IMPRIMIRVOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 13. Engenharia Sanitária
ESTUDO DA RECIRCULAÇÃO DO LIXIVIADO NO TRATAMENTO ANAERÓBIO DE RESÍDUOS SÓLIDOS ORGÂNICOS COM BAIXA CONCENTRAÇÃO DE SÒLIDOS
Tereza Bárbara Barboza Pereira 1   (autor)   terezabarbara@bol.com.br
Josiane Silva de Oliveira 1   (colaborador)   josisol@bol.com.br
José Wendell Williams Barros 1   (colaborador)   joswendew@bol.com.br
Ana Fernanda de Souza Germano 1   (colaborador)   nandauepb@bol.com.br
Valderi Duarte Leite 1   (orientador)   valderileite@uol.com.br
Wilton Silva Lopes 1   (colaborador)   wiltonlopes@terra.com.br
1. Departamento de Química, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
INTRODUÇÃO:
A problemática dos resíduos na maioria dos países desenvolvidos e em desenvolvimento existe em decorrência de vários fatores, dentre eles o crescimento demográfico crescente nos centros urbanos, juntamente com o desenvolvimento tecnológico avançado, tem contribuído cada vez mais para a geração de grande quantidade de resíduos estes por sua vez, são lançados no meio ambiente de forma inadequada. O processo de tratamento anaeróbio de resíduos sólidos orgânicos insere-se neste contexto como uma alternativa tecnológica promissora, haja vista, o processo bioestabilizar favoravelmente uma grande quantidade de resíduos sólidos orgânicos, produzindo composto com características de agente condicionador de solo, além de um representativo potencial energético, advindo do gás metano. Este trabalho teve como objetivo avaliar a influência da recirculação do lixiviado no tratamento anaeróbio de resíduos sólidos orgânicos com baixa concentração de sólidos.
METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado no Laboratório de Saneamento Ambiental do Centro de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual da Paraíba, localizado na cidade de Campina Grande-PB. O sistema experimental é constituído por um Reator Anaeróbio Compartimentado (RAC) com capacidade unitária de 2200 litros, sendo constituído por três câmaras de dimensões iguais e compartimento único para armazenamento do biogás. O reator foi alimentado com resíduos sólidos orgânicos frescos, estes eram coletados uma vez por semana, acondicionados e transportados para o laboratório. No laboratório eram caracterizados, triturados, ajustados os percentuais de umidade e em seguida era preparado o substrato(mistura de resíduos sólidos “in natura”, mais resíduos sólidos parcialmente bioestabilizados, mais o material efluente “ lixiviado” do reator). As proporções de cada resíduo para preparação do substrato só era definida depois de realizada a caracterização física e química de cada resíduo.
RESULTADOS:
O reator era alimentado diariamente com resíduos sólidos orgânicos frescos e com tempo de retenção de sólidos de 55 e 50 dias. Em média a eficiência de bioestailização de STV e de DQO foi 91 e 86% na 1ª fase e de 94 e 95% na 2ª fase respectivamente. O volume médio de biogás produzido foi de 215,3 litros na 1ª fase e de 244,3 litros na 2 ª fase, com percentual médio de gás metano de 60% (percentagem em volume) em ambas as fases.
CONCLUSÕES:
Estudando-se o processo de tratamento anaeróbio de resíduos sólidos orgânicos com baixa concentração de sólidos e recirculação de lixiviado, constatou-se que: Pode-se aplicar carga orgânica de até 17,7kgRSO.m-3 . dia-; A taxa de produção média de gás metano obtida neste trabalho foi de 0,16m3CH4.kg-1DQOaplicada.; porém, existe necessidade de se continuar estudando este processo de tratamento de resíduos sólidos orgânicos, priorizando os seguintes aspectos: engenharia do reator; a influência da concentração do N-NH4+ quando da utilização da recirculação do lixiviado e o tempo necessário e os mecanismos empregados para o descarte do lodo sem que o reator seja retirado de operação.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  lixiviado; resíduos sólidos orgânicos; anaeróbio.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004