IMPRIMIRVOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 5. Gestão de Pessoas
GESTÃO DE PESSOAS COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO EM SUPERMERCADOS DE PEQUENO PORTE
Rosemar Barcellost Thies 1   (autor)   rosemar.thies@rbstv.com.br
Renata Coradini Bianchi 1   (orientador)   rcoradini@bol.com.br
1. Depto de Administração, Universidade Franciscana - UNIFRA.
INTRODUÇÃO:
Com a globalização atingindo seus níveis de crescimento, as empresas precisam adquirir ferramentas para que possam competir, administrando e aperfeiçoando seu quadro internamente.Com isto a pesquisa buscou informações que contribuam para que muitas empresas atinjam um nível de qualidade mais próximo do ideal junto com seus colaboradores; atentos a satisfação dos clientes, internos e externos , a empresa que não se aprimorar em estabelecer um quadro funcional integrado e harmônico falando na mesma linguagem irá refletir o seu mau funcionamento para o mercado, prejudicando desta forma o seu rendimento e a qualidade de processos.
Sabe-se que o capital intelectual está sendo cada vez mais valorizado nas organizações, pois é com base no conhecimento que novas idéias acontecem, para isso as pessoas precisam de um ambiente de trabalho que proporcione o desenvolvimento do potencial humano.
Em função de buscar maiores informações sobre a forma que as empresas estão adotando para valorizar o potencial humano, define-se como objetivos específicos: conhecer como a gestão de pessoas em empresas de pequeno porte; identificar a relação dos cargos ocupados com o grau de escolaridade dos funcionários; verificar o grau de relacionamento entre os funcionários e os coordenadores de trabalho ; e analisar o sistema de comunicação adotado entre coordenadores e colaboradores.
METODOLOGIA:
Formação de redes de cooperação, considerando essa tendência de mercado, selecionou-se uma rede de supermercado para estudar a relação das pessoas com o trabalho. Nesse sentido, a rede escolhida para estudo foi a rede de Unimercardos, que possui 30 sócios aproximadamente, e cada um possui um supermercado integrado a rede. A rede possui sede em Santa Maria –RS, e as lojas são localizadas nos bairros e em alguns municípios vizinhos. Os supermercados que pertencem a rede, caracterizam-se como empresas de pequeno porte, e são administrados e gerenciados pelos proprietários, demonstrando características de empresa familiar. O estudo fundamentou-se com a exploração de dados em 03 supermercados, localizados em Santa Maria, tendo no mínimo 10 e máximo 15 funcionários. Assim, a pesquisa caracteriza-se por ser exploratória, de campo, qualitativa e quantitativa. Pois através do estudo foi explorado conteúdo sobre os assuntos abordados, considerando as empresas selecionadas para realizar a pesquisa. Para coleta de dados juntos aos funcionários, utilizou-se um instrumento estruturado com questões abertas e fechadas, e para buscar informações sobre a rede, realizou-se uma entrevista semi-estruturada com o presidente da Rede Unimercado. Com base nas informações obtidas, realizou-se a análise e interpretação dos resultados, fazendo a inter-relação da realidade da empresas com os objetivos propostos para o trabalho.
RESULTADOS:
A Rede Unimercado, foi fundada em setembro de 2000 com estímulo de um fornecedor que ajudou a fazer os primeiros contatos, entre os pequenas supermercados.
Inicialmente contava com apenas cinco integrantes, dos quais dois estão, hoje em outras atividades, sendo o objetivo inicial, aumentar o poder de compra, comprar em maior quantidade, direto de fornecedores e conseguir menor preços.
No primeiro ano a Rede não fez investimentos em mídia nem em estrutura, o que caracterizava apenas uma simples sociedade entre amigos.
Após o primeiro ano e já com 13 integrantes, houve a necessidade de profissionalizar a empresa, contratando funcionários, informais, e fazer um investimento em mídia, fazendo-se a primeira opção pela televisão.
Hoje a rede conta com aproximadamente 30 sócios, representado por uma diretoria eleita democraticamente em um processo anual.
O que difere a Rede Unimercados de seus concorrentes está justamente o perfil do seu público alvo e dos associados, o público é representado pela população pertencente as classes sociais C, D e o perfil dos associados são pequenos supermercados localizados nas periferias da cidade e região.
Através de uma pesquisa quantitativa, buscou-se analisar algumas informações sobre as forma adotada pelas empresas para manterem o grupo participativo e integrado no trabalho.
PS- Tem várias análises de acordo com cada item que ultrapassariam o limite de caracteres.
CONCLUSÕES:
Os resultados da pesquisa comprovou-se que as empresas não trabalham sozinhas, pois estamos em um processo de constantes mudanças e troca de informações. É necessário que se tenha sempre o espírito de equipe, que os líderes que instiguem um processo de evolução constante do conhecimento.
Constatou-se que as empresas trabalham como aspectos de integração e motivação pessoal, obtém resultados positivos nos seus processos internos resultando numa melhoria contínua da performance organizacional. Quando valores são o principal investimento de uma empresa, qualquer sugestão de desconexão, rapidamente torna-se enfraquecida, porque encontra um ambiente no qual os indivíduos estão em sinergia e os processos organizacionais se ajustam às mudanças e condições dos negócios, através de canais de comunicação e informação imediatas. As atividades e funções afins são executadas por diferentes pessoas que se relacionam, conhecem e se identificam com a organização que reflete e apoia os seus valores individuais.
Quando o administrador assume uma postura de aprendizagem e a alimenta, cria sinergia na sua equipe, formando times de aprendizagem, onde se é permitido errar. A preocupação está centrada nos valores que podem ser agregados à empresa e como cada um individualmente (e em conjunto) pode apoiar os processos ou cadeias de valores da empresa.
Instituição de fomento: probic
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  gestao de pessoas; capital intelectual; equipe.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004