IMPRIMIRVOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 6. Lingüística
GÊNEROS TEXTUAIS NAS REDAÇÕES DE VESTIBULAR: EXPECTATIVAS DIFERENTES SOBRE UM MESMO OBJETO
Cacildo Paulino de Souza 1   (autor)   cacildopsouza@yahoo.com.br
Maria Rosa Petroni 2   (orientador)   mrpetroni@terra.com.br
1. Depto. de Letras, ICLMA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO -UFMT
2. Depto. de Letras, CUR, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO-UFMT
INTRODUÇÃO:
Tradicionalmente as redações de vestibulandos são avaliadas apenas do ponto de vista de seu produto, ficando em segundo plano o seu processo de produção. Além disso, nesse universo discursivo, não é costume considerar os gêneros textuais apresentados, tanto nas propostas das bancas quanto nas redações dos candidatos, como elementos importantes num texto elaborado em um contexto específico de produção. Essa ausência de consideração parece ser tanto dos candidatos quanto de quem avalia. Levando-se isso em consideração, este estudo visa discutir três visões diferentes das redações de vestibulandos, ou seja, o olhar dos candidatos, o dos professores que preparam esses candidatos e o da banca que elabora as propostas e corrige as redações. Um estudo dessa natureza justifica-se, tendo em vista que, geralmente, nos resultados da grande maioria dos textos corrigidos parece haver uma grande distância entre os objetivos das bancas, apresentados nas propostas, e as respostas dos candidatos.
METODOLOGIA:
O corpus analisado foi obtido através de um número determinado de entrevistas com representantes de cada segmento (candidato, professor e membros de bancas) , constituído de 150 redações retiradas do vestibular/2003 da UFMT, sendo 50 de primeiros colocados em provas corrigidas, 50 dos últimos colocados em provas corrigidas e 50 dos últimos colocados nas provas objetivas, isto é, redações não-corrigidas pela banca.
RESULTADOS:
Como resultado, verifica-se que, geralmente, o candidato escreve para agradar o seu leitor, muitas vezes desviando-se do tema, se não totalmente, pelo menos parcialmente da proposta apresentada. Outras vezes, o candidato produz um texto obedecendo à norma padrão da língua, apresentando correção dos mecanismos lingüísticos, mas, dependendo do tema, inadequado para o gênero textual sugerido na proposta. Em outras situações, é também muito comum a presença de mecanismos inadequados para o gênero textual escolhido pelo candidato.
CONCLUSÕES:
Pelo estudo evidencia-se a grande necessidade de pesquisa referente às noções de gêneros textuais, especialmente em contextos altamente específicos, como é o caso do vestibular, tendo em vista que existem concepções de texto muito divergentes. Essas diferentes formas de perceber o texto podem ser percebidas, não só na análise das redações de vestibulandos quanto nas propostas das bancas e nos depoimentos de participantes do processo.
Palavras-chave:  Redação de vestibular; gênero textual; texto.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004