IMPRIMIRVOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE AUXILIAR AO ENSINO-APRENDIZADO DA ÁLGEBRA BOOLEANA.
Fabiano Carvalho Gomes 1   (autor)   fabianocg@hotmail.com
Felipe Gustavo R. e Rodrigues 1   (autor)   envilg@terra.com.br
Sérgio Muinhos Barroso Lima 2   (orientador)   smblima@granbery.com.br
1. Graduando da Faculdade Metodista Granbery - FMG, Juiz de Fora/MG.
2. Prof. MSc. da Faculdade Metodista Granbery - FMG, Juiz de Fora, MG.
INTRODUÇÃO:
O projeto de Iniciação Científica: Desenvolvimento de Software Auxiliar ao Ensino-Aprendizado da Álgebra Booleana tem como finalidade principal o auxílio prático e didático ao desenvolvimento, simulação e entendimento de circuitos lógicos, expressões e operações booleanas. Ou seja, o objetivo principal é o auxílio ao ensino-aprendizado da Álgebra Booleana através do desenvolvimento de um software que motive (a motivação é considerada por Seymour Papert como um fator intrínseco na aprendizagem) e facilite o aluno no desenvolvimento das suas competências relacionadas à Álgebra Booleana. Mais especificadamente, o software permite ao aluno o desenho, a manipulação (gravação, abertura, exportação, impressão, etc.) e a simulação de circuitos lógicos (análise do fluxo de sinais) de forma clara e intuitiva. O sistema está sendo utilizado como auxiliar à disciplina Introdução à Lógica do curso de Sistemas de Informação da Faculdade Metodista Granbery (FMG), disciplina com elevado índice de reprovação em relação às demais disciplinas do curso.
METODOLOGIA:
O sistema foi desenvolvido de acordo com o ciclo de vida clássico de software (especificação de requisitos, análise, projeto, implementação e testes) e de acordo com pesquisas sobre o desenvolvimento de softwares educacionais (bases pedagógicas, tecnologias, etc.). Durante as fases de análise e projeto foi utilizado o paradigma orientado a objetos (O.O.) de acordo com os padrões definidos pela UML. Foram desenvolvidos os seguintes diagramas UML: diagrama de casos de uso, diagrama de classes, diagrama de estados e diagrama de eventos. Esses diagramas foram elaborados com o auxílio da ferramenta CASE O.O. Visual Paradigm. O software foi implementado na linguagem C++ (ambiente Borland C++ Builder), implementado-se as classes, heranças e demais características levantadas durante a análise e o projeto. Os circuitos lógicos trabalhados pelo sistema foram salvos utilizando-se o formato XML, objetivando-se a futura operação em diferentes plataformas, facilidade na depuração de erros, e as demais vantagens inerentes a esse formato.
RESULTADOS:
Como resultado foi desenvolvido um software que permite a criação e a manipulação de circuitos lógicos. No início da sua operação, dentro de uma estratégia pedagógica pré-estabelecida entre a equipe de pesquisa, o docente, o monitor e os alunos da disciplina, percebeu-se a potencialidade do sistema implementado, já que ele permite uma interação usuário/sistema de forma facilitada, implementando satisfatoriamente os requisitos levantados, auxiliando o entendimento da disciplina, a elaboração, distribuição e correção de listas de exercícios e a interação entre os alunos e aluno/professor.
CONCLUSÕES:
Além do auxílio imediato à disciplina Introdução à Lógica, o desenvolvimento do sistema, proporcionou uma rica experiência multidisciplinar e interdisciplinar na FMG, através da exploração dos conceitos vistos em diferentes disciplinas e no envolvimento de pesquisadores e docentes de diferentes cursos que contribuíram para o desenvolvimento do projeto (principalmente nos cursos de Sistemas de Informação, que contribuiu com a base técnica, e Normal Superior que agregou experiências na área educacional). O projeto abre, também, futuras extensões, seja na medição dos impactos da utilização do sistema na prática, dentro de uma estratégia pedagógica pré-estabelecida, seja na inclusão de novas funcionalidades, na exploração da perspectiva construtivista e de outras bases pedagógicas e tecnológicas para o desenvolvimento de softwares educacionais.
Instituição de fomento: Faculdade Metodista Granbery - FMG.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Informática na Educação; Circuitos Lógicos; Álgebra Booleana.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004