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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
LITERATURA INFANTIL: UM ESTUDO DAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LINGUAGEM
Etiane Valentim da Silva 1, 2   (autor)   ane-nil@ig.com.br
1. Graduanda em Pedagogia, Centro de Educação, UFPE e Pesquisadora CNPq
2. Profª. da Escola Municipal Profº. Magalhães Bastos - Prefeitura da Cidade do Recife-PE
INTRODUÇÃO:
As práticas educativas do ensino de Língua Portuguesa nas escolas têm, muitas vezes, centrado sua ação num processo em que o ensino de linguagem (esta concebida enquanto processo de ensinar a ler-e-escrever) se resume no domínio de regras gramaticais destituídas de significado para os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Baseados nessa realidade, e considerando que o ato de aprender envolve uma maneira interativa, operativa e construtiva dos conhecimentos, realizamos esse estudo, onde a partir do trabalho com Literatura Infantil, as crianças possam desenvolver o senso crítico na aprendizagem da linguagem, considerando-se seus usos e formas, uma vez que tais recursos podem oferecer às crianças ricos gêneros textuais, contribuindo para uma aprendizagem contínua e sistemática, num processo de interação texto-leitor-contexto. Sendo assim, o presente estudo procura compreender em que medida o trabalho com literatura infantil pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem da linguagem, uma vez que se constitui enquanto material potencialmente rico na obtenção do letramento e na formação de sujeitos críticos, conscientes e autônomos no seu saber-fazer.
METODOLOGIA:
Considerando que, no processo de ensino da linguagem, podem ser propostas situações em que os alunos leiam, interpretem e produzam textos para atender a situações reais, e que os textos lidos e produzidos podem ser utilizados para introduzir conteúdos de outras áreas de conhecimento, trabalhando de forma significativa os conteúdos curriculares, realizamos esse estudo com uma turma da 3ª série do Ensino Fundamental de uma Rede de Ensino Público de Recife-PE. Foram realizadas observações direta da atuação de alunos, a partir de atividades propostas em sala de aula, as quais envolviam situações de leitura, produção, reescrita e interpretação de textos diversos, pinturas re-interpretativas de obras trabalhadas, dramatizações e debates, procurando contribuir para que a criança mantivesse com a linguagem uma relação afetiva, lúdica e prazerosa. Além disso, realizamos a socialização dos trabalhos produzidos, bem como implementação de um ‘cantinho da leitura’ em sala de aula, buscando resgatar a visão do mundo emocional e globalizante que cerca o contexto escolar. Os dados coletados foram registrados em caderno de “bordo” e Planilha de Observação, os quais estiveram sujeitos a análises freqüentes e serviram de instrumento para o registro e compreensão das contribuições da Literatura Infantil para o processo de ensino-aprendizagem da Linguagem.
RESULTADOS:
De um modo geral, percebemos que a participação e interesse dos alunos foi bastante intensa, o que por sua vez possibilitou a reflexão crítica e significativa dos mesmos na construção dos conhecimentos. Além disso, o trabalho diversificado permitiu a ampliação do domínio da linguagem e o desenvolvimento da expressão corporal, oralidade e conteúdos programáticos (dentro de uma abordagem inter e transdisciplinar), de forma lúdica e prazerosa. Os dados coletados revelaram também que a aprendizagem ocorreu não só do ponto de vista quantitativo, mas especialmente dentro de uma perspectiva qualitativa, uma vez que os alunos sabiam argumentar e justificar suas respostas, demonstrando compreensão do conteúdo e correlacionando-os ao seu cotidiano intra e extra-escolar. Percebemos assim, que houve grandes contribuições para o processo de ensino-aprendizagem de linguagem, uma vez que o trabalho diversificado com o recurso da literatura infantil vislumbrou a formação de leitores competentes e críticos, possibilitando a devida compreensão de textos trabalhados em sala de aula e privilegiando a imaginação, o que responde à lógica emocional da criança e possibilita a organização de experiências vividas.
CONCLUSÕES:
As contribuições em nível de aprendizagem foram bastante relevantes, pois a compreensão dos alunos acerca dos conteúdos trabalhados e/ou dos conhecimentos construídos foi bastante satisfatória, uma vez que conseguiam relacioná-los com o seu cotidiano demonstrando que havia conseguido uma aprendizagem significativa. Além disso, foi possível usar a criatividade para aproximar os conteúdos curriculares à vivência dos alunos e às atividades desenvolvidas em sala de aula. Nesse sentido, consideramos bastante significativos as contribuições da Literatura Infantil no desenvolvimento da aquisição da linguagem, a qual envolve o domínio da escrita, da interpretação textual e oralidade, bem como no desenvolvimento de maior interesse e envolvimento dos alunos nas atividades propostas em sala de aula. Sendo assim, a escola pode usar matéria-prima da literatura infantil (sentimento, emoção e imaginação criativa), para estimular e ampliar o domínio da linguagem e, conseqüentemente, sua capacidade de construção e conhecimento do mundo, cujo significado se dá na interação texto-leitor-contexto, possibilitando a formação de leitores competentes para as múltiplas situações vividas cotidianamente.
Palavras-chave:  Ensino-aprendizagem de linguagem; Literatura infantil; Prática Pedagógica nas séries iniciais.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004