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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
MATA DO QUEIXADA JATAI/GO - EDUCAR PARA PRESERVAR
Aliny Antunes Barbosa 1   (autor)   alinyab@bol.com.br
Fernando Vagner Lobo Ladd 1   (autor)   fernandobiolobo@yahoo.com.br
1. Depto. de Ciencias Biologicas, Universidade Federal de Goias - UFG/Jatai
INTRODUÇÃO:
A Mata do queixada faz parte do pouco acervo de cerrado natural da região de jataí, que possui somente 2% de sua mata nativa no município, contrariando leis federais que estipulam preservação de pelo menos 20% de sua vegetação natural total. A mata do queixada trata-se de uma mata urbana, localizando-se muito próxima da Vila mutirão e do bairro José Bento. Essa região vem sofrendo grandes impactos ao longo do tempo e está sujeita, ainda, à grandes impactos antrópicos sobretudo por atividades de agropecuária (que circundam a mata em toda a sua extensão) e pelo próprio descaso por parte da população. A Implantação destes bairros sem nenhum tipo de conscientização ecológica e ambiental está fatalmente poluído o ambiente e degradando a mata, além do que o assoreamento do córrego queixada esta avançado pelo alto desmatamento da área. Está clara a falta de conscientização da população ao redor da mata, a inestimável importância de um remanescente ecológico como este deve ser elucidada para a população e torna-los com isso grandes aliados. E a perspectiva da educação ambiental deve ser inerente ao sentido de harmonizar as atividades humanas com princípios de sustentabilidade. Esse trabalho foi na forma de pesquisa quantitativa e qualitativa a fim de demonstrar a participação da população tanto no que refere à degradação da mata quanto à sua conservação.
METODOLOGIA:
A Pesquisa foi desenvolvida em três etapas. Primeiro, foram feitas visitas à campo com o intuito de observar os impactos ambientais sobre o curso dágua em diferentes pontos onde o córrego corta a mata e as pastagens, avaliando-se assim quais as reais condições da vegetação onde efetivamente há um maior fluxo de moradores. Segundo, aplicar um questionário para a comunidade local a fim de levantar dados que possam mostrar a atuação da população referente a mata do queixada. E terceiro, aplicação de palestras para viabilizar conhecimento teórico da educação ambiental e suas importâncias e valores a fim de torná-los cidadãos mais conscientes e praticantes do conservacionismo respeitando o ambiente que os cerca. Foram feitas entrevistas com trinta pessoas moradoras do entorno da mata do queixada. A faixa etária dos entrevistados foi entre 25 e 85 anos, dos trinta entrevistados 2 nunca foram a escola , 5 foram ate a Quarta serie 13 de 5ª a 8ª, 10 de 1º a 3º ano e nenhum do ensino superior. E com as palestras ministradas na sede da associação dos moradores fomos capazes de elucidar temas antes desconhecidos da população e assim contribuir para a reflexão e ação correta daquela comunidade. Foram ministradas varias palestras com duração de 3h cada sobre os seguintes temas: Água, Lixo e reciclagem, Biodiversidade, O meio em que vivemos, Preservação.
RESULTADOS:
Com relação às perguntas feitas para se obter dados sobre o comportamento das pessoas no que diz respeito a mata obtivemos que 50% dos entrevistados freqüenta a mata eventualmente destes 66% deixam algum tipo de lixo ao redor da mata, como restos de alimentos, embalagens e lixos domésticos em geral, entulhos, garrafas, sacolas, bitucas de cigarro, papel e etc. 10% utiliza a água do córrego para tomar banho. 100% não utiliza a água para o consumo próprio. 75% dos entrevistados disseram não fazerem nada para conservar a mata e outros 25% dizem conservarem a mata por não jogarem lixo não extraírem madeira e nem matarem os animais que aparecem com freqüência devido a fragmentação de seu habitat. De acordo com a avaliação dos conhecimentos próprios da comunidade 45% dizem saber o que é educação ambiental os outros 55% ou não sabem ou não quiseram opinar.
CONCLUSÕES:
Desde a década de 70, a questão ambiental tornou-se alvo da atenção mundial, principalmente dos países europeus e dos estados unidos, interessados em encontrar meios de combater e prevenir os impactos causados pela exploração predatória dos recursos naturais (SILVA, 1995), o interesse em preservar deveria ser de todos e se observarmos os resultados existe falhas, desde princípios básicos até a falta de oportunidade de uma escolarização conscientizadora mais avançada. Os entrevistados mostram uma total falta de informação sobre os malefícios que o lixo e o desmatamento podem causar. Pela educação ambiental, poder-se-á, mais facilmente, incitar o respeito á natureza, ai incluída diversidade biológica e genética, a produção de novos conhecimentos e de novas técnicas, enfim, banir as atitudes e comportamentos em desacordo com o ideal de equilíbrio do meio ambiente e dos elementos naturais (WOLFF, 2000). E de acordo com a legislação ambiental brasileira art.225: todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial a sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder publico e a coletividade o dever de defende-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações. Para isso devemos promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização publica do meio ambiente.
Palavras-chave:  Educação Ambiental; Cidadania; Conscientização.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004