IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
PROJETO COLABORATIVO: UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO
Edilson da Costa 1   (autor)   ecofil@uol.com.br
Claudiane do Rocio Kupka 2   (colaborador)   faelapa@uol.com.br
Walker André Schwartz 3   (colaborador)   walker.schwartz@pop.com.br
1. Doutorado Interdisciplinar em Meio Ambiente e Desenvolvimento, Universidade Federal do Paraná - UFPR
2. Curso de Pedagogia, Faculdade Educacional da Lapa - FAEL
3. Curso de Ciência da Computação, Centro Universitário Campos de Andrade - UNIANDRADE
INTRODUÇÃO:
É relevante no cenário acadêmico novas discursividades e práticas que buscam a construção do conhecimento. Isso aponta para a necessidade da cooperação entre diversos saberes, a fim de que se possa intervir na realidade com sabedoria. A presente pesquisa pretende apresentar alguns pontos sobre a prática da interdisciplinaridade, partindo da experiência de pesquisa interdisciplinar e interinstitucional, visando a uma prática da produção do conhecimento. Tem por objetivo possibilitar a aplicação da interdisciplinaridade entre um curso da área Tecnológica (Ciência da Computação) e um curso da área das Ciências Humanas (Pedagogia) através de projeto colaborativo. A experiência não propõe um novo modelo pedagógico, mas oferece subsídios para uma prática que proporcione a geração de conhecimentos através da interação.
METODOLOGIA:
A pesquisa teve como metodologia uma experiência realizada com quatro turmas de Ensino Superior durante o segundo semestre de 2003: uma turma do segundo período do curso de Ciência da Computação da UNIANDRADE - Centro Universitário Campos de Andrade (Curitiba/PR) e três turmas do quarto período do curso de Pedagogia da FAEL – Faculdade Educacional da Lapa (Lapa/PR). A partir da proposta feita pelo professor da disciplina de Tecnologias em Educação foram realizadas pesquisas sobre a utilização de mídias no processo educativo; os alunos do curso de Pedagogia, em projetos colaborativos, realizaram pesquisas e resumos, num total de quinze, que foram levados para os alunos do curso de Ciência da Computação. Os alunos desse curso discutiram, sugeriram e finalmente produziram pôsteres que foram apresentados na Semana da Educação da FAEL, tendo os alunos da UNIANDRADE participado do evento.
RESULTADOS:
Constatou-se como resultados, a partir dessa pesquisa, que a interdisciplinaridade é uma forma eficaz na resolução de problemas e na aquisição de novos conhecimentos. Aliada à prática de projetos colaborativos, proporcionou: a) Valorização da troca e do diálogo; b) possibilidade de se construir o saber; c) compreensão de conhecimento como tarefa coletiva; d) vivência da sala de aula como laboratório de conhecimento e de criatividade; e) desenvolvimento da capacidade comunicativa; f) processo de permanente intersubjetividade, quebrando o paradigma subjetivo.
CONCLUSÕES:
Por tratar-se de uma experiência nova, a pesquisa enfrentou o desafio de criar novas metodologias, obrigando a uma reflexão sobre as novas relações interdisciplinares e interinstitucionais. Sugere a possibilidade de novas práticas interdisciplinares até mesmo entre diferentes instituições e áreas do saber, sendo estas práticas uma forma de rompimento de fronteiras. Para que a interdisciplinaridade aconteça é necessário que haja por parte do professor e dos alunos uma “postura interdisciplinar” na busca de uma ação comunicativa, partilhando conhecimentos, gerando saberes e modificando assim o modo de pensar individual. Essa prática possibilita também a compreensão da importância de atividades colaborativas na solução de problemas existentes na prática disciplinar, confirmando assim a necessidade da interdisciplinaridade.
Palavras-chave:  Interdisciplinaridade; Projeto colaborativo; Pesquisa interinstitucional.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004