IMPRIMIRVOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 4. Engenharia de Materiais e Metalúrgica
CENTRO DE GRAVIDADE E TRANSMISSÃO DE POTÊNCIA
Moacir Medeiros Veras 1   (autor)   moacirveras@yahoo.com.br
Heriscarth Marcell Dantas Pinheiro 1   (autor)   
Elizângela Ferreira Alves 1   (autor)   zanzacos@bol.com.br
Bruna Marcela Soares de Araújo 1   (autor)   
Alexandro Diogines Barreto 1   (orientador)   alexdiogines@cefetrn.br
José Henrique de Solza 1   (co-orientador)   josehenrique@cefetrn.br
1. Depto. de Tec. de Materiais, Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte-CEFET/RN
INTRODUÇÃO:
Os princípios e fundamentos que iremos analisar, são o Centro de Gravidade e sistemas de Transmissão de Potência, que diz respeito a dois assuntos até hoje muito estudados e aplicados em sistemas mecânicos.
A principal finalidade de se conhecer o centro de gravidade é de determinar o ponto no qual pode-se equilibrar um objeto. Quanto à transmissão de potência tem-se a finalidade de desenvolver novos sistemas redutores de velocidade, com o objetivo de aumentar o torque e o rendimento de uma fonte motriz seja elétrica ou mecânica.
METODOLOGIA:
A iniciação do projeto possui como ponto chave os conhecimentos na área de Resistência dos Materiais. Em que se utilizaram cálculos adequados as suas formas e padrões, como: momento torçor, rotação de eixo, deslocamento de eixo, noções de engrenagem, dimensionamento de peças e cálculos estruturais, com a visando obter os resultados desejados. Também houve a necessidade de aplicar alguns conhecimentos na área elétrica.
Podemos citar como exemplo típico da aplicação destes conhecimentos o “cavalo mecânico”, utilizado pela PETROBRAS na extração de petróleo.
RESULTADOS:
Os ensaios realizados, com auxílio de maquetes, apresentaram resultados próximos dos obtidos através de cálculos. A execução do furo, correspondente ao Centro de gravidade da peça, proporcionou excelente equilíbrio, comprovando que os valores encontrados são semelhantes aos calculados. No que diz respeito à transmissão de potência, observou-se uma variação da rotação no eixo final do sistema de transmissão entre os valores práticos e os calculados. Buscou-se demonstrar, através de maquete, que o “cavalo mecânico” utiliza o princípio do deslocamento do centro de gravidade, através da variação do posicionamento de um contra-peso localizado na parte posterior da manivela, buscando minimizar os esforços e aumentar o rendimento deste equipamento.
CONCLUSÕES:
A aplicação dos conceitos de transmissão de potência e Centro de Gravidade vem sendo muito utilizado no cotidiano, em empresas como a Petrobrás, que por sua vez buscam aperfeiçoar cada vez mais este campo da mecânica, neste projeto iremos fazer uma extensão do controle via computador. Em nosso dia a dia, podemos observar aplicações destes conceitos, seja no seu deslocamento para casa, em nosso trabalho, nas escolas, transportes aéreos, etc.
Instituição de fomento: Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte
Palavras-chave:  Centro de Gravidade; Transmissão de Potência; Sistemas de Transmissão.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004