IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
O TAMBOR DE CRIOULA COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E NO RESGATE DA AUTO-ESTIMA DAS CRIANÇAS DA COMUNIDADE NEGRA RURAL DE SAMUCANGAUA - ALCÂNTARA, MA.
Katia Regina Marques Ferreira 3   (autor)   meninaregina@yahoo.com.br
Maria Raimunda Ribeiro Braga 4   (autor)   ynaorum@yahoo.com.br
Cleudiane de Jesus Costa Leite 4   (autor)   cleudianed@yahoo.com.br
Kilza Viveiros 1   (orientador)   
Nerine Lobão Coelho 2   (co-orientador)   
Isidoro Cruz Neto 5   (colaborador)   zizi2@terra.com.br
1. Profa. Dra. Do Departamento de Educação II  UFMA
2. Profa. Ms. do Departamento de Educação Artística  UFMA
3. Pesquisadora do curso de Pedagogia  UFMA
4. Pesquisadora do Curso de Educação Artística  UFMA
5. Prof. Ms. do Departamento de Educação Física- UFMA
INTRODUÇÃO:
Este um estudo trata interação do projeto Calú no desenvolvimento da aprendizagem significativa das crianças da Comunidade de Samucangaua, situada no município de Alcântara  MA, sob uma ótica sócio- interacionista e ausubeliana, tendo como norte o tambor de crioula, manifestação cultural característica desta comunidade. O referido Projeto tem como objetivo fundamental implementar ações áreas remanescentes de quilombo, através de atividades sócio-educativas e culturais bem com o desenvolvimento sustentável das mesmas. Numa linha de atuação interdisciplinar objetivou-se o desenvolvimento cognitivo bem como a auto-estima dessas crianças possibilitando a formação ética e construção da cidadania. Essa pesquisa analisou a cultura do tambor de crioula como instrumento mediador da valorização humana através do processo educativo em uma Comunidade Negra Rural Quilombola.
METODOLOGIA:
Partiu-se da observação de dados, analisando-se a efetivação do processo educativo na comunidade e como eram trabalhados os aspectos culturais, tendo em vista identificação da historicidade do tambor de crioula na comunidade. Trabalhou-se com o público de 60 crianças na faixa etária de 04 a 12 anos, interagindo com outras gerações, sendo que as ações foram desenvolvidas através de projetos que envolveram jogos de sensibilização, brincadeiras de roda, oficinas, improvisações teatrais, registros através de pintura, desenhos, além de uma avaliação processual. Tais atividades foram efetivadas em vários espaços, dentre eles a escola, o salão construído pelos comunitários ou mesmo ao ar livre, sempre analisando- se cada aspecto relevante a pesquisa.
RESULTADOS:
Considerando-se a necessidade de uma ação voltada para o desenvolvimento da aprendizagem do público trabalhado, observou-se que o tambor de crioula, enquanto cultura afro- maranhense possibilitou um processo de aprendizagem mais amplo e acessível, por este se apresentar enquanto elemento mediador presente no contexto social da comunidade de Samucangaua, destaca-se a importância da concretização do trabalho interdisciplinar bem como a.intergeracionalidade no processo de socialização do conhecimento.
CONCLUSÕES:
A valorização da cultura é imprescindível para o desenvolvimento de aprendizagem significativa das crianças fortalecendo a auto-estima e formação da ética e cidadã. Assim, o resgate do tambor de crioula, como elemento identificador dessa população, propicia o desenvolvimento sócio-cultural e cognitivo na melhoria da qualidade de vida.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Aprendizagem significativa; Tambor de crioula; Comunidade Negra Rural Quilombola.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004