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INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO NA UFC E INFORMÁTICA EDUCATIVA NO BRASIL: RELAÇÕES ENTRE DIFERENTES HISTÓRIAS
Ana Karina Morais de Lira 1   (autor)   karina@ufc.br
1. Professora Dra. do Depto. de Fundamentos da Educação, Faculdade de Educação, UFC
INTRODUÇÃO:
A informática educativa pode ser definida como uma área ou campo particular da ciência cujo objeto central é o uso pedagógico de computadores e outras tecnologias da informação e comunicação, i.e., a utilização dessas tecnologias em situações de ensino-aprendizagem, de forma a favorecer o alcance dos objetivos propostos nessas situações. No Brasil, essa área encontra-se ainda em processo de consolidação, o que está certamente associado ao pouco tempo transcorrido desde as suas primeiras ações, que datam da segunda metade dos anos 70. A despeito desse fato, já se pode falar em uma história da Informática Educativa no Brasil, cuja discussão é importante para a reflexão crítica sobre as experiências vividas, a serviço das perspectivas futuras. Poucos estudos, no entanto, têm abordado cuidadosamente esse tema, exceções representadas, por exemplo, pelos trabalhos de Moraes e de Oliveira, ambos publicados em 1997.

Pretendendo contribuir à compreensão desse tema, o presente trabalho analisa a história da disciplina Informática na Educação na Universidade Federal do Ceará (UFC) em comparação com a história da informática educativa no Brasil. A disciplina vem sendo ofertada na UFC desde 1992, e a análise da sua história foi motivada pelo fato dela haver completado recentemente a sua primeira década. A hipótese desse estudo é que a história dos 10 primeiros anos da disciplina deve refletir a história da informática educativa no Brasil, podendo portanto servir para o seu esclarecimento.
METODOLOGIA:
A pesquisa utilizou o método de levantamento, buscando informações tanto quantitativas (tais como número de vagas por semestre, alunos matriculados, etc.), quanto qualitativas (por exemplo, caracterização da clientela da disciplina, capacitação dos professores responsáveis, instalações e equipamentos disponíveis para as aulas – hardware e software, conteúdos abordados, etc.) sobre a disciplina.

Essas informações foram levantadas através de técnicas e procedimentos diversos e complementares. A consulta ao sistema LYCEUM da UFC resultou na criação de um pequeno banco de dados com informações sobre anos e semestres de oferta da disciplina, turmas abertas, vagas ofertadas, alunos matriculados, aprovados e reprovados, desistências ou trancamento da disciplina e professores responsáveis. A consulta a documentos em setores como Departamentos, Coordenadoria de Ensino e Graduação da Pró-Reitoria de Graduação e Reitoria da UFC foi importante para resgatar circunstâncias em que a disciplina foi criada e ofertada, e outros fatos, dados e documentos significativos como a criação e oferta de outras disciplinas da área, a formação dos professores envolvidos com a disciplina, planos e programas da disciplina, etc. Entrevistas abertas com professores responsáveis pela disciplina forneceram opiniões e comentários esclarecedores sobre aspectos diversos do desenvolvimento da disciplina. Finalmente, esses dados foram associados a fatos que marcaram a história da Informática Educativa no Brasil.
RESULTADOS:
Os resultados desse estudo mostram uma ampliação significativa da disciplina Informática na Educação em suas mais diversas dimensões, principalmente a partir de 1998.2. Quanto a turmas abertas, vagas ofertadas e alunos matriculados por semestre, no período entre 1998.2 e 2002.1 há, por semestre, média de três turmas, 84 vagas, e 81 matrículas, em contraste com médias anteriores de uma turma, 30 vagas, e 22 alunos matriculados por semestre. Para além da pedagogia, a disciplina passa a ser ofertada também à computação e licenciaturas, e dois novos laboratórios são montados na Faculdade. Quanto a formação docente - que envolve áreas tão diversas como engenharias, psicologia, matemática e pedagogia - dois professores terminam o doutorado, com teses diretamente relacionadas ao conteúdo da disciplina. Há atualização e padronização da ementa e plano da disciplina, e busca de consistência e rigor no que concerne a abordagem dos conteúdos. A criação, em fins de 1999/início de 2000, de mais três disciplinas na área, reforça a ampliação dos limites da disciplina na UFC.

A comparação entre os dados do estudo e fatos que marcam a história da Informática Educativa no Brasil indica associações claras entre o contexto da criação e oferta inicial da disciplina e o Projeto Educom; e entre a ampliação dos limites da disciplina e o Programa Nacional de Informática na Educação - PROINFO. Há características comuns entre a disciplina e a área, como a diversidade na formação dos seus profissionais.
CONCLUSÕES:
A oferta da disciplina Informática na Educação em universidades brasileiras pode desempenhar um importante papel na formação de educadores - pedagogos e licenciados - respondendo a crescente demanda quanto ao uso de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) nas escolas de ensino fundamental e médio do país. A análise sobre a história dessa disciplina na UFC aponta para perspectivas promissoras para a formação de educadores em Fortaleza, a medida em que mostra uma ampliação dos limites e da consistência interna da disciplina, o que certamente favorece a sua qualidade.

As associações encontradas entre a história da disciplina e a história da Informática Educativa no Brasil indicam influências mútuas que resultam em mudanças significativas e positivas para ambas. Assim, a implantação de centros-piloto do Projeto Educom nas Universidades Federais do Rio Grande do Sul, Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Estadual de Campinas a partir de outubro/1984 certamente favoreceu a constituição de grupos em informática educativa nas universidades brasileiras, e iniciativas como a criação de disciplinas na área. Por sua vez, quanto mais especializados e consolidados vão se tornando esses grupos e as iniciativas que desenvolvem, mais eles podem envolver-se em programas como o PROINFO e bem servir aos seus propósitos de formação continuada, capacitando, por exemplo, professores multiplicadores para a atuação em Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs).
Instituição de fomento: UFC
Palavras-chave:  Informática na Educação; Uso de computadores na educação; Novas tecnologias e ensino-aprendizagem.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004