IMPRIMIRVOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 3. Engenharia Civil
DESENVOLVIMENTO DE UM AMBIENTE COMPUTACIONAL PARA O TRAÇADO DAS TRAJETÓRIAS DOS ELEMENTOS FLUIDOS NA ATMOSFERA
Roberaldo Carvalho de Souza 1   (orientador)   rcsouza@ctec.ufal.br
Daniel Alves da Silva 1   (autor)   das_engcivil@yahoo.com.br
Lucas Loureiro Freitas 1   (autor)   llf_engcivil@hotmail.com
1. Centro de Tecnologia (CTEC), Universidade Federal de Alagoas - UFAL
INTRODUÇÃO:
A presença de pequenas partículas sólidas na atmosfera tem aumentado devido à crescente industrialização das regiões que através de seus processos emitem poluentes para a mesma. Tais elementos presentes no ar podem ser, dependendo de sua natureza, potencialmente prejudiciais à condição humana e ao meio ambiente, assim, faz-se necessário o conhecimento de suas trajetórias. Para tanto, neste trabalho desenvolveu-se um modelo matemático analítico capaz de descrever as linhas de corrente do ar atmosférico diante de obstáculos naturais, visualizadas através de um software produzido em ambiente MATLAB. O objetivo final do presente trabalho é desenvolver um modelo computacional para prever o comportamento dinâmico das partículas sólidas presentes no ar.
METODOLOGIA:
Fazendo uso dos conceitos da mecânica dos fluidos obteve-se a função de corrente que satisfaz à equação da continuidade para um escoamento irrotacional, em duas dimensões e em regime permanente, de um fluido compressível, tendo em vista a presença de obstáculos no percurso do escoamento. Não foi levada em consideração a viscosidade do ar, pois esta atua na camada limite do escoamento, o que não foi objeto da presente pesquisa. Com tais considerações chegou-se à equação de Poisson (equação diferencial de segunda ordem), cuja solução analítica representa a função de corrente do escoamento. Para a análise numérica dos dados foi utilizada a ferramenta computacional MATLAB, que também foi utilizada na elaboração da interface gráfica.
RESULTADOS:
Foi desenvolvido um software capaz de plotar as linhas de corrente obtidas para o fluxo de ar na atmosfera e que representam de forma consistente as trajetórias das partículas fluidas presentes no mesmo. A interface do software apresenta a possibilidade da entrada de dados, tais como: densidade do ar e temperatura média na superfície, velocidade do vento, aceleração da gravidade, altura dos obstáculos e distância entre eles.
CONCLUSÕES:
Dessa implementação obteve-se uma ferramenta de fácil utilização onde é possível a visualização gráfica das trajetórias dos elementos fluidos na atmosfera, onde várias aplicações podem ser realizadas na área da engenharia ambiental.
Instituição de fomento: Secretaria de Ensino Superiror (SESu/MEC)
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Fluidos; Trajetória; Atmosfera.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004