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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
O MANGUEZAL NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA REGIÃO COSTEIRA DO ESTADO DO PARÁ: UM ESTUDO PRELIMINAR
Waldelice Maria da Rocha Sedovim 1   (autor)   wsedovim@ufpa.br
Jairo Santos Fernandes 2   (colaborador)   jairo@amazon.com.br
Edna Maria Ramos de Castro 3   (orientador)   edna@amazon.com.br
Luiz Marconi Fortes Magalhães 4   (co-orientador)   marconi@amazon.com.br
1. Mestranda do Departamento de Ciências Biológicas, Campus Universitário de Bragança -UFPA
2. Mestrando do Departamento de Ciências Biológicas, Campus Universitário de Bragança - UFPA
3. Profa. Dra. do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará -NAEA/UFPA
4. Prof. Dr. do Núcleo Pedagógico Integrado, Universidade Federal do Pará -NPI/UFPA
INTRODUÇÃO:
As concepções sobre o ambiente são construídas socialmente. A Teoria da Representação Social estabelece que essas concepções se refletem dialeticamente na prática cotidiana dos indivíduos Assim, o conhecimento da representação social de manguezal dos professores pode revelar a noção de meio ambiente que eles guardam em si como um instrumento de análise de sua praxis ambiental num contexto litorâneo. Este estudo teve por objetivo analisar o conteúdo da representação social de manguezal produzida por professores do Ensino Fundamental do município de Bragança-PA, tendo em vista contribuir para reflexões, discussões e iniciativas referentes à educação ambiental em regiões costeiras, e estuarinas no âmbito da educação formal e políticas públicas.
METODOLOGIA:
O estudo foi desenvolvido por meio de uma abordagem qualitativa com 10 professores pertencentes à rede pública de ensino do município de Bragança-PA, no ano de 2003, que foram selecionados de forma intencional. A estratégia de construção dos dados utilizada foi a entrevista estruturada escrita, considerando três perguntas: 1) O que você entende por manguezal? 2) De que é composto o manguezal ? e 3) Na sua opinião, qual a importância do manguezal? Os dados foram analisados através da análise de co-ocorrência e da análise de correspondência simples.
RESULTADOS:
A partir da análise de co-ocorrência, os dados foram classificados em 10 categorias de registro: 1) área; 2) ecossistema; 3) vegetação; 4) animais; 5) água; 6) alimentos; 7) reprodução; 8) dependência; 9) lama e 10) função ecológica. A análise de correspondência evidenciou a existência de dois fatores principais que contribuíram para explicar 63,07% da variância. O Fator 1 representa a dinâmica de funcionamento do manguezal traduzida pelas interações ecológicas entre os componentes bióticos e abióticos do sistema, enquanto que o Fator 2 relaciona-se à estrutura do manguezal evidenciada pela forte contribuição dos elementos constituintes, como água, lama e vegetação.
CONCLUSÕES:
A análise desses resultados permitiu concluir que a concepção de manguezal associa-se fortemente à definição de ecossistema, como um ambiente de vida importante para os seres que dele dependem. A análise mostrou ainda, que a interação entre o homem e o manguezal, é interpretada como sendo esse ambiente concebido, de um modo geral, como um provedor de recursos para a sociedade. Os professores em sua totalidade revelaram no conteúdo suas representações um ambiente idealizado, isto é, a concepção de manguezal reduz-se a aspectos positivos em relação ao uso, funcionamento e importância socioambiental do ecossistema. Este estudo sugere que o manguezal seja incorporado no processo de formação continuada dos professores como estratégia de uma educação ambiental concreta e que contemple uma perspectiva mais crítica, real e contemporânea no processo educativo escolar.
Palavras-chave:  Ecossistema manguezal; Representação social; Educação ambiental.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004