IMPRIMIRVOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Serviço Social - 3. Serviço Social da Educação
PREPARAÇÃO PRÉ-VESTIBULAR: MAIS QUE UMA ATITUDE SOLIDÁRIA, UMA FORMA DE ENSINAR CIDADANIA E INCLUSÃO SOCIAL.
Aliny Antunes Barbosa 1   (autor)   fernandobiolobo@yahoo.com.br
Fernando Vagner Lobo Ladd 1   (autor)   fernandobiolobo@yahoo.com.br
Paulo Antunes Barbosa Xavier 1   (autor)   
Helder Barbosa Paulino 1   (orientador)   helderlino51@yahoo.com.br
Rosimeire Alves da Silva 1   (co-orientador)   corrosi@bol.com.br
1. Departamento de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Goiás-UFG
INTRODUÇÃO:
O processo de seleção das Universidades Públicas tem sido, normalmente, excludente de grande parte da população brasileira, uma vez que o conhecimento exigido dos alunos que pretendem concorrer ao vestibular não se apresenta condizente com o nível de ensino que é ministrado nas escolas públicas do Brasil, assim sendo, movimentos que permitam a igualdade de condições entre a população de baixa renda e a de maior renda, no que se refere ao ingresso na Universidade, devem ser estimulados e criados em todas as esferas do governo, para se evitar que sejam dados privilégios à população mais rica, através de avaliações não condizentes com a realidade do ensino nas escolas públicas. Contidos nesta filosofia, a população acadêmica da UFG/Jataí (corpo docente e discente), realizou em 2003 um projeto de extensão voltado à preparação de alunos carentes para o processo do vestibular 2004 da UFG, que resultou no curso pré-vestibular ATITUDE. Aulas gratuitas, foram ministradas por alunos da UFG/Jataí, supervisionados pelos professores, com o objetivo de conscientizar os acadêmicos da importância de ações sociais. O projeto baseou-se, portanto, no processo de conscientização do acadêmico, do seu poder como agente transformador da realidade em que vive, através de conversas em sala de aula e extra-sala, além de esclarecer a importância da participação político-social de cada um, permitindo assim a formação de cidadãos comprometidos com a mudança da realidade social, conforme prega a LDB/1996.
METODOLOGIA:
O Curso Pré-vestibular ATITUDE iniciou suas atividades em agosto de 2003, sendo estas divididas em três etapas principais. A primeira correspondeu à definição de um período de inscrição para que a comunidade pudesse se inscrever para pleitear uma vaga no cursinho, período este compreendido entre os dias 26 e 28/08/2003. A segunda etapa constituiu a seleção dos alunos, a qual apresentava critérios definidos pelo grupo de alunos e professores participantes do projeto, estes tinham como premissa selecionar os alunos com menor poder aquisitivo, maior disposição para o estudo e vontade de vencer os obstáculos que por ventura pudessem aparecer. Neste processo dos 300 inscritos, selecionou-se apenas 70 alunos (25% do total), estabelecido, inicialmente como o máximo para que se pudesse ter um curso de qualidade. A terceira etapa correspondeu às aulas propriamente dita, as quais foram ministradas diariamente, das 19:00 às 23:00 horas,de segunda a sexta-feira, aos sábados das 14:00 às 18:00 horas e aos domingos das 8:00 as 11:00 horas, pelos alunos, sob supervisão dos professores do CAJ. As aulas, o material didático fornecido aos alunos, bem como as técnicas de ensino e organização do conteúdo foram elaboradas pelos acadêmicos, que se dividiram nas atividades de coordenação e docência das diferentes disciplinas.
RESULTADOS:
A motivação não só se deu por parte dos acadêmicos, como também pôde ser notada nos alunos do curso, onde pessoas que há muitos anos não estudavam tiveram uma participação satisfatória no decorrer das atividades, pois dos 70 (100%) alunos ingressantes, 40 (57%) concluíram todas elas, com um rendimento escolar exemplar, pois 24 (60%) destes foram aprovados na primeira fase do vestibular (UFG/Jataí e CEFET/Jataí para diversos cursos de bacharelado e licenciatura existentes nestas faculdades) , sendo que 17 (42,5%) ingressaram no ensino superior, 15 (quinze) na UFG e 2 (dois) no CEFET de Jataí.
CONCLUSÕES:
O projeto provocou um movimento no ambiente escolar motivando mais de 25 acadêmicos para este projeto, os quais participaram ativamente de todos os processos envolvidos no processo de ensino, uma vez que as decisões tomadas eram sempre definidas em reuniões e de formação pessoal. E a que se comentar que este índice de aprovação superou o de muitos cursos preparatórios para vestibular do município, o que levou a contratação dos professores do Curso Pré Vestibular ATITUDE para fazerem parte do quadro de professores de outros curso pré vestibular do município. Assim mais do que o ensino da cidadania, o projeto permitiu inserir no mercado de trabalho os alunos dos cursos de licenciatura do CAJ e, com isso permitindo a inclusão social não só daqueles que ingressaram na universidade, como também daqueles que tiveram seu primeiro emprego graças a oportunidade gerada pelo projeto.
Palavras-chave:  Educação; Cidadania; Inclusão social.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004