IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
INFLUÊNCIA DA PERFORMANCE DOCENTE E DA GESTÃO ESCOLAR NO DESEMPENHO DOS ALUNOS EM MATEMÁTICA.
Juceli Lima de Souza 1, 3   (autor)   jucelibengert@yahoo.com.br
Sandra Helena Lima Moreira 1, 2   (autor)   sandramoreiras@bol.com.br
Antônia Solange Pinheiro Xerez 1, 4   (autor)   solangexerez@bol.com.br
1. Profa. Mestra do Curso de Pedagogia da Faculdade Christus - FC
2. Doutoranda em Educação da Universidade Federal do Ceará - UFC
3. Profa. Mestra do Curso de Administração da Faculdade Christus - FC
4. Supervisora junto à Secretaria de Educação de Maracanaú/CE
INTRODUÇÃO:
A Matemática, juntamente com a língua materna, faz parte dos currículos escolares como disciplina básica em todos os países, e há um quase-consenso quanto às dificuldades que estão envolvidas no seu ensino-aprendizagem, sendo considerada a principal responsável pelas reprovações e evasões ao longo do ensino fundamental. No Estado do Ceará, desde 1974, foi institucionalizado que o ensino fundamental, da 5ª à 8ª série, fosse veiculado à sua clientela através da educação à distância: o telensino. Se no ensino de Matemática, adotado no sistema na modalidade presencial emergem problemas e dificuldades das mais diversas, no ensino a distância as dificuldades e os obstáculos se manifestam com mais intensidade. Por conseguinte, a finalidade deste estudo é revelar que variáveis e indicadores referentes aos professores e diretores se correlacionam de maneira significativa com o desempenho dos alunos do telensino nos testes de Matemática aplicados pelo Sistema Permanente de Avaliação das Escolas Estaduais do Ceará (SPAECE), da Secretaria de Educação Básica. As correlações, apesar de não significarem causalidade, estabelecem nexos, e estes podem servir de pistas para a melhoria da qualidade na prática do ensino da Matemática
METODOLOGIA:
Para verificar o possível relacionamento do desempenho dos alunos das oitavas séries do sistema de telensino da rede estadual em Fortaleza, com as respostas, dadas pelos docentes e diretores das escolas, relativas às suas vivências e percepções, foram adotados procedimentos metodológicos da estatística descritiva para análise dos dados secundários, obtidos junto ao Laboratório de Pesquisa em Avaliação e Medida Psicoeducacional do Departamento de Fundamentos de Educação da Universidade Federal do Ceará, utilizando-se o software Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Tratando-se de um estudo de caso, a amostra se caracterizou por ser não probabilística e intencional constituindo-se de 3604 alunos do sistema de telensino e seus respectivos professores e diretores. Foram utilizados três instrumentos para a coleta de dados: o teste de Matemática e os questionários - de professores e diretores. O teste de Matemática é constituído de 30 questões, de acordo com os objetivos e conteúdos programáticos definidos pela Secretaria de Educação. O questionário do orientador de aprendizagem é constituído de 37 perguntas e no do diretor constam 18 perguntas. Para verificar o grau de associação entre as variáveis qualiquantitativas relativas à performance dos professores e diretores, utilizou-se a técnica do coeficiente de correlação linear de Pearson.
RESULTADOS:
O estudo evidenciou que as habilidades e os conteúdos delineados pela Secretaria de Educação via teste de Matemática, não foram apreendidos satisfatoriamente pelos da 8ª série. O teste apresentou um baixíssimo índice de acertos (21,93%). Do conjunto das variáveis analisadas relativas às percepções do diretor e docentes, nove dessas variáveis explicaram significativamente 45,1% das variações da Nota de Matemática, sendo que a que apresentou maior intensidade no relacionamento foi a referente à opinião do orientador de aprendizagem quanto à ajuda do manual de apoio como fator que favorece a aprendizagem dos alunos do telensino. Outra variável relativa ao manual de apoio apresentou relacionamento significativo: os alunos cujo professor considerou a área do manual de apoio mais bem elaborada como sendo a de Matemática, apresentaram melhor desempenho. Para as variáveis relativas à gestão escolar, a que apresentou maior intensidade de relacionamento foi a referente ao número de vezes que o diretor proporcionou reuniões para tratar de assuntos pedagógicos. Quanto mais reuniões para tratar de assuntos pedagógicos foram proporcionadas pelo diretor, melhor foi a nota em Matemática do respectivo aluno. Uma segunda variável relativa à da avaliação do acompanhamento pedagógico do telensino na escola também contribuiu expressivamente para as variações da nota de Matemática: quanto mais o professor se sentiu apoiado pelo núcleo gestor, melhor foi o desempenho do respectivo aluno.
CONCLUSÕES:
Os resultados observados quanto ao desempenho dos alunos estão em conformidade com os diversos estudos na área do ensino da Matemática, que revelam a grande insatisfação frente aos resultados negativos de aprendizagem nessa área do conhecimento. Os resultados da pesquisa avaliativa empreendida pelo SPAECE têm concorrido de maneira substancial para redimensionar o planejamento do telensino. Foram aventadas as propostas de: fim do telensino obrigatório; diminuição das emissões das tele-aulas para que o orientador fique mais livre; adequação dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o telensino e que a atribuição de orientador de aprendizagem seja revertida para a área de formação do professor, entre outros temas da mesma natureza. O fato de duas variáveis referentes ao manual de apóio e duas referentes ao acompanhamento pedagógico influenciarem de maneira positiva no desempenho do aluno em Matemática reforça a importância tanto do professor aprovar o livro didático adotado quanto a gestão estar empenhada no sucesso do ensino-aprendizagem, independente da modalidade de ensino.
Palavras-chave:  Educação Matemática; Avaliação; Telensino.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004