundários: catequinas, flavononóis, resinas, saponinas e taninos condensados. Dentre estas, somente as resinas apresentaram-se fracamente positivas. Na metodologia utilizada não foi encontrada a presença de outras classes de metabólitos secundários, que neste trabalho foram pesquisadas como: alcalóides, terpenos, cumarinas, glicosídeos cianogênicos, ácidos fixos fortes, leucociantidinas, flavonas, flavonóides e taninos hidrolisáveis.
CONCLUSÕES:
As classes de metabólitos secundários encontrados nas amêndoas, da espécie vegetal Euterpe edulis, foram as seguintes: catequinas, flavanonóis, resinas saponinas e taninos condensados.
Instituição de fomento: UFMA
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Euterpe edulis; metabólitos secundários; fitoquímica.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004