IMPRIMIRVOLTAR
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
COMPORTAMENTO DE CULTIVARES DE MANDIOCA EM FACE DA CALAGEM E DA ADUBAÇÃO N P K
Juanilso Ubaldo de Oliveira 1   (autor)   juanilso@ig.com.br
Sânia Lúcia Camargos 2   (orientador)   sanialc@terra.com.br
José Fernando Scaramuzza 2   (co-orientador)   jscaramuzza@uol.com.br
Walcylene Lacerda Matos Pereira 4   (co-orientador)   wlmperei@pop.com.br
Antonio Augusto Riegel Jardim 5   (colaborador)   antonioarj@ig.com.br
Marcio Veronese 5   (colaborador)   marverone@ig.com.br
1. Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET
2. Depto. Solos e Eng. Rural, FAMEV - UFMT
3. Depto. Solos e Eng. Rural, FAMEV - UFMT
4. CAPES
5. CNPq
INTRODUÇÃO:
A mandioca desempenha papel fundamental na alimentação humana em grande parte da população, notadamente as de baixa renda do meio rural e indígena. Essa cultura assume papel social na manutenção de pequenas propriedades, possibilitando com isso menor êxodo rural. Ao longo dos anos vem contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento histórico e sócio-econômico do país, principalmente nas unidades de produção do tipo familiar, situado em regiões onde as condições agroambientais limitam o cultivo de outras culturas. A região dos cerrados apresenta grande potencial para o cultivo de mandioca, em virtude das condições edafoclimáticas, sua rusticidade e adaptação em condições adversas à maioria das plantas cultivadas. A pesquisa tem se direcionado em oferecer subsídios necessários à implantação de programas eficientes de uso de fertilizantes em função do retorno econômico. Pressupõe-se, que a demanda tecnológica sobre o cultivo da mandioca necessitará de pesquisas, podendo-se detectar deficiências relativas à baixa produtividade no município de Dom Aquino – MT, testando-se níveis de adubação e corretivos do solo frente aos cultivares da espécie. Com base nisto, o objetivo deste trabalho foi de se estudar o comportamento de sete cultivares de mandioca submetidos à adubação NPK e à calagem, quanto ao teor e produção de amido, altura e diâmetro do caule, produção de raízes frescas, massa seca da folha, do caule e da parte aérea.
METODOLOGIA:
O presente trabalho foi realizado no Campo Experimental da Secretaria de Agricultura da Prefeitura Municipal de Dom Aquino - MT, no período de janeiro de 2001 a maio de 2002. Os cultivares estudados foram: Casca Roxa (CR); Fibra (FB); IAC-12829 (IAC); Liberata (LB); Olho Junto (OJ); Paulistinha (PL) e Vassourinha (VS). Foram feitas descrições morfológicas das folhas, pecíolo, caule e raízes. Os tratamentos utilizados foram NPK na dose D1 (0-0-0); D2 (20-30-40); D3 (40-60-80); D4 (60-90-120) kg.ha-1 de N; P2O5 e K2O e dois níveis de calagem (C0 = Sem calagem) e [C1=1,7 t.ha-1 (V2)]. Usou-se como fonte de NPK, sulfato de amônio, superfosfato simples e cloreto de potássio, o calcário empregado foi o filler, com 100% de PRNT. Avaliou-se o comportamento morfológico dos cultivares, através do acompanhamento da altura das plantas e diâmetro do caule, a produção de raízes, massa seca de folha, de caule, parte aérea, teor e produção de amido. Utilizou-se o delineamento experimental em blocos casualizados, em esquema fatorial 7x4x2, sendo sete cultivares, quatro doses de NPK, na presença e ausência de calagem, totalizando 56 tratamentos e três repetições. Cada parcela experimental foi constituída de três linhas de sete plantas, espaçadas de 1,0 m entre linhas, com 0,90 m entre plantas dentro da linha, totalizando 21 plantas por parcela experimental. As médias foram comparadas pelo teste F e pelo teste de Scoot-Knott 5%.
RESULTADOS:
O maior crescimento em altura foram observados pelos cultivares Paulistinha, Casca Roxa e Liberata. O maior diâmetro da planta foi observado na dosagem D2 sem calagem. A adição de calcário na dosagem de 1,7 t ha-1 proporcionou redução de 17% da massa seca da parte aérea em todos os cultivares. Observou-se que os cultivares Fibra (39,99 t ha-1), Liberata (39,61 t ha-1) e Vassourinha (35,56 t ha-1), produziram as maiores médias de raízes frescas. Houve uma tendência de aumento nos teores de amido com o aumento das doses de NPK, entretanto verificou-se que as doses de 60-90-120 kg ha-1, respectivamente de N, P2O5 e K2O proporcionaram melhores respostas em teor de amido em raízes frescas de mandioca. Com relação à produção de amido, destacaram-se os cultivares Fibra e Liberata com médias de 12,81 t ha-1 e 12,39 t ha-1, respectivamente. A produção de amido se correlacionou significativa e positivamente com o teor de amido e a produção de raízes nos cultivares avaliados. Já a produção de raízes frescas com a massa seca da parte aérea, altura e diâmetro.
CONCLUSÕES:
A cultivar Fibra se destacou das demais quanto à produção de raízes frescas e produção de amido. Entretanto observou-se uma tendência da cultivar Liberata estar entre os cultivares que se destacaram na altura de planta, produção de raízes frescas e de amido. A dose de fertilizante de 60-90-120 kg ha-1 causou maior incremento no teor de amido em raízes frescas de mandioca. O tratamento com calagem diminuiu a produção média de massa seca das folhas.
Instituição de fomento: FAPEMAT
Palavras-chave:  Manihot esculenta; Comportamento morfológico; Produção e teor de amido.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004