IMPRIMIRVOLTAR
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 2. Botânica Aplicada
REGISTRO ETNOBOTÃNICO DE PLANTAS MEDICINAIS NATIVAS NA COMUNIDADE OLARIA NO MUNICÍPIO DE LAMBARI D’OESTE, MATO GROSSO, BRASIL.
Simone Nunes da Cruz 2   (autor)   
Fernando Hiroshi Aburaya 1, 2   (autor)   aburayafh@yahoo.com.br
Iris Gomes Viana 2   (autor)   
Valquiria Luciana Sanches Banhos dos Santos 2   (autor)   
Sirlene Rodrigues Machado 2   (autor)   
Pedro Carlos 2   (autor)   
Lielia Rodrigues dos Santos 2   (autor)   
Claudinéia Nunes da Cruz 2   (autor)   
André da Silva 2   (autor)   
1. Departamento de Ciências Biológicas - Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
2. Pós-Graduação do Departamento de Educação Amiental - Instituto Cuiabano de Educação - ICE
INTRODUÇÃO:
O conceito de conservação da natureza tem evoluído e hoje se busca conhecer o uso dos recursos naturais pelas populações tradicionais como forma de se salvaguardar áreas de conservação. A subsistência é um requisito para a manutenção da forma de vida ética e não somente para a sobrevivência física. Na atualidade, encontra-se em um momento de transição onde apesar dos processos de transmissão cultural permanecerem, o status dos mesmos já recebem interferência do contato com a medicina moderna, forjando uma necessidades de consumo e participação político-sociais na utilização dos recursos naturais já são valorizados para o uso no mercado de bens. A biodiversidade fornece a matéria prima de nossa alimentação e preenche numerosas outras funções domésticas, industriais, médicas ou de lazer. Alem das preocupações éticas ou naturalistas, a diversidade do vivo é, portanto, na realidade, um conjunto de recursos biológicos essenciais para a vida das sociedades humanas. Dessa forma, a conservação, destinada a preservar o uso potenciais, é um argumento freqüente utilizados por aqueles que lutam pela preservação da biodiversidade. As atividades extrativistas no meio natural constitui um dos principais usos das diversidades biológicas pelas comunidades tradicionais. Sendo utilizadas pela maioria das pessoas na cura de muitas enfermidades. O presente trabalho teve como objetivo registrar os conhecimentos e as relações dos moradores com a vegetação nativa da região.
METODOLOGIA:
O município de Lambari D’Oeste se localiza à 360 Km da capital de Mato Grosso. Não há uma estruturação da comunidade local, sendo esta espalhada em diversas comunidades de origem local, com pouca influência da colonização por pessoas advindas de outros estados. O trabalho foi realizado na comunidade denominada Olaria, a comunidade conta com uma população de aproximadamente 100 habitantes, localizada à 15 Km do centro de Lambari D’Oeste, às margens do rio Cabaçal. Os dados etnobotânicos foram coletados através de entrevistas com 10 moradores da comunidade, por meio de questionários aberto e semi-estruturado. Para a escolha dos entrevistados foram realizadas visitas às casas, que foram sorteados de forma aleatória.
RESULTADOS:
Após as coletas, foram registradas um total de 24 espécies de plantas nativas com uso na medicina local. As que obtiveram maiores representatividades foram a Família das Leguminosae, com 05 representantes e as Bignomiaceae, com 03 representantes; As outras Famílias tiveram 01 representante cada e 05 famílias não foram identificadas. Quando analisadas quais as partes mais utilizadas, a casca foi à parte mais utilizada no preparo de seus remédios. As plantas nativas são utilizadas para diversos tratamentos como: infecções, gripes, hepatite, sinusite, câncer entre outros, além de utilizar algumas espécies em tratamento de animais domésticos como no caso do rebanho bovino, como Para-tudo (Tabebuia aurea Benth & Hook) e Magalinha-do-campo (morfotipo), indicado para o fortalecimento do gado; Tripa-de-galinha, muito utilizada para controlar diarréia (curso preto) em bezerro na fase de amamentação. A faixa etária da maioria dos entrevistados foi de 40 à 49 anos de idade.
CONCLUSÕES:
A pesquisa mostra que estudos com relação à utilização dos recursos naturais são de suma importância para a compreensão da forma manejo realizado pelas comunidades tradicionais. Os moradores da comunidade Olaria possuem um grande conhecimento sobre os recursos naturais (Plantas Medicinais), suas formas de preparo e partes utilizadas
Palavras-chave:  Registro; Etnobotânico; Comunidade Olari.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004