IMPRIMIRVOLTAR
E. Ciências Agrárias - 5. Medicina Veterinária - 5. Reprodução Animal
INFLUÊNCIA DA RESTRIÇÃO ALIMENTAR E DA REALIMENTAÇÃO SOBRE AS CONCENTRAÇÕES DE ESTRADIOL EM CABRAS MESTIÇAS DE SAANEN EXPLORADAS NO NORDESTE DO BRASIL
Ney Rômulo de Oliveira Paula 1   (autor)   neyromulo@bol.com.br
Giovanna Galeati 2   (colaborador)   davide.rondina@tin.it
Dárcio Ítalo Alves Teixeira 1   (colaborador)   diat@pop.com.br
Edilson Soares Lopes Júnior 1   (colaborador)   eslj@bol.com.br
Iracelma Julião de Arruda 1   (colaborador)   iracelma.arruda@bol.com.br
Aline Lima de Souza 1   (colaborador)   lilitoffee@pop.com.br
Vicente José de Figueirêdo Freitas 1   (co-orientador)   vjff@uece.br
Davide Rondina 1   (orientador)   davide@uece.br
1. Laboratório de Fisiologia e Controle da Reprodução, Universidade Estadual do Ceará - UECE
2. Dipartimenti di Morfofisiologia Veterinaria e Produzione Animali, Università di Bologna - UNIBO
INTRODUÇÃO:
O Brasil possui cerca de 1,18% da população caprina mundial, com 94% desta, concentrada na região Nordeste, confirmando a enorme importância desta região para a produção caprina (IBGE, 1996). Nesta área durante a estação seca, os animais são submetidos a uma baixa condição nutricional e de oferta de alimentos por um longo período, e a ausência de anestro estacional indica que a nutrição é a chave fundamental para o controle da eficiência reprodutiva em cabras (Walkden-Brown e Restall, 1996).
Nesta região a utilização de tratamentos hormonais para sincronização do estro e ovulação está subordinada a disponibilidade de suplementação ou à condição corporal de fêmeas. Nestas espécies, o sucesso dos tratamentos de sincronização do estro foi afetado por severas restrições alimentares empregadas por curtos (Mani et al. 1996) ou médios períodos (Kusina et al. , 2001).
Assim, estudos sobre o efeito da restrição alimentar por longos períodos na resposta ao tratamento de sincronização são escassas. A secreção de estradiol é um importante parâmetro para se avaliar a função reprodutiva em caprinos, pois este marca o final do recrutamento folicular necessário para que possa ocorrer ovulação (Riesenberg et al. , 2001).
O objetivo deste trabalho foi verificar a influência da restrição alimentar e da realimentação sobre os níveis de 17β-estradiol em cabras mestiças de Saanen exploradas no Nordeste do Brasil.
METODOLOGIA:
O experimento foi conduzido na Universidade Estadual do Ceará localizada a 3º 43’ S e 38º 30’ W. Para este estudo, 10 cabras mestiças de Saanen foram utilizadas. No início do estudo, a média (± e.p.) foi similar para o peso corporal (22,60 ± 1,58 kg) e idade (1,8 ± 0,19 anos). As cabras foram agrupadas em apriscos elevados com livre acesso à água e sal mineral. Em um período de seis meses as cabras receberam capim elefante e concentrado para fornecer 0,7 vezes (0,7 M) o requerimento energético e protéico para manutenção do peso vivo (AFRC, 1998). Posteriormente, 5 cabras foram realimentadas (1,5 M) por seis semanas. No final de cada tratamento nutricional o estro das fêmeas foi sincronizado utilizando esponjas vaginais impregnadas com 45 mg de FGA (Chrono-gest, Intervet, France) por 11 dias, injeções intramusculares de 300 UI de eCG (Novormon, Tecnopec, Argentina) e 50 μg de cloprostenol (Ciosin, Coopers, Brazil), 48 h antes da retirada das esponjas.
A partir do início do estro, durante 24 h a intervalos de 2 h, amostras de sangue foram coletadas em tubos heparinizados por venopunção, centrifugadas e acondicionados em freezer a -20º C até análise. As concentrações plasmáticas do 17β-estradiol foram realizadas através radioimunoensaio em Bologna na Itália, de acordo com o método descrito por Tamanini et al. , (1985).
Todos os dados foram analisados utilizando o programa estatístico SAS. A correlação entre os parâmetros foram analisadas utilizando o teste de Pearson.
RESULTADOS:
Durante o período de subnutrição um animal foi descartado. Durante seis meses de subnutrição a queda de peso dos animais foi (média ± e.p.) 18,62 ± 3,03% do peso inicial. Em seguida, durante seis semanas de suplementação a média (± e.p.) de recuperação do peso atingida foi de 90,63 ± 3,56%. Todas as cabras do experimento realimentadas exibiram comportamento de estro. O intervalo entre a remoção das esponjas e início do estro foi correlacionado com a perda de peso (R=0,91; P=0,012). A concentração total de estradiol foi significativamente correlacionada nos animais suplementados (R=0,99; P=0,012), não sendo verificada tal correlação para os animais submetidos ao tratamento de subnutrição.
CONCLUSÕES:
Embora o caráter altamente individual, os níveis de 17β-estradiol durante o pré-estro ou estro, podem fornecer informações úteis a respeito aos efeitos da alimentação sobre a taxa de ovulação. Por esta razão neste trabalho foi verificada uma forte correlação positiva entre as concentrações de 17β-estradiol e ovulação nos animais realimentados, não sendo observada tal correlação nos animais submetidos apenas a um baixo plano alimentar.
Instituição de fomento: Fundação Cearense de Amparo à Pesquisa - FUNCAP
Palavras-chave:  Cabras; Nutrição; Estradiol.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004