IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
PERCEPÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS DE EDUCANDAS E EDUCANDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I DA ESCOLA MUNICIPAL LAFAYETE CAVALCANTI EM CAMPINA GRANDE/ PB
Ângela Carolina de Medeiros 1   (autor)   anjociebio@bol.com.br
Danielle Araújo de Sousa 2   (colaborador)   
Josileide Marques Benício Franco 3   (colaborador)   
Patrícia Campos de Arruda 4   (colaborador)   
Monica Maria Pereira da Silva 5   (co-orientador)   monicaea@terra.com.br
1. Graduanda do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas DFB/UEPB
2. Graduanda do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas DFB/UEPB
3. Graduanda do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas DFB/UEPB
4. Graduanda do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas DFB/UEPB
5. Profª. do Departamento de Farmácia e Biologia/UEPB
INTRODUÇÃO:
São vários os problemas que concorrem para a crise ambiental e ameaçam a continuidade de vida no planeta. A problemática dos recursos hídricos aparece como destaque, uma vez que sem este não há vida. A água constitui o recurso ambiental mais abundante do planeta. Apesar de toda abundância, os recursos hídricos vêm sendo degradados pelas atividades econômicas e pelo desenvolvimento das sociedades que mantêm um consumo crescente, gerando demandas diferenciadas e desperdício. Cenário resultante da falsa cultura de abundância de água, visão imediatista e cartesiana, que suscita no ser humano a irresponsabilidade com a água. Em decorrência, esgotos são lançados in natura nos corpos d’água; impera o desperdício; matas ciliares e de topo são derrubadas; e os corpos d’água são transformados em lixeiras. Neste contexto, Educação Ambiental surge como importante instrumento para modificar a percepção ambiental e fomentar práticas sustentáveis. Logo, este trabalho teve por objetivo identificar a percepção dos educandos e educandas da Escola Lafayete Cavalcanti referente a problemática dos recursos hídricos e contribuir para a inserção da dimensão ambiental no currículo escolar. A relevância desta pesquisa se insere na necessidade de sensibilizar e mobilizar a comunidade escolar para as questões ambientais e em especial, a problemática dos recursos hídricos, além da urgência da implementação da Política Nacional de Educação Ambiental, Lei 9795/99.
METODOLOGIA:
Este trabalho representa uma pesquisa participante realizada na Escola Municipal Lafayete Cavalcanti, situada no bairro das Malvinas em Campina Grande/PB, no período de agosto a dezembro de 2003 com 200 educandos e educandas do Ensino Fundamental I, de faixa etária de 8 a 13 anos. Os dados foram coletados simultaneamente ao processo de sensibilização através da análise de desenhos e frases; construção de matriz, dinâmicas, vídeo e textos. Os dados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa, utilizando-se da triangulação.
RESULTADOS:
Os resultados revelaram que os educandos e educandas percebem que a água é fundamental para vida, embora apresentem visão antropocêntrica em relação a este recurso. A maioria (88%) associou a importância da água às necessidades humanas. Fato admissível por se tratar de turmas do Ensino Fundamental I. Mas, estes estudantes precisam compreender que a estabilidade ambiental depende da água, assim como todas as formas de vida. Notou-se também que os estudantes apresentaram visão crítica sobre a problemática da água, apontando como principais causas o lançamento de esgotos domésticos e resíduos sólidos nos corpos d’água: poluição (63%), desperdício (27%) e desmatamento (10%), o que revela preocupação quanto à qualidade e o uso adequado deste recurso. Evidenciadas através das soluções apontadas: não jogar lixo nos rios (68%) e economizar água (32%). Embora esta percepção seja limitada, visto que problemas como retirada da mata ciliar e assoreamento não foram mencionados, de maneira a confirmar os dados expostos na literatura que grande parte da comunidade aponta a poluição hídrica como o principal problema da água, sem ressaltar a existência dos demais, verifica-se conhecimento significativo dos estudantes trabalhados em relação à temática em foco, fato decorrente dos constantes trabalhos de Educação Ambiental executados nesta unidade escolar, no entanto, ressaltam a necessidade de inserir a dimensão ambiental no currículo escolar de forma permanente e contínua.
CONCLUSÕES:
Diante dos resultados, notou-se que o público trabalhado detém percepção significativa quanto à questão dos recursos hídricos, visto que reconhece a influência direta da água sobre a qualidade de vida, a saúde e o desenvolvimento econômico e social. No entanto, predomina a visão antropocêntrica, não sendo atribuído importância da água para os demais seres vivos. Requerendo então, um processo de sensibilização contínua junto aos educandos e educandas e o envolvimento de toda comunidade escolar de modo a garantir o consumo sustentável deste recurso. Portanto, Educação Ambiental deve ser inserida no currículo escolar de forma permanente e contínua, de maneira interdisciplinar, para que assim as leis naturais sejam compreendidas pelos seres humanos e a percepção inadequada seja modificada e, fomentadas as práticas sustentáveis.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Recursos hídricos; Percepção ambiental; Educação Ambiental.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004