IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
FORMAÇÃO DE TUTORES: UM PROCESSO SÓCIO-INTERACIONISTA EM EAD
Diana dos Santos Abreu 1   (autor)   dinhaabreu@yahoo.com.br
Fabiana Santos 1   (autor)   
Juliana Carvalho 2   (autor)   
Fabrícia Vellasquez 2   (autor)   
Vanessa de Moraes 2   (autor)   
Débora Cristina Oliveira 1   (autor)   
Raquel Villardi 1   (orientador)   
1. Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
2. Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de formação e atuação de tutores sócio-interacionista (Vygotsky,1989), em um curso de formação docente continuada, na área de linguagem, à distância, com suporte tecnológico. O curso foi um desdobramento do projeto anterior, no sentido de capacitar os professores e minimizar as dificuldades encontradas por eles, tornando estes aptos a atuar com seus alunos, no desenvolvimento lingüístico de cada um, no que se refere ao campo da leitura e da escrita. Como o acesso à variedade culta da língua se dá pela apropriação de estruturas lingüísticas complexas, que dependem do desenvolvimento de habilidades mentais de leitura (Saussure, 1977), é papel da escola proporcionar ao aluno condições para o desenvolvimento de habilidades de leitura, necessárias à construção de sua própria cidadania. Para realização do curso utilizamos um sistema didático-metodológico-computacional múltiplo, capaz de proporcionar o desenvolvimento de habilidades cognitivas a partir do uso da linguagem em diferentes códigos, de mediar as inter-relações entre os sujeitos envolvidos em situação de aprendizagem e de favorecer a construção do conhecimento pela interação. Como o tutor de hoje não é mais um tirador de dúvidas - este assume, na verdade, papel fundamental e determinante em todo o processo de construção do conhecimento - oferecemos uma capacitação de tutores que os tornaram efetivos mediadores no processo de aprendizagem.
METODOLOGIA:
Levando em conta os estudos da teoria Sócio-interacionista (Vygotsky,1989) que concebem a aprendizagem como um fenômeno que se realiza na interação com o outro, este processo baseou a atuação do tutor como educador (mediação, interação, estímulo, etc). O processo de formação tutorial foi fundamentada em três eixos principais: o eixo dos conteúdos - onde foram reformulados os referenciais teóricos específicos da linguagem e do sócio-interacionismo, trabalhados ao longo do curso; o eixo da formação técnica e mecanismos de interação – eixo em que os tutores aprenderam a utilizar as ferramentas essenciais para a realização do curso, experimentando condições e situações das mais variadas quanto ao uso das ferramentas de interação, de modo a familiarizarem-se com o uso específico de cada uma delas, tal qual definido por ocasião do protótipo;e o eixo dos mecanismos de comunicabilidade – momento em que ocorreu uma capacitação específica do tutor para expressar-se com clareza e perceber a melhor forma de se comunicar com cada aluno, a fim de assegurar que a troca entre alunos e tutores se desse de forma adequada. Este processo foi composto de nove encontros e, em seguida, um teste de bancada – onde os tutores vivenciaram todo o curso em laboratório, este foi o principal elemento diferencial no processo de formação dos mesmos, uma vez que eles puderam identificar as possíveis dificuldades pelas quais os alunos poderiam passar ao longo do curso.
RESULTADOS:
Foi possível verificar, com o protótipo do curso, que o nível de acessibilidade da rede ainda se encontra abaixo das expectativas, em função das dificuldades (técnicas, no uso das ferramentas de interação, e da rede) encontradas pelos alunos do curso. Outro dado relevante é o índice de evasão ter sido menor que o índice de concluintes, tarefa difícil na EAD. Ainda foi possível verificar a real importância da formação de tutores para EAD, uma vez que os tutores exerceram papel fundamental e decisivo durante todo o processo, portanto nossa hipótese, em relação à necessidade de uma formação tutorial teórico-prática consistente, só vem afirmar que, com nossa proposta, objetivamos a garantia de um desempenho que foi essencial tanto no acompanhamento dos alunos , quanto na efetivação da compreensão e da comunicabilidade ao longo do processo.
CONCLUSÕES:
É fundamental que os tutores sejam os primeiros alunos do curso, participando como co-autores, vivenciando todo o processo de construção do mesmo, para que atuem como mediadores, criando um ambiente de interação. O teste de bancada permitiu ao tutor antecipar e identificar as futuras dificuldades que os alunos possam, eventualmente, encontrar, na expectativa de minimiza-las e se possível, soluciona-las. Neste sistema didático-metodológico-computacional múltiplo, verificamos que é possível construir conhecimento à distância em interação com outros, com autonomia, independentemente da relação espaço-tempo. Assim, garantimos os princípios de aprendizagem pela interação, o que nos permite concluir, que obtivemos sucesso no curso proposto, para os que concluíram. Tais resultados são apresentados com base nos questionários de avaliação e de evasão, respondidos pelos alunos do curso.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Educação; Tecnologia; Formação de Tutores para EAD.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004