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H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada
O HIPERTEXTO COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DA LÍNGUA INGLESA
Marílio Salgado Nogueira 1   (autor)   marsalnog@hotmail.com
Antônia Dilamar Araújo 2   (orientador)   dilamar@fortalnet.com.br
1. Graduando do Curso de Letras, Universidade Estadual do Ceará - UECE
2. Profª. Drª. do Curso de Letras, Universidade Estadual do Ceará - UECE
INTRODUÇÃO:
A Internet, rede mundial de computadores, criada durante a Guerra Fria, pelo Estados Unidos têm revolucionado a comunicação em todas as esferas da sociedade devido sua facilidade e rapidez na obtenção de diversos tipos de informações, seja notícias ou pesquisas, permitindo uma quebra de barreiras e fronteiras dos países, possibilitando uma aproximação, intregração e informação de culturas do mundo inteiro. Para isso, algumas ferramentas para o computador foram criadas, como as páginas eletrônicas, correios eletrônicos, transmissão de dados, conferências on-line, dentre outros. Tais recursos constituem as fontes de investigação para a Lingüística e dão surgimento a um novo paradigma textual a ser estudado: o hipertexto. Considerando as poucas pesquisas nessa área e o fato de que o ensino da língua estrangeira na maioria das universidades e escolas brasileiras não têm se beneficiado dos recursos da Internet para facilitar seu ensino, achamos pertinente e propício o estudo do hipertexto na perspectiva das estratégias de leituras desenvolvidas pelos usuários para esse tipo de texto eletrônico. Para o propósito desta pesquisa, o foco principal é investigarmos como o usuário (aprendiz de língua estrangeira) lê e acessa as informações em sites instrucionais em língua inglesa utilizados pela escola em estudo.
METODOLOGIA:
A pesquisa que se caracteriza de natureza exploratória e descritiva foi desenvolvida através das seguintes etapas: levantamento e discussão da bibliografia pertinente sobre a temática para se entender as práticas discursivas e regularidades sócio-comunicativas do hipertexto, além de estratégias de leitura em textos eletrônicos; Visita à uma escola particular em Fortaleza, para conhecer o laboratório de informática, os materiais instrucionais usados pelos alunos e as metodologias utilizadas para o ensino da língua inglesa e identificação de usuários para investigação de como acessam esses sites sobre ensino/aprendizagem da língua inglesa; Elaboração e aplicação de um questionário, com alunos adolescentes da 6ª e 8ª séries do ensino fundamental, na faixa etária entre 10 e 15 anos, com o objetivo de levantar dados sobre a familiaridade dos usuários com o computador, o uso do computador na escola para a aprendizagem do inglês e de hábitos e estratégias de leitura; Análise e tabulação dos questionários aplicados com os usuários selecionados, tendo em vista a avaliação de como esses usuários lêem esses sites e a identificação das estratégias e possíveis problemas.
RESULTADOS:
Observou-se que a escola visitada disponibiliza um moderno laboratório de informática em que o professor aplica atividades e exercícios de gramática, vocabulário, leitura, conversação e compreensão oral para o aprendizado de língua inglesa por meio de um software e sites educacionais. A análise dos questionários aplicados com os alunos participantes da pesquisa revelam, inicialmente, que os alunos respondentes são, na sua maioria, do sexo feminino, estudam Inglês há mais de 2 anos no colégio, e possuem nível básico na instrução da língua inglesa. Constatou-se que a maior parte dos sujeitos possui computadores conectados à Internet em casa e que as ferramentas mais utilizadas são e-mails, salas de chat e sites de busca, com o intuito de se entreter e fazer pesquisas escolares. Os pesquisados acessam a Internet entre 2 a 10 horas por semana, sendo que os de 8a série utilizam por mais tempo do que os de 6a série. A análise também revelou que os usuários não têm dificuldades em acessar, ler e responder as atividades dos websites de língua inglesa. Os sujeitos afirmaram que ao seguir instruções dos próprios sites, assim como memorizar os ícones e saber o que explorar primeiro nas páginas eletrônicas ajudam na leitura de textos eletrônicos e de compreenderem as informações buscadas.. Os alunos de 8a série preferem ler o hipertexto na tela do computador, enquanto que os de 6ª série preferem ler textos impressos.
CONCLUSÕES:
A educação, em colégios e universidades, pode se beneficiar com a utilização do hipertexto como instrumento de ensino, oferecendo ao professor e alunos uma nova ferramenta para ser aplicado em sala de aula, principalmente em relação ao ensino da língua inglesa. Ao utilizar textos eletrônicos na tela do computador, os alunos tornam-se mais independentes e motivados para o processo de aprendizagem. O uso de sites e software educativos, além de levarem os alunos a treinar habilidades específicas de uso do computador, favorecem um ambiente para desenvolver habilidades lingüísticas e cognitivas tanto na escola sob a supervisão do professor, quanto trabalhando sozinhos em casa. Os resultados apontam para uma reflexão sobre a necessidade, não só das escolas de línguas, mas também e, principalmente, das escolas públicas de repensarem a forma como estão ensinando a língua estrangeira e de implementarem novas formas metodológicas, nas quais o computador com seus inúmeros recursos sejam incluídos com o intuito de desenvolver nos alunos novas maneiras de ler e compreender informações em textos eletrônicos.
Instituição de fomento: Universidade Estadual do Ceará -UECE
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Hipertexto; Computador; Habilidades lingüísticas e cognitivas.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004