IMPRIMIRVOLTAR
E. Ciências Agrárias - 2. Engenharia Agrícola - 6. Processamento de Produtos Agrícolas
CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA DA BANANA DA TERRA (Musa sp AAB, subgrupo Terra ) UTILIZADA NA PRODUÇÃO DE BANANAS PASSAS EM CUIABÁ
EDIRENE DA SILVA PORTO 1   (autor)   edirene2brunette@hotmail.com
PAULO AFONSO ROSSIGNOLI 2   (orientador)   parossi@terra.com.br
MARIA DAS GRAÇAS DE ASSIS BIANCCHINI 3   (colaborador)   
SORAIA PESARINI 3   (colaborador)   
1. Estudante de Nutrição da UFMT
2. Professor Doutor do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos/ FEN/ UFMT
3. Nutricionistas Técnicas Nível Superior do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos/FEN/UFMT
INTRODUÇÃO:
A banana é originária do sudoeste asiático tendo se adaptado com facilidade ao clima da região Centro Oeste. Dentre as variedades de bananas de grande cultivo na região destaca-se a banana da "Terra" (musa sp. AAB, subgrupo Terra). Ela é maior que as demais, podendo medir 30 cm de comprimento e pesar até 500g cada fruta. É achatada em um dos lados, tem casco amarelo-escura e polpa consistente. Pode ser consumida assada, frita, cozida ou desidratada. O objetivo do trabalho é proceder a introdução de novas variedades no processo de produção e comercialização de frutas passas da Cooperativa Coorimbatá. Inicialmente procedeu-se a análise química da fruta da variedade "Terra". A variedade em estudo é extensivamente cultivada na região necessitando, no entanto, de novas opções de aproveitamento com a finalidade de agregar valor e incentivar seu cultivo e comercialização.
METODOLOGIA:
Obtiveram-se diversas amostras todas no estádio plenamente madura no comércio local às quais foram encaminhadas aos laboratórios de análise de alimentos do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimento. Foram realizadas determinações de umidade, lipídios, proteínas, carboidratos totais e cinzas utilizando-se as técnicas de Análise de Alimentos do Instituto Adolfo Lutz (3º edição, 1985).
RESULTADOS:
As amostras da banana do subgrupo "Terra" apresentaram a seguinte composição química média: umidade 70,3%, proteínas 2,4%, lipídios 0,9%, carboidratos totais 22,3% e cinzas 1,1%. A média encontrada de carboidratos totais aproxima-se dos resultados citados por diversos autores para a variedade quando plenamente madura, assim como os demais parâmetros analisados.
CONCLUSÕES:
A variedade banana da "Terra" apresenta teor de carboidrato que possivelmente em processo de secagem para a obtenção de fruta passa, seria suficiente para a constituição de um produto de boa aceitação. A continuidade deste trabalho colaborará para a introdução desta variedade na cadeia produtiva da banana passa, alavancando seu cultivo e comércio.
Palavras-chave:  banana passa; musa sp AAB; frutas desidratadas.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004