IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
ESTRATÉGIA METODOLÓGICA INTEGRADA NO PROCESSO DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA
Eleide da Silva Rodrigues 1   (autor)   marconi@amazon.com.br
Maria Isabel Duarte Rodrigues 2   (colaborador)   marconi@amazon.com.br
Alice Gomes Souza 3   (colaborador)   marconi@amazon.com.br
1. Profa. M.Sc. do Núcleo Pedagógico Integrado, UFPA e-mail eleide@ufpa.br
2. Profa. M.Sc. do Núcleo Pedagógico Integrado, UFPA
3. Graduanda do Curso de Ciências Sociais,UFPA
INTRODUÇÃO:
A Sociologia como um conhecimento científico e historicamente situado, cuja realidade de referencia é preferencialmente a sociedade capitalista, tem sido nos dois últimos anos trabalhada no ensino médio do NPI, com objetivo de estimular os educandos ao hábito de constante reflexão sobre as contradições do cotidiano social, político, econômico e cultural no qual estão inseridos, propiciando-lhes uma perspectiva crítica para pensarem e interpretarem a sociedade, contribuindo, dessa maneira para a sua formação como indivíduos. Este estudo teve como objetivo.identificar uma prática pedagógica eficaz para um aprendizado dinâmico, contribuir para que os alunos se sintam envolvidos com as ações desenvolvidas na disciplina Sociologia,estimular, aprofundar o ensino das categorias conceituais dessa ciência e contribuir por meio desse estudo com formação crítica desse jovem.
METODOLOGIA:
A investigação foi realizada no NPI. A amostra foi formada por 36 alunos de uma turma do ensino médio. Foram aplicados 36 questionários com questões abertas e fechadas. Diversas atividades de ensino foram desenvolvidas com os alunos a fim de estimular e dinamizar o estudo da ciência sociológica bem como contribui para a estruturação de uma proposta pedagógica que favoreça o envolvimento e o aprendizado do aluno com relação a essa disciplina. Como estudo dirigido dos textos, debates, estudo em grupo e individual, análise de vários gêneros musicais, análise de dos filmes "Cidade de Deus e Carandiru", visita dirigida a órgão público, elaboração de revistinha em quadrinhos, exposição dos trabalhos produzidos, pesquisa bibliográfica sobre os clássicos da sociologia, seminários temático, enquete e produção de textos. Foram feitas a tabulação e análise dos questionários e a discussão dos resultados com o grupo investigado, bem como, a produção de um artigo que subsidiasse a compreensão do problema investigado.
RESULTADOS:
Os resultados revelaram que entre as estratégias utilizadas nesta pesquisa, a análise e discussão dos filmes como atividade desenvolvida foi a mais aceita pelo grupo, por oportunizar aos aluno a possibilidade da analogia com a realidade vivida por eles. Dos 36 alunos interrogados 61,9% elegeram a análise e discussão de filmes como a estratégia metodológica mais adequada a instigar a participação no processo de ensino e aprendizagem dentre as outras atividades. Os resultados também demonstraram que nesta estratégia pode-se estimular a produção de textos com uma linguagem mais acessível e articulada ao cotidiano vivencial de cada estudante oportunizando a eles a posse da linguagem conceitual necessária a leitura da realidade social. A partir das análises e tabulação dos questionários.
CONCLUSÕES:
Os resultados alcançados nesta pesquisa revelaram um crescimento qualitativo por parte dos alunos investigados do NPI demonstrando um comportamento e um maior envolvimento deste aluno nas discussões e nas execuções das tarefas em classe. O desenvolvimento de estratégia como a análise de filme oportunizou o aluno o alcance da articulação teoria/prática elemento significativo na investigação científica, contribuindo fundamentalmente para a mudança de comportamento e de atitude dos alunos, revelando o quanto essa disciplina é importante para a compreensão dos processos sociais, econômicos, político e cultural que interacionam com o cotidiano social, bem como envolver os alunos nas discussões da ciência sociológica como referência importante para se enfrentar as exigências do mundo contemporâneo.
Palavras-chave:  Ensino; Pesquisa; Metodologia.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004