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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A VISÃO DE EDUCADORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL QUANTO À FORMAÇÃO ACADÊMICA X PRÁTICA
Ziane Maria Cielo Mahl 1   (orientador)   Profª Ms. / zianemaria@bol.com.br
Neiva Terezinha Machado 1   (autor)   netermachado@bol.com.br
Janete Basso Vargas 1   (autor)   janete.vargas@bol.com.br
1. Depto. de Fundamentos da Educação, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.
INTRODUÇÃO:
INTRODUÇÃO: As políticas atuais na área de formação de professores surgem da necessidade de qualificar esses profissionais como forma de introduzir melhorias no campo da educação. Enfatiza-se a importância da formação inicial e continuada para a prática docente. Diante disso, esta investigação teve como objetivos, constatar o tipo de formação que possuem as professoras que atuam na educação infantil, mais especialmente na pré-escola, vinculadas às instituições públicas e particulares da cidade de Santa Maria – RS; as condições proporcionadas pelas escolas para que a formação inicial e continuada aconteça; a importância da formação para a prática pedagógica, bem como a satisfação em relação ao exercício da profissão. Considera-se a pesquisa relevante por antecipar a inserção das acadêmicas na realidade escolar, estreitando a relação entre sujeitos em formação e sujeitos atuantes, e por promover uma reflexão quanto a formação teórico-prática nos cursos de Licenciatura.
METODOLOGIA:
METODOLOGIA: Para responder aos objetivos elaborados, adotou-se como instrumento de pesquisa uma entrevista que obedecia a um roteiro planejado. Procurou-se definir uma amostra significativa do contingente de professores num percentual de 20% do total de 31 escolas municipais, 20% do total de 27 escolas estaduais e 20% do total de 14 escolas particulares, as quais possuem educação infantil, sorteadas aleatoriamente. Este percentual resultou em 3 escolas da rede particular de ensino, 5 escolas da rede estadual e 6 escolas da rede municipal, totalizando 14 escolas sorteadas, envolvendo 22 professoras.
RESULTADOS:
RESULTADOS: Os dados coletados revelaram que a formação a nível de Magistério abrange 77% das entrevistadas, os 23% restantes cursaram Ensino Médio. Quanto à formação superior, aproximadamente 45,6% cursaram Pedagogia Habilitação Pré-escola, 18,2% têm formação em Pedagogia Habilitação Magistério; 18,2% freqüentaram outros cursos de Licenciatura como Pedagogia Habilitação Série Iniciais, Educação Artística, Educação Especial e Estudos Sociais e os 14% restantes não têm curso de graduação. No entanto, aquelas professoras que não possuem formação específica em nível superior (34,2%) buscaram qualificar-se para atuar nesse segmento da educação. As instituições, nas respostas das pesquisadas, contribuem para a formação de seus profissionais, porém o principal obstáculo é a falta de professores para substituí-las em sala de aula. No que concerne à prática pedagógica (problemáticas enfrentadas), inclusão, diversidade cultural e desestruturação familiar são questões que constituem dificuldades e chamam à reflexão. Quanto à formação teórica obtida nos cursos de formação, aproximadamente 22,7% a consideram muito significativa, 59,1% vêem como significativa e 18,1% como pouco significativa para sua prática pedagógica. O que se verifica a respeito da satisfação profissional é que 22,7% se revelaram muito satisfeitas, 59,1% satisfeitas e 18,1% pouco satisfeitas, entretanto essa “quase” insatisfação existe devido ao desejo de buscar aperfeiçoamento e se deparar com obstáculos que dificultam essa busca.
CONCLUSÕES:
CONCLUSÕES: A execução da pesquisa nos permite concluir, que na realidade pesquisada, se reconhece a importância de os cursos de formação de professores proporcionarem um sólido repertório de conhecimentos articulados à pratica profissional, pois os professores ao ingressarem na carreira se ressentem, principalmente, da falta de conhecimento da realidade prática. Para os profissionais que atuam no Magistério, todo o aprendizado teórico vai assumir significado e utilidade na ação pedagógica. A necessidade de se articular teoria e prática é consenso na opinião das respondentes, e estas expressam a existência de aspectos importantes da realidade universitária que deveriam ser pensados e avaliados, pois é preciso atentar para um trabalho em parceria – universidade/escola – a fim de que sejam valorizados também os conhecimentos experienciais dos professores em exercício e construída uma proposta que seja enriquecedora, tendo a troca de conhecimentos como sua principal aliada. Isto porque a formação de um professor engloba saberes oriundos e diversas fontes, portanto, não se encerra ao término de um curso universitário.
Instituição de fomento: PROLICEN - UFSM
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Formação de professores; Educação Infantil; Teoria/prática.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004