IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 1. Sociologia da Saúde
PSF: É NECESSÁRIO INSERIR A FISIOTERAPIA?
Ígor Almeida Rios Leite 1   (autor)   igorfisiouepb@bol.com.br
Emília Maria Medeiros de Andrade 1   (colaborador)   emiliamaguela@bol.com.br
Lucira Freire Monteiro 2   (orientador)   freirel@uol.com.br
1. Curso de Fisioterapia, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
2. Depto. de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
INTRODUÇÃO:
O Programa Saúde da Família prioriza nas suas formas de assistência básica a reeducação da população através de ações de prevenção e promoção à saúde. Este estudo se justifica pela necessidade de aumentar a abrangência da integração entre as políticas públicas e as habilidades do fisioterapeuta. Esta pesquisa visa estudar a atuação do Programa Saúde da Família em Campina Grande - PB, a fim de verificar até que ponto o fisioterapeuta pode incorporar a equipe de trabalho, para um melhor atendimento à comunidade na promoção da saúde e atenção primária.
METODOLOGIA:
Realizada no período de agosto de 2002 à julho de 2003, de caráter comparativo entre os municípios de Campina Grande e Camaragibe - PE. Os instrumentos de coleta de dados foram: fonte secundária, principalmente pelo Sistema de Informação Básica de Campina Grande e documentação direta com observação intensiva (diário de campo, entrevistas informais e visitas planejadas) e extensiva (aplicação de questionários direcionados para os profissionais do PSF, fisioterapeutas e população).
RESULTADOS:
Foi constatado que a Fisioterapia poderia atuar em todas as patologias que são prioridades do PSF de acordo com o NOAS/2001 e contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população. Viu-se que o PSF seria uma forma de disseminar a atuação do fisioterapeuta na saúde pública, com aprovação dos profissionais que ocupam este programa em ambos os municípios e reconhecimento da população sobre a necessidade da inserção do fisioterapeuta.
CONCLUSÕES:
Com base nos resultados adquiridos, constatou-se que a introdução do fisioterapeuta no PSF é inquestionável, visto que a intervenção deste profissional, atuando nas atenções básicas da saúde, além das ações primárias e secundárias, reforça o papel social do mesmo e converge para a política e prática social empreendida pelo Ministério da Saúde.
Instituição de fomento: PIBIC/CNPq/UEPB
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Fisioterapia; Saúde Coletiva; Programa Saúde da Família.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004