IMPRIMIRVOLTAR
E. Ciências Agrárias - 6. Zootecnia - 3. Pastagem e Forragicultura
FONTES DE FÓSFORO SOBRE A PRODUÇÃO DE BIOMASSA DE FORRAGEM DO CAPIM MOMBAÇA (Panicum maximum Jacq. Cv mombaça) NO PERÍODO DAS ÁGUAS, SOB PASTEJO.
Geovane Martins Barrim 1   (autor)   
Ulysses Cecato 2   (orientador)   ucecato@uem.br
Samuel Martin Martines 3   (colaborador)   samuelzootecnia@yahoo.com.br
Viviane D. Skrobot 1   (autor)   
David P. Antunes Junior 3   (colaborador)   dpajr@bol.com.br
Mauro C. Mongioli Neto 3   (colaborador)   maurocmneto@bol.com.br
Susan Thiemy Ueda 3   (colaborador)   
1. Pós-graduando do Depto. de Zootecnia - UEM
2. Prof. Dr. em Forragicultura - UEM
3. Graduando do Depto. de Zootecnia - UEM
INTRODUÇÃO:
Estudos tem evidenciado que o baixo teor de fósforo no solo é uma das causas da degradação das pastagens no Paraná, (Fildaski, 1995). Assim, deve-se monitorar a fertilidade do solo anualmente, a fim de evitar esgotamento deste nutriente. Pela grande variabilidade de espécies e cultivares de forrageiras, com suas exigências nutricionais específicas, as pastagens também têm sido empregadas como exploração econômica de baixo investimento em solos desmatados e/ou explorados com culturas perenes e anuais. Devido à capacidade de vegetar em solos com alguma limitação química ou física, as pastagens têm contribuído para atenuar os processos erosivos e de degradação dos solos (Vicenzi, 1986). O desempenho do capim Mombaça tem sido bom para essa região e pode chegar a 26 toneladas/ha/ano de MS (Cecato et al., 2000). O fósforo tem uma grande importância na produção de massa de forragem pelas plantas, haja vista sua importância no incremento do perfilhamento e no sistema radicular da mesmas (Carvalho et al.1993). Este trabalho tem como objetivo avaliar o efeito de diferentes fontes de fósforo (Yoorin®, superfosfato simples + superfosfato triplo e testemunha) na produção de massa de forragem (resíduo de massa de forragem, composição botânica, % de folha e relação folha/colmo), percentagem de liteira e de solo descoberto na pastagem do Capim Mombaça (Panicum maximum Jacq. Cv. Mombaça) no período das águas, sob pastejo.
METODOLOGIA:
O experimento foi conduzido no Noroeste do Paraná, avaliando-se fontes de fósforo (Yoorin; Superfosfato Simples + Superfosfato Triplo e uma Testemunha) e épocas da avaliação (dez/02 e jan, fev, mar, abril/2003), em um delineamento de parcelas subdivididas, com tre repetições. A área constituiu-se de nove piquetes de 0,7 à 1ha. Foi aplicado o fósforo antes do plantio, 140 kg/ha de P'2'0'5', o nitrogênio e potássio (100 kg/ha do elemento), após o plantio, parcelado. O manejo da pastagem foi mantida com novilhos inteiros mestiços, em sistema de pastejo de lotação contínua com carga variável. A disponibilidade da forragem foi feita, a cada 28 dias, por meio do método de dupla amostragem, nos piquete, com a coleta de quatro amostras, ao nível do solo e + as visuais e nesta ocasião, numa área de 1 m"2" (quattro por piquete) estimou-se visualmente a composição botânica, % solo descoberto, % liteira e % folhas. Outra subamostra foi seca para determinação da matéria seca com a qual calculou-se a produção de massa residual. Submeteu-se essas características à análise de variância e as médias foram comparadas (Tukey 5%).
RESULTADOS:
A análise de variância não revelou efeito significativos (P> 0,05) para Resíduo de massa de forragem (RMF), kg de MS/ha, composição botânica (CB) %, solo descoberto (SD) %, liteira (LIT) %, folha % e relação folha:colmo(Rf/c) na matéria seca dos tratamentos fósforo. Numericamente, ocorreram maiores valores em solo descoberto no testemunha, certamente devido ao maior perfilhamento tratamentos com fósforo (Carvalho et al., 1993). Entretanto, para o período, a análise de variância mostrou efeito significativo (P< 0,05) para todas as variáveis estudadas, sendo que os melhores valores de RMF, CB, % folha e Rf/c houveram no mês de dezembro, fato que coincidiu com o período onde o pasto ficou vedado, acumulando um RMF com a elevação da CB, % folha e Rf/c. A presença de planta invasora, aumentou principalmente quando o RMF diminuiu, enquanto que a LIT aumentou com a entrada dos animais por pisoteio . A Rf/c e a % de folha foram menores no segundo período devido a maior carga animal. Pinto et al. (1994) trabalhando com Mombaça e Tanzânia relatam que o valor limite para a relação folha:colmo seria de 1,0, valor esse um pouco superior aqueles encontrados no presente experimento, exceto para o período de dezembro, porém com menores quantidades de N. O nitrogênio incrementa a produção de massa de forragem, formação de folhas e perfílhos das plantas (Cecato e Alves, 2001).
CONCLUSÕES:
A adubação fosfatada e as fontes de fósforo não influenciaram nas variáveis estudadas evidenciado a não limitação por fósforo, no primeiro ano. Entretanto, a época de dezembro apresentou maior influência sobre a produção da massa de forragem e na época de abril houve menor composição botânica e maior % de solo descoberto.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Liteira; Lotação Contínua; Massa de Forragem.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004