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A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NO ENSINO DE FÍSICA
Ciro Lino Bellan 1   (autor)   ciroboiadeiro@click21.com.br
José Roberto Tagliati 1   (orientador)   tagliati@fisica.ufjf.br
1. Depto. de Física, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF.
INTRODUÇÃO:
A escola atual tem dificuldades em fazer com que os estudantes percebam o significado real dos conteúdos científicos no seu cotidiano principalmente no que concerne ao ensino de ciências. Provavelmente a ênfase atual quase que exclusiva dada à lingüística e à matemática inibem muitos alunos em manifestar seus diferentes potenciais cognitivos em sua forma plena. Pensamos em desenvolver este trabalho na tentativa de fazer emergir tais potenciais. Para tanto, utilizamos como referencial teórico o trabalho de Howard Gardner, psicólogo construtivista americano muito influenciado por Piaget. Segundo Gardner, todos os indivíduos normais são capazes de uma atuação em pelo menos sete diferentes tipos de inteligências. Ele define inteligência como a habilidade para resolver problemas ou criar produtos que sejam significativos em um ou mais ambientes culturais. Gardner identificou inicialmente as inteligências lingúística, lógico-matemática, espacial, musical, cinestésica, interpessoal e intrapessoal. Segundo ele, os seres humanos dispõem de graus variados de cada uma das inteligências e maneiras diferentes com que elas se combinam e organizam e se utilizam dessas capacidades intelectuais para resolver problemas e criar produtos. Gardner chama a atenção para o fato de que, embora as escolas declarem que preparam seus alunos para a vida, a vida certamente não se limita apenas a raciocínios verbais e lógicos.
METODOLOGIA:
Neste trabalho procuramos abordar o funcionamento dos motores a combustão e temas relacionados aos mesmos de forma simples e facilitada para alunos de uma turma do terceiro ano do ensino médio de uma escola da rede pública de Juiz de Fora. Procuramos estimular manifestações e assim encontrar vestígios da existência das inteligências múltiplas propostas por Gardner. Inicialmente apresentamos aos alunos, através de uma palestra, protótipos de motores que fazem parte do acervo do Museu Dinâmico de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (MDCT). Nesta palestra estabelecemos relações entre o conhecimento científico utilizado para o funcionamento dos motores com outras áreas do conhecimento e do cotidiano do aluno, como por exemplo, política, história, meio ambiente, economia, conhecimentos físicos e matemáticos, etc. A palestra foi filmada e a transcrição dos comentários, observações, dúvidas, etc, dos alunos forneceu um banco de dados que nos deveria levar à possibilidade de categorizar as diversas formas de inteligências propostas por Gardner. Os estudantes responderam logo após a palestra a um questionário onde registraram suas impressões sobre o tema explanado. Tais registros foram utilizados como suporte no levantamento de aspectos relacionados às inteligências múltiplas.
RESULTADOS:
Encontramos informações que parecem corroborar em muitos aspectos a teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner, quando foi possível registrarmos indícios de pelo menos cinco tipos destas inteligências. A inteligência corporal-cinestésica parece ter sido manifestada por um aluno que segundo o professor de Física “era o pior da turma”. Este foi solicitado que operasse a filmadora, e a partir daí se mostrou bastante interessado, fazendo perguntas e respondendo a questões. Isto mostra que a atividade corporal por ele exercida no manuseio da filmadora, de alguma forma o estimulou a participar da discussão. Uma outra inteligência, a espacial, manifestou-se nas respostas de alguns alunos à pergunta do questionário: “O que você entendeu da segunda lei da termodinâmica?”. Estes apresentaram de forma clara e com certa facilidade suas idéias através de desenhos e esquemas. A próxima inteligência, denominada interpessoal, manifestou-se no comportamento daqueles que perceberam a dificuldade de outros colegas, procurando a partir daí formas de ajudá-los a responder o questionário. Por outro lado observamos que as inteligências lógico-matemática e lingüística foram as que mais se apresentaram. Uma incidência considerável de fórmulas e raciocínios lógicos e de textos perfeitamente coerentes e coesos, mostraram uma tendência dos alunos em se expressarem utilizando características destes dois tipos de inteligência.
CONCLUSÕES:
Embora a teoria das inteligências múltiplas seja recente e, portanto carecendo de mais pesquisas, pudemos perceber indicações de sua validade neste trabalho e de como explorá-la para aumentar a motivação dos estudantes. As inteligências lógico-matemática e lingüística são as que parecem mais se manifestar. Avaliamos que isso talvez se deva à estrutura da escola atual, que valoriza bastante o desempenho da escrita e das operações matemáticas. No entanto verificamos que outras inteligências podem ser detectadas e melhor exploradas. Estratégias de ensino com o objetivo de fazer emergir estas outras inteligências podem acarretar um aumento de interesse do estudante por outras áreas, pelo conhecimento como um todo. Observamos que estudantes apáticos a princípio em nossa palestra começaram a se interessar pelo conteúdo como um todo, como se quisessem fazer uso de todo o seu potencial de inteligências. Um aluno que demonstre um potencial elevado em uma inteligência espacial, por exemplo, pode se sentir desmotivado quando seus desenhos não são reconhecidos pelo professor. A valorização excessiva dos aspectos lingüísticos e lógico-matemáticos, a nosso ver uma característica ruim da escola atual, parece inibir a manifestação e o desenvolvimento de outras inteligências. Isto nos leva a sugerir que mais pesquisas sobre a teoria das inteligências múltiplas sejam realizadas a fim de que possamos buscar soluções para a questão da dificuldade generalizada de aprendizagem de nossos estudantes.
Instituição de fomento: Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal de Juiz de Fora - PROPESQ
Palavras-chave:  Inteligências; Gardner; Termodinâmica.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004